Como o diferencial da farinha de banana verde está na presença do amido resistente, é essa substância que será responsável por diversas alterações positivas no organismo. A especialista em nutrição funcional nos explica que o benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que o amido não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso.
“Esse processo resulta na produção de substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do intestino. Além disso, mantém a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como a diarréia e a constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças, como o câncer de intestino”, explica Trevilini.
Além de contribuir para a saúde do intestino, a farinha de banana verde também promove outros efeitos benéficos no organismo. “Ela é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas. Assim, a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente. Isso mantém os níveis de glicose no sangue controlados e reduz a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula. Então, o alimento contribui para a prevenção do desenvolvimento de diabetes”, ressalta a especialista.
O consumo regular da farinha de banana verde também pode ser um grande aliado para aquelas que estão buscando perder alguns quilinhos, pois o alimento ajuda a evitar o acúmulo de gordura corporal, já que o amido resistente presente na fruta aumenta a saciedade.
“Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, através da redução de sua produção pelo fígado e do aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares”, comenta a nutricionista. Desta forma, a banana verde e a farinha produzida a partir da fruta podem ter também uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.
Quer aprender a fazer sua própria Farinha de Banana Verde?
INGREDIENTES:
Bananas verdes de qualquer variedade.
MODO DE PREPARO:
1- Escalde as bananas em água fervente, para tirar quaisquer impurezas. Dois minutos fervendo dentro d’água serão suficientes;
2- Descasque a banana e corte-as em tiras. Coloque-as em um tabuleiro, arrumadas lado a lado;
3- Leve ao forno e deixe torrar até ficarem bem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão – mas atenção, o forno não pode estar muito quente, ou as bananas queimarão;
4- Passe em uma máquina de moer ou leve ao liqüidificador e depois passe em uma peneira fina.
Pronto, agora você tem Farinha de Banana Verde.
Olá Anelise, venho através do grupo Entre Blogs conhecer o seu cantinho... Gostei muito, sempre que puder voltarei para ver as novidades, já estou seguindo. Segue abaixo o meu link,
ResponderExcluirhttp://arteemunhasdecoradas.blogspot.com.br/
Assim que puder venha me visitar será uma honra te receber. Quero te desejar muito sucesso! Beijocas