terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Aromaterapia traz benefícios para o corpo e a mente
Óleos essenciais têm o poder de curar males e ainda ser aplicado nos tratamentos de beleza Da Redação Seja na forma de essência, sabonetes, velas ou até na formulação de produtos de beleza, os óleos essenciais têm uma lista de benefícios.
Curam doenças, revigoram, acalmam, energizam, estimulam, melhora o estresse e embelezam. Adotada há mais de seis mil anos por egípcios e pela medicina chinesa, a aromaterapia tem como base de tratamento usar o princípio ativo de plantas medicinais aromáticas para equilibrar corpo e mente. Como funciona Para usufruir de seu tratamento, os óleos podem ser usados em difusores, sprays de ambientes, vaporização, inalação e durante o banho.
Dessa forma, a essência será inalada. O aroma entra pelo nariz, levando o princípio ativo da planta até o sistema límbico, onde está localizado o hipotálamo, que é a região no cérebro que controla a produção de hormônios. "Há a liberação de B-endorfinas, hormônios que são mediadores químicos do prazer e responsáveis pela sensação de bem-estar", explica Carlos Russo Jr., diretor científico da marca de cosméticos Bio Age. Os aromáticos devem ser diluídos em óleo vegetal Quando a essência é aplicada na pele em massagens, banhos, escalda-pés e compressas, a substância é absorvida pela derme e hipoderme e penetra na circulação sangüínea, que transporta a essência para o corpo todo. Como usá-los Por serem concentrados, os óleos essenciais só podem ser aplicados na pele diluídos em óleo vegetal, como o de semente de uva, de amêndoas ou de gergelim. Alguns deles são contra-indicados para mulheres grávidas e crianças.
O ideal é escolher produtos de boa procedência e respeite as indicações de uso.
Para que servem as essências:
Alecrim: ativa a circulação sangüínea, alivia dores musculares e reumáticas, é digestivo.
Basílico: alivia depressão e ansiedade. Age contra cãibras. Camomila: calmante, analgésico, antiinflamatório, digestivo.
Salvia: reequilibra o sistema de produção de hormônios, alivia sintomas de TPM, agressividade, pânico, depressão.
Eucalipto: purifica o sistema respiratório, é expectorante, alivia asma, bronquite, resfriados, sinusite. Gengibre: combate enxaqueca, dores na coluna e as provocadas por torções e contusões.
Jasmim: é analgésico, alivia melancolia, sensação de rejeição, pânico, medo, depressão.
Junípero: desintoxica fígado e rins, é diurético, combate artrite e dores articulares.
Lavanda: combate estresse, insônia, tensões nervosas, enxaqueca, dores e hematomas. Usado contra picadas de insetos e queimaduras. É digestivo e ativa o sistema imunológico.
Mandarina: ameniza cólicas, diarréia, mau humor, irritabilidade.
Manjerona: equilibra sistema nervoso, alivia insônia, ansiedade, angústia, depressão.
Rosa: é regenerador celular, ameniza traumas, pânico, angústia, impaciência e tristeza.
Rose gerânio: rejuvenescedor, alivia sintomas da tensão pré-menstrual, raiva, agressividade, atenua o peso das frustrações.
Tomilho: alivia estados gripais, resfriados, cansaço físico e é antivirótico.
Cipreste: bom para a circulação, evita a retenção de líquidos e abre as vias respiratórias. Bergamota: alivia alergias, dermatose, perda de apetite, ansiedade.
Grapefruit (toranja): é relaxante, diurético, combate a fadiga.
Laranja doce: revigorante, estimulante, digestivo. Limão: aumenta as defesas do organismo contra gripes, resfriados e contaminação por bactérias. Estimula a memória.
Lemongrass: estimulante da concentração e criatividade, descongestionante linfático e estimulante circulatório, regula o sistema nervoso e alivia a dor de cabeça. Tônico estomacal e digestivo, desinfetante, bactericida, parasiticida, anti-séptico e fortalece a pele.
Tea-tree: anti-séptico, cicatrizante, fungicida e germicida. Indicado contra micose de unha, afta, dor de dente, dor de ouvido, psoríase, frieira, calo, furúnculo, herpes e no tratamento da acne.
Ylang-ylang: no homem, evita a ejaculação precoce. Na mulher, estimula a produção de hormônios femininos. Combate a hipertensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.
Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar