terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Elimine toda a ansiedade que pode comprometer sua paz interior em 2014

Nesta semana, quero fazer um trabalho de relaxamento para eliminar qualquer tipo de ansiedade que esteja comprometendo sua paz interior. Afinal, 2013 está terminando e você deve andar preocupada com o acúmulo de tarefas. Talvez você esteja também apreensiva para finalizar os planos que traçou no início do ano. Mas essa sensação pode, sem querer, comprometer o tão desejado sucesso.
 
Você também anda sofrendo desse mal? Então, vamos lá: a primeira dica para vencer a ansiedade é não fugir para o amanhã. Quando você vive o presente dando o melhor de si, garante um futuro brilhante. Deixe as fantasias de lado e se proponha a viver o aqui-e-agora. Eu costumo dizer: “Não quero ficar pensando no que vai acontecer… o que tiver de ser será. Relaxo e me entrego ao presente”.

Um argumento que eu costumo usar para que as pessoas consigam se segurar no presente é o seguinte: “Olha, se você continuar ansiosa, com a mente exaltada, descontrolada e irresponsável, pode estragar também a situação que está por vir. Lembre-se: amanhã você colhe o que plantou hoje. Então, relaxe”.
Talvez o medo surja na sua cabeça com aquelas historinhas: se você fizer isso ou aquilo, o resultado poderá ser sombrio. Se essa aflição tomar conta de você, negue-a com firmeza. Repita dentro de si: “Não tomo atitudes pelo medo. Eu só ajo pela boa-vontade. Deixo as coisas caminharem e acontecerem no melhor, no momento que deve ser. Fico sempre no presente“.

O próximo passo é se concentrar em você. Diga em pensamento: “Sou especial. Neste instante, eu me ponho onde a natureza me colocou na pureza, na beleza, na perfeição. Reconheço-me como uma pessoa que expressa originalidade. Sou preciosa porque sou única. Sinto-me especial porque a natureza nos fez especiais. E eu reforço: sou diferente, única, e sou um verdadeiro exemplo de sucesso. E tem mais: eu posso tudo. As coisas só se tornam ruins quando a gente crê nisso. As dificuldades passam a existir quando acreditamos nelas. Eu não sou incompetente. Sou o princípio da vida criando e recriando o tempo infinito”.

E então, conseguiu se sentir “o ser especial”? Pois eu lhe digo que, quando você se sentir assim, começará a perceber que tem condições para manifestar as forças divinas do Universo. Isso não é vaidade, não é orgulho. É, sim, o reconhecimento da verdade maior. É bom reconhecer a obra da natureza em nós. Essa é a melhor possibilidade de você encontrar-se consigo mesma. Um universo totalmente novo se abre para você.

Por fim, abençoe seu corpo, sua mente, seus sentimentos, sua jornada. Tire do seu corpo as experiências negativas que você criou para si mesma. Renove-se! Abra espaço para sua diferença e sua originalidade. Conquiste a coragem de não se submeter àquilo que esperam de você. Não seja simplesmente alguém “normal”: abrace sua verdade interior acima de todas as outras. Assim, você atrai para sua vida emocional e física as coisas que realmente têm a ver com você. Tudo pode ser transformado. Tudo será transformado pela sua vivência. E tenha a certeza: será para melhor!
Luiz Gasparetto

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Mais atitude para 2014 !

''Não deixe de fazer o que vc quer esperando pelos outros,
um dias eles vão e fazem e não vão esperar por vc!''


Om Tare Tuttare Ture Soha - Craig Pusses

Lindo Mantra que age no nosso corpo emocional, mais diretamente com os medos, angústias e aflições. No desespero, contactar àquela que tudo ajuda e elimina é o êxtase da compaixão.

Tradução:

Om: Oh! Sagrados: Corpos, Fala e Mente de Tara
Tare: Aquela que liberta do sofrimento verdadeiro
Tuttare: Aquela que elimina os medos
Ture: conceda o sucesso
Swaha: que se enraíze em minha mente.

Oh Sagrados: Corpos, Fala e Mente de Tara, esta que Liberta do Sofrimento verdadeiro, que elimina todos os Medos. Conceda-nos todo o Sucesso.
Assim se faça essa ordem em minha Mente e Espírito!

Se conta, que Avalokiteshavara, o Buda da Compaixão, que em profundo pesar ante os sofrimentos do samsara (ciclo de vida e morte), refletiu em tudo o que acontece ao seu redor e no mundo. Então lhe caíram lágrimas dos olhos. Dessas lágrimas formaram um lago, Águas de Puro amor que jorrava a Compaixão e força de limpeza Espiritual. Pelo que não se esperava, no fundo deste lago que se formou, emergiu uma flor de lótus. Quando o botão se abriu, uma maravilhosa divindade feminina saiu de dentro dela. Era Tara, que em sânscrito, significa "estrela".


Um fato interessante que Tara possui é a de ser o aspecto Feminino de Buba. Isso vem pela era no qual estava havendo uma modificação na forma do culto da era patriarcal para a matriarcal, quando todos os Deuses do sexo masculino, que eram a maioria, estavam sendo agregados à uma Deusa ou Esposa, de forma que faça com que seja um corpo dual para a adoração.

Tara também é conhecida como Kuan Yin, Deusa que é cultuada na China exatamente sendo consorte de Avalokiteshavara, sendo o seu complemento Divino. O que é mais interessante é que diversos pontos do Globo terrestre encontram-se diversas Divindades com as Energias que advém da Energia de Tara e Kuan Yin.
Um outra semelhança que podemos encontrar é com a Oxum, divindade trazida para o Brasil através dos negros escravos vindos da África, Orixá que tem várias semelhanças com Tara, Kuan Yin e tantas outras.
Seu processo através dos nossos corpos Emocionais vão trabalhar quase que especificamente com nossas emoções, medos, criatividades, intuições, mediunidade, amor, compaixão.

A nobre Deusa Tara é descrita como "da cor da lua, calma, sorridente, sinuosa, irradiando luz de cinco cores..."

Tara, "filha" de Avalokiteshavara, tem beneficiado muitos seres, manifestando-se de varias formas e realizando varias atividades através de estados particulares de concentração.

Boa tarde amigos.

domingo, 29 de dezembro de 2013

PRECE DE FINAL DE ANO




 Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
 Ao acabar mais um ano, quero te dizer obrigado por tudo aquilo que recebi de ti. 
Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo que foi possível e pelo o que não foi. 
Ofereço-te tudo o que fiz neste ano, o trabalho que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir. 
Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei, as amizades novas e os antigos amores. 
Os que estão perto de mim e aqueles que pude ajudar, os com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria. 
Mas também Senhor, hoje eu quero te pedir perdão. 
Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil e o amor desperdiçado. 
Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão por viver sem entusiasmo. 
Também pela oração que aos poucos fui adiando e que agora venho apresentar-Te por todos os meus olvidos, descuidos e silêncios novamente Te peço perdão. 
Nos próximos dias começaremos um ano novo. Paro a minha vida diante do novo calendário que ainda não se iniciou e Te apresento estes dias que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los.
 Hoje Te peço por mim, meus parentes e amigos, a paz e a alegria a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria. Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz. 
Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios às palavras mentirosas, egoístas ou que magoem. 
Abre sim, o meu ser a tudo o que é bom. Que o meu espírito seja repleto de bênçãos para que eu as derrame por onde passar. Senhor, a meus amigos e amigas que estão lendo esta mensagem, enche-os de sabedoria, paz e amor e que nossa amizade dure para sempre em nossos corações.
 Enche-me também de bondade e alegria, para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho, possam descobrir em mim um pouquinho de Ti.  

Dá-nos um ano feliz e ensina-nos a repartir a felicidade. 
Assim seja! 

Site: Rede amigo espírita

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Desejo!


Desejo! 
"Desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Pra recomeçar.
Pra recomeçar..."
Frejat


No meu aniversário, alguns anos atrás, uma pessoa muito querida me disse desejar que no novo ano de vida eu fosse muito amada.

Esta frase ficou em minha mente, reverberando... será? Será que ser amada ajudará na construção do meu bem-estar? Sim, com certeza! Mas isso é suficiente?

Lembrei-me então de todos aqueles a quem conheci e que, apesar de serem amados por seus familiares, amigos, companheiros de vida, sentiam-se depressivos, angustiados, infelizes, incapazes de sentir amor por suas vidas, por seus trabalhos, por seus pares.

Pessoas que procuravam o reconhecimento do outro como garantia de uma vida valorosa mas que, carentes, nunca se contentavam com o que tinham, com a vida que levavam.
Ser amado é muito bom, mas não é salvo-conduto para uma vida plena.

Quando a gente não se ama, ainda que sejamos adorados por multidões, trazemos a alma vazia, um sentimento de solidão e de desconforto, além de angústias indizíveis.
Quando não nos amamos surge um sentimento quase insuportável de ser estrangeiro em todo lugar, um sentimento de não pertencer.

E então eu desejei, fortemente, para mim mesma, que no meu novo ano de vida eu amasse muito. Não apenas a alguém em especial, mas a vida, meu trabalho, as pessoas que convivem comigo, meus familiares, meus sonhos, a cidade onde moro, o lugar onde vivo, aqueles que cruzassem me caminho.
Porque, ao amar, a vida se aquece, ganha um novo colorido, os minutos tornam-se mais alegres.

Amar o outro requer de nós desprendimento, maturidade, autoestima... sim, porque achamos, muitas vezes, que para amar alguém ele deve fazer por merecer.
Mas o amor que sentimos independe do que o outro é ou faz.

Podemos amar quem nos fere. Podemos inclusive escolher nos afastarmos daquele a quem amamos quando ele é destrutivo, por uma questão de amor-próprio.
Mas sentir amor, em grande quantidade e de qualidade, melhora a vida de qualquer pessoa onde quer que ela esteja.

Quem sente amor não se percebe só, porque a vida lhe é preciosa e porque carrega em seu ser todos a quem ama.
Assim, neste final de ano, desejo-lhe que no ano vindouro ame muito e preencha sua vida com um coração aquecido e enternecido!


 :: Thais Accioly :: Site STUM

ORAÇÃO DE FINAL DE ANO




Mais uma etapa se encerra, Senhor. O convívio valeu a pena. O aprendizado abriu novos horizontes. Viajamos em tantas áreas da ciência. Conhecemos tantos períodos da história. Viramos cientistas. Atletas. Malabaristas na arte de viver. Desvendamos segredos das Exatas. Tornamo-nos mais sensíveis. E chegamos vivos até aqui.

Alguns se despedem e partem para uma nova seara. Cresceram. Amadureceram. Mudaram de tamanho e de estatura política. Vão navegar em outros mares. Outros voltarão no ano que vem. Virão com novas histórias para contar. Virão carregados de expectativas. E tudo retornará ao seu curso. E tudo será diferente. Nada se repete. O fim de ano é um momento de reflexão. É um corte no tempo para que se possa rever tudo que se viveu. É uma pausa. No turbilhão da vida, às vezes, é preciso parar.

Parar e pensar. E há muito para pensar. O ano passa muito rapidamente, mas passa carregado de acontecimentos, que ora surpreendem e ora alimentam a rotina. Parar e até mesmo lamentar pelo que ficou faltando. Lamentar pelos projetos não executados, pelas promessas não cumpridas. É tempo de novas promessas. É tempo de renovar aquelas que parecem ter sido prometidas tantas vezes e que ainda não alcançaram a realização. Não importa. O pior é deixar de planejar. É deixar de sonhar. E o novo ano pode recomeçar sem sonho. Senão, nasce velho. Nasce embotado.

Senhor. Vivemos juntos mais um ano. E como isso foi bom. Tivemos, sim, problemas. Algumas separações. Algumas quedas. Mas estamos aqui. E temos que agradecer por estarmos vivos, juntos, e dispostos a recomeçar. Não queremos o desânimo dos que acham que tudo será como tudo sempre foi e que novidade é coisa de românticos.

Queremos um coração capaz de vibrar. Queremos a fortaleza dos que não se abatem e a sabedoria dos que experimentam o novo sempre com um singelo sorriso. Senhor! Obrigado por todos os meses desse ano que passou. Obrigado pelos dias mais quentes do verão. Obrigado pelo frio de inverno. Obrigado pela poesia da primavera, pela luz do outono.

Obrigado pelos finais de semana e pelos dias de semana. Obrigado pelo amanhecer e pelo entardecer. Obrigado pelos problemas todos e pela disposição de superá-los. Obrigado pelas feridas e pelas cicatrizes. Obrigado, Senhor! Sei que o novo ano virá e trará suas novas e próprias preocupações. Há muito a se fazer para que o mundo seja melhor. Quem sabe, no ano que virá, não se convertam em realidade as utopias que nos alimentam.

Quem sabe, com forças renovadas, sejamos capazes de lutar com mais galhardia pelos ideais que temos. Quem sabe o céu esteja mais estrelado nas noites de lua cheia. Obrigado, Senhor! E graças ao milagre que é viver no ano que vem prosseguiremos sonhando e realizando.

Amém!   

Bom dia amigos...

Lição de vida.


Quando alguém evolui, também evolui tudo ao seu redor.
Quando tratamos de ser melhores do que somos, tudo ao nosso redor também se torna melhor.
Você é livre para escolher...
Para tomar decisões...
Mesmo que só você consiga entender tome-as com coragem
Desprendimento e as vezes com uma certa dose de loucura.
Só entenderemos a vida e o universo quando buscamos mais explicações. Que fique bem esclarecido!
Aprender algo significa entrar em contato com um mundo desconhecido onde as coisas mais simples são as mais extraordinárias.
Atreva-se a mudar; procure desafios; não tenha medo. Insista uma; insista outra e mais uma vez.
Lembre-se com fé. É possível  ganhar uma batalha que pareça perdida, não se de por vencido, tenha sempre certeza do que quer e comece de novo.
O segredo esta em não ter medo de errar e saber que é necessário ser humilde para aprender.
Tenha paciência de saber o momento certo e comemore com os outros, se isso ainda não for o suficiente, analise as causas e tente novamente com mais empenho.
O mundo esta nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver os seus sonhos.
 
 
Desejo que a cada amanhecer vc consiga perceber o quanto importante vc é para vc mesmo.
Ótimo final de ano para todos que por aqui passarm esse ano de 2013,que uma sementinha da serenidade possa brotar em seu ♥ e vc possa aproveitar mais a vida e ser feliz com o que realmente importa.
 
Beijinhos de luz __/\__ E fiquem na paz.
 
São os meus votos para todos os leitores do blog Anelise Feijó

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Lavanda para combater o estresse











 
 
Quem não gostaria de acordar de manhã, abrir a janela e visualizar um lindo campo de lavanda iluminado pelos raios de sol e trazendo um despertar mais vivo? Não é revigorante? Não dá uma sensação boa logo de manhã? Isso seria possível se estivéssemos em Provence, na França.
Um dos cartões postais da Provence são os campos de lavanda. A cor, o aroma, a textura das florzinhas retorcidas é a cara desse recanto da França. Lá é o berço das essências, cheiros e aromas.
E o que dizer das propriedades do óleo essencial de lavanda? Aquele cheiro bom que exala e deixa todo mundo calminho, relaxado, menos ansioso e ainda ajuda a dormir melhor...

Cheiros e emoções


As plantas e flores são um dos recursos mais antigos utilizados na saúde. Mas o que pesquisas recentes revelam é que através da inalação dos óleos essenciais produzidos por elas podem agir positivamente sobre o físico, além de influenciar o emocional. Segundo o Sense of Smell Institute, uma fundação americana para pesquisa do olfato, ao inalarmos um aroma, ele vai, em segundos, direto para o sistema límbico, onde está o hipotálamo, a parte do cérebro que processa pensamentos e emoções. O sistema olfativo transforma os componentes químicos inalados em impulsos neurológicos, que atingem diferentes áreas cerebrais. Esses impulsos chegam a glândulas, inicialmente no cérebro, que estimulam nosso sistema de defesa. Isso acaba também influenciando a zona cerebral onde nascem as emoções.


Alguns estudos comprovam os efeitos do óleo essencial de lavanda no estado de relaxamento e na melhora de estados depressivos. Em uma pesquisa realizada na Universidade de Miami (Touch Research Institute) e publicada no Jornal Internacional de Neurociências, adultos expostos a lavanda mostraram aumento da potência beta, sugerindo maior relaxamento.
A lavanda trabalha o equilíbrio da alma, ela age nas polaridades yin e yang. Ajuda a combater sentimentos inflamados, estresse mental e dores de cabeça.
O óleo essencial de lavanda pode ser um aliado no seu dia-a-dia. Quando precisar relaxar, faça uma massagem utilizando óleo vegetal de semente de uva com algumas gotinhas do óleo essencial de lavanda. Ou, se preferir, coloque três ou quatro gotas do óleo de lavanda no aromatizador elétrico ou aromatizador de ambiente. Outra dica é fazer um escalda-pés com algumas gotinhas de 

lavanda antes de dormir.
Não esqueça:consulte sempre um aromaterapeuta para sua orientação.

Limpe o organismo depois de tanta comilança .

net.jpgFestas de final de ano são sinônimo de comidas gordurosas, muito doce e pratos diferentes. E tudo isso junto, em dias seguidos, resulta em inchaço e até mesmo em quilinhos a mais.

- Comer abacaxi após as refeições com grandes quantidades de carne, pois ajuda na digestão, por ter um componente chamado bromelina. Uma fatia já ajuda;

- Após a ceia, no dia seguinte, consumir suco de abacaxi com hortelã e chá verde terá enfeito diurético, que ajuda a melhorar o inchaço, além da ação termogênica e antioxidante do chá verde;

- Aproveite alguns alimentos que fazem parte da ceia. Um exemplo são as oleaginosas, como castanhas e amêndoas, elas são fontes de vitamina E e ajudam no controle do colesterol;

- Invista também no consumo de água e água de coco. Não existe eliminação de impurezas ou dos excessos se não estivermos hidratados;

- As frutas são obrigatórias em processo de desintoxicação. As frutas vermelhas têm ação antioxidante muito poderosa por conta do componente antociocina. As frutas fontes de vitamina C como a acerola, goiaba e morango devem também ser consumidas para garantir ação antioxidante e aumentar o sistema imunológico;

- Consuma alimentos ricos em fibras para regularizar o funcionamento do intestino, que sempre fica prejudicado após um período de exageros. Vale consumir arroz integral, aveia, linhaça e frutas com casca;

- O suco verde também deve fazer parte do processo. A clorofila presente ajuda no combate aos radicais livres. Use couve, acelga, pepino e espinafre em sucos;

- Para que o organismo responda de forma satisfatória, evite consumir alimentos industrializados, carnes vermelhas, leite de vaca e derivados, café, frango e alimentos a base de farinha de trigo.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Escute com o coração!!!

Foto: Que neste natal cada ser humano procure doar um pouco de si. Não somente em coisas materiais, mas principalmente em pequenos gestos para com o próximo.

Quando foi a ultima vez que vc parou para escutar alguém?
Apenas escutar,sem julgar ou criticar?
O ser humano está carente disto.

As pessoas não escutam mais umas as outras,estão cada vez mais distantes.
Pare um pouco e reflita.
Muitas vezes as pessoas estão gritando por socorro em silencio sem ninguém notar.
Reaprenda a escutar,elogiar,auxiliar sem criticar,vamos ,tente,vc consegue!!!

Sua vida começará a mudar quando vc estiver disposto a mudar tb.


Boa noite amigos,vc é especial,Deus te enviou por algum motivo,Seja feliz __/\__
Beijinhos meu em seu ♥.

Ane __/\__Que neste natal cada ser humano procure doar um pouco de si. Não somente em coisas materiais, mas principalmente em pequenos gestos para com o próximo.

Quando foi a ultima vez que vc parou para escutar alguém?
Apenas escutar,sem julgar ou criticar?
O ser humano está carente disto.

As pessoas não escutam mais umas as outras,estão cada vez mais distantes.
Pare um pouco e reflita.
Muitas vezes as pessoas estão gritando por socorro em silencio sem ninguém notar.
Reaprenda a escutar,elogiar,auxiliar sem criticar,vamos ,tente,vc consegue!!!

Sua vida começará a mudar quando vc estiver disposto a mudar tb.


Boa noite amigos,vc é especial,Deus te enviou por algum motivo,Seja feliz __/\__
Beijinhos meu em seu .

Ane __/\__

domingo, 22 de dezembro de 2013

Então é natal.....

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você.
Para onde vão todos?
Os shoppings estão lotados...
Crianças são arrastadas por pais apressados, em meio ao torvelinho...
Há uma correria generalizada...
Alimentos e bebidas são armazenados...
E os presentes, então? São tantos a providenciar...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Mas, qual é o motivo dessa correria?
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Talvez você nunca tenha notado que há pessoas que oferecem presentes por mero interesse...
Que há abraços frios e calculistas...
Que familiares se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
E quem vive sem caridade desconhece o encanto do mar que incessantemente acaricia a praia, num vai-e-vem constante...
Natal é fraternidade...
E a vida sem fraternidade é como um rio sem leito, uma noite sem luar, uma criança sem sorriso, uma estrela sem luz.
Mas o Natal também é união...
E a vida sem união é como um barco furado, um pássaro de asas quebradas, um navegante perdido no oceano sem fim.
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...

E a vida sem amor é desabilitada para a paz, porque em sua intimidade não sopra a brisa suave do amanhecer, nem se percebe o cenário multicolorido do crepúsculo.
Viver sem a paz é como navegar sem bússola em noite escura... É desconhecer os caminhos que enaltecem a alma e dão sentido à vida.
Enfim, a vida sem amor... Bem, a vida sem amor é mera ilusão.
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...

sábado, 21 de dezembro de 2013

Você pode....

Você pode curtir ser quem você é, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.
Você pode se divertir, brincar, cantar, dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis e não ficam bem para pessoas sérias e bem situadas como você.
Você pode assumir sua individualidade, ou reprimir seus talentos e fantasias, tentando ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.

Você pode deixar tudo como está para ver como é que fica, ou, com paciência e trabalho, realizar as mudanças necessárias na sua vida e no mundo à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos, ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.
Você pode amaldiçoar sua sorte, ou encarar a situação como uma grande oportunidade de crescimento que a vida lhe oferece.
Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Sempre é tempo de recomeçar.


Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos
.
Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade.
Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou.
Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado.
Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel.
Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo.
Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho.
Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos... 
O mundo está cheio de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva.
Veja quantas plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da tempestade. As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos.
Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente, na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao destino, o destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e você?
Você está pronto para recomeçar?
O caminho está a tua espera, pé na estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira liberdade.

Stress, ansiedade ou felicidade? = Festas de Final de Ano

Final de ano é um corre- corre, tem comemoração com os amigos, festa da empresa, da empresa do companheiro, apresentação dos filhos, a chegada dos parentes de fora, comprar os presentes, pensar nas alternativas de lazer para a criançada, no cardápio para as festividades, além da decoração, do modelito, no orçamento a ser gasto com tudo isto, na viagem de férias, na dieta para emagrecer.... Ahhhh!!!! Só de pensar eu já estou estressada.

Sem falar nas pessoas que se sentem solitárias, angustiadas, estressadas, ansiosas e tristes. Muito por ser esta época um símbolo de felicidade e alegria, e muitas não se sentirem assim. Motivos são variados: cobrança excessiva e o sentimento de fracasso após não cumprir as metas, relacionamentos desfeitos ou entes queridos que se foram, uma série de fatores que fazem muitas pessoas sofrerem com as festas.

Algumas dicas são válidas para driblar os desafios de final de ano, independente de como se sinta em relação as festas.
Procure apoio emocional- Compartilhe, converse com sua família, planeje algum tempo com os amigos. Se tiver se sentindo isolado, procure atividades que possa fazer com outras pessoas, como um trabalho voluntário, ou grupos comunitários ou religiosos. Analisar o porquê deste sentimento e buscar entender e transformá-lo é importante. A psicoterapia, ou terapia natural pode te ajudar nesta mudança.
Separe um tempo para ficar sozinho.  Com a correria, esquecemos de nós mesmos. Quinze minutos sozinhos pode ajudar a manter o ritmo e afastar o estresse. Aproveite o horário de verão e vá dar uma volta pelo bairro, uma dose diária de luz solar pode melhorar drasticamente o seu humor, a meditação também é uma ótima opção para controlar a ansiedade, tristeza e estresse.
Otimize seu tempo e aprenda a delegar. Não dá para fazer tudo sozinho, então aprenda a priorizar tarefas e delegar funções. Sua família e amigos podem até gostar de serem incluídos.
Presente de Natal não é sinônimo de amor. Todo mundo gosta de ganhar presente, mas isto não quer dizer que se você não der ou não ganhar muitos presentes neste Natal você não é querido por sua família, ou vão te culpar por alguma falta. Lembre-se que é o sentimento que conta, então se está sentindo mal ou incomodado com esta época do ano, é uma boa hora para se fazer presente na vida das pessoas que realmente considera boas para você, a aproximação e doação , nem que seja em uma telefonema agradecendo a amizade, já te fará muito bem e plantará sementes para um novo você..
Coloque tudo em perspectiva. Pense sobre o que o feriado realmente significa para você: tempo junto com sua família, observância religiosa, a reflexão sobre a sua vida e objetivos futuros, tempo de novas oportunidades e aprendizagem.
De olha na dieta...
Comer uma dieta equilibrada pode ajudar a assegurar as suas necessidades de vitaminas e minerais diárias, e como consequência, conseguir manter o ritmo e bom humor.
Importante:
Não pule nenhuma refeição;

Beba água – não só a fome pode ser confundida com sede, mas também o cansaço;

Coma mais grãos integrais e menos açúcar, mantendo o açúcar no sangue equilibrado e a energia constante, além de ajudar no humor;

Se estiver de mau humor, evite o café pois a cafeína suprime a serotonima

Para nos ajudar neste momento, vou escolher o óleo essencial de Bergamota (Citrus bergamia)que pode  ajudar nos momentos de estresse, já que relaxa e acalma a mente e o coração ansioso, auxilia no entendimento das emoções e conflitos internos, além de trazer a alegria e cumplicidade dos óleos cítricos.  
Pingue uma gota no travesseiro antes de dormir, se estiver com problemas no sono, ou pingue uma gota em um lenço ou aromatizador pessoal e sinta a sua fragrância no sei dia e terá o companheiro ideal para passar pelo período de festas numa boa.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Os quatro piores alimentos industrializados



Ujatoba_miojo
Em um mundo cada vez mais globalizado, o tempo vira artigo cada vez mais escasso na vida de muitas pessoas. Às vezes, fica difícil até realizar as atividades mais básicas a qualquer ser humano, como fazer as refeições. É aí que a praticidade ganha terreno. Alimentos industrializados, prontos para o consumo, fazem sucesso, porque são práticos e dispensam muito tempo para o preparo. Mas o custo disso pode ser alto.


Esses alimentos são verdadeiros vilões da vida saudável, contém inúmeras substâncias que podem não só engordar, mas também, colocar em risco à sua saúde. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, um em cada dez adultos tem diabetes – 1,6 milhão de casos são diagnosticados por ano. Além disso, 70% da população é considerada acima do peso. Nós brasileiros também não temos o que comemorar. Hoje, 50% da população está com sobrepeso. Fique atento e conheça alguns dos piores alimentos industrializados, segundo o site Curiosidades Insanas.

NUGGETS

Os nuggets estão no topo da lista dos alimentos industrializados mais consumidos em todo mundo. Muito embora alguns defensores de comida saudável já tenham provado seus males, a maioria das pessoas ignora os fatos e continua comendo esse tipo de gordura. Mas, vamos a realidade: os nuggets são compostos de boa parte de gordura e carboidratos, além do glutamato monossódico, substância que dá aquela vontade de comer sem parar.
Além disso, são processados com a pior parte do frango: olhos, patas, miúdos, bicos, tudo muito rico em gorduras e amônia (sim, amônia!), para evitar a contaminação por bactérias, corantes e aromatizantes. Acompanhe a experiência frustrante do chef britânico Jamie Oliver ao tentar, involuntariamente, convencer criancinhas a não comerem mais nuggets:

MIOJO

Criado pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial, o miojo é um dos vilões da vida saudável. Para que o macarrão fique desidratado, daquela forma que encontramos no pacote, ele é pré-cozido e frito. Por isso, possui o triplo de calorias do que o macarrão convencional, além de gorduras trans. Se não bastasse, pesquisas recentes mostraram que o macarrão instantâneo faz mais mal do que se imaginava.
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), recentemente, analisou dez marcas de macarrão instantâneo e chegou a uma conclusão assustadora: o tempero em pó de algumas marcas do produto contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo em um dia inteiro. Miojo, sinônimo de sobrevivência: será?

LASANHA DE MICRO-ONDAS

Os adeptos da comida congelada precisam ficar mais atentos, pois esse tipo de alimento semi-pronto é rico em gordura saturada, ou seja, eleva os níveis do colesterol ruim e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Tais refeições também são ricas em sódio que, em excesso, pode ocasionar aumento da pressão arterial. Além disso, são extremamente calóricos. Uma lasanha de micro-ondas possui, em média, 900 Kcal, quase a metade de calorias que você deve ingerir por dia.

TEMPERO INSTANTÂNEO

Temperar a comida fica muito mais fácil com caldo de carnes ou legumes, não é mesmo? Mas esses cubinhos são quase um “veneno” para sua saúde. Eles contém elevada concentração de sódio e de aditivos químicos – como o glutamato monossódico, responsável por realçar o sabor. Esses aditivos estimulam o paladar, fazem com que as pessoas demorem ainda mais a ficarem satisfeitas, aumentando o prejuízo.
Pior ainda, também há uma suspeita de que o glutamato monossódico possa causar câncer no trato intestinal, além de inúmeros danos à pressão arterial. Alimentar-se bem é essencial para sua saúde, evite os alimentos citados acima e procure fazer refeições ricas em proteínas, legumes e frutas. Tudo é uma questão de equilíbrio.



Matéria do site EcoDesenvolvimento

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Aproveite o Natal para sonhar: realização dos sonhos está vinculada à capacidade de acreditar



A época do Natal nos remete à magia de sonhar. Quantos de nós deixamos no passado tudo aquilo que sonhamos um dia realizar? Quantos não se permitem mais sonhar? Quantos sequer se lembram mais dos sonhos de olhos abertos, onde os pensamentos divagavam por lugares desconhecidos? Mas já na maturidade nos perguntamos em momentos raros de reflexão: "O que fiz da minha vida?" Quantos de nós abandonamos nossos sonhos para viver os sonhos de outra pessoa? Não quero me referir a um saudosismo que nada pode mudar seu presente, mas aos sonhos que nos faz sentir vivos, e que podem ser despertados e, porque não, realizados.
Qual a diferença entre aqueles que conseguem o que um dia desejaram e os que nada conseguiram? Sorte? Estar no lugar certo, na hora certa? Oportunidade? Dinheiro? Cada um pode ter sua própria resposta, mas creio que o diferencial é acreditar! Acreditar independente das circunstâncias, sem parar em cada obstáculo que surgir, mas acreditando que cada dificuldade tem a capacidade de nos tornar mais fortes e determinados. As pessoas, infelizmente, se acomodam nas situações por mais destrutivas e insatisfatórias que sejam, muitas vezes, sem nada fazer para mudar sua realidade. Ficam em sua zona de conforto, usufruindo de vantagens secundárias, as quais permitem que permaneçam nos mesmos lugares, sem assim terem que enfrentar o tão temido novo, desconhecido, que causa medo, desconforto e paralisação.

As pessoas se acomodam, se acovardam, diante de pequenos ou grandes obstáculos, quando na verdade, deveriam, e poderiam, se fortalecer. Isso ocorre muitas vezes porque no íntimo não acreditam em si mesmas, e muito menos na própria capacidade de mudar situações, quem dirá mudar a vida! Menos riscos, menos erros? Com certeza! Jung dizia: "A verdade sai do erro. Por isso nunca tive medo de errar, nem dele me arrependi seriamente". Essa frase nos faz refletir muito! Sem erros nada aprendemos, nada crescemos. Quem se permite errar? Com certeza poucas pessoas. Tendemos a ser muito críticos e rígidos, perdendo assim a oportunidade de evoluirmos, caso fossemos um pouco mais flexíveis conosco e com as outras pessoas.

O Natal realmente nos deixa mais sensibilizados, tocando em nossos corações de maneira única. Por que não aproveitarmos esse momento para despertarmos os sonhos que estão adormecidos dentro de nós? Vá até seu passado, sua infância... Naquela época não havia medo, apenas a certeza daquilo que se desejava. Quais eram seus sonhos? Quais deles você realizou? E hoje, quais são seus sonhos? Pode ser apenas um, mas deve existir! Por que se acomodar, culpar os outros por não ter ido adiante? Não, você não vai dizer que abriu mão daquilo que mais queria porque seu pai, sua mãe, irmão, irmã, chefe, enfim, porque alguém não deixou.

Assuma para si mesmo a responsabilidade e, principalmente, o desejo de que agora será diferente. Abandone o papel de vítima, o comodismo, a zona de conforto e se permita voltar a sonhar! E o mais importante: se permita realizar! Sonhe com os olhos fechados, abertos, deitado, em pé, mas sonhe! E depois de ter despertado seus sonhos, reflita qual a maneira de torná-lo realidade. Você não precisa, e nem deve, contar para ninguém o que pretende fazer, simplesmente arregace as mangas e acredite! Diga a si mesmo: "Eu posso, eu consigo, pois acredito acima de tudo em mim mesmo e na minha capacidade em realizar meus próprios sonhos!"

Programe seu Natal da maneira que deseja, e ainda que esteja, ou fique só, não se lamente por isso, mas aprenda a gostar da sua própria companhia. Ao pensar no ano de 2014, visualize conquistando cada um de seus sonhos em cada dia do próximo ano da maneira que deseja para que seja feliz! Não, a idade não está ligada a suas conquistas, a limitação quem impõe é você mesmo através de seus pensamentos limitadores e negativos. Mude e jogue fora tudo que te deixa para baixo, triste, deprimido, te faz mal, machuca e destrói. Tenha consciência que a realização de cada sonho dependerá de sua perseverança. Por isso, não tenha dúvida, medo, mas sim a determinação necessária para alcançar todos os seus sonhos!

Uma família, com certeza!



"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem!"
(Guimarães Rosa, Grande Sertão - Veredas)



Uma família, com certeza!


"Família é prato difícil de preparar.
São muitos ingredientes.
Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo.


Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência.
Não é para qualquer um.
Os truques, os segredos, o imprevisível.
às vezes, dá até vontade de desistir.


Preferimos o desconforto do estômago vazio.
Vêm a preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio.
Mas a vida, (azeitona verde no palito) sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite.


O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares.
Súbito, feito milagre, a família está servida.
Fulana sai a mais inteligente de todas.
Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade.


Sicrano, quem diria?
Solou, endureceu, murchou antes do tempo.
Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante.


Aquele o surpreendeu e foi morar longe.
Ela, a mais apaixonada.
A outra, a mais consistente.


E você?
É, você mesmo, que me lê os pensamentos e veio aqui me fazer companhia.


Família é prato que emociona.
E a gente chora mesmo.
De alegria, de raiva ou de tristeza.

Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor do parentesco.
Mas, se misturadas com delicadeza, estas especiarias tornam a família mais colorida, interessante e saborosa.


Atenção também com os pesos e as medidas.
Uma pitada a mais disso ou daquilo e pronto, verdadeiro desastre.
Família é prato extremamente sensível.
Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido.


Outra coisa: é preciso ter boa mão, principalmente na hora que se decide meter a colher.
Saber meter a colher é verdadeira arte.


Uma grande amiga minha desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora errada.
O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita.


Bobagem.
Tudo ilusão.
Não existe família à Belle Meunière.
Família é afinidade, é à moda da casa.
E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.


Há famílias doces.
Outras, meio amargas.
Outras, apimentadíssimas.
Há também as que não tem gosto de nada, seriam assim um tipo de família dieta, que você suporta só para manter a linha.


Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo.
Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.
Enfim, receita de família não se copia, se inventa.
A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia.


A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel.
Muita coisa se perde na lembrança.



Principalmente na cabeça de um velho já meio caduco como eu.
O que este velho veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer.


Se puder saborear, saboreie.
Não ligue para etiquetas. 
Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro.


Aproveite o máximo.
Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete."
(Francisco Azevedo)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Você já teve alguma decepção na vida?



 Dificilmente alguém passa pela existência sem sofrer uma desilusão, ou ter alguma surpresa desagradável em algum momento da caminhada. 
Podemos dizer que o sabor de uma decepção é amargo e traz consigo um punhal invisível que dilacera as fibras mais sutis da alma. Isso acontece porque nós só nos decepcionamos com as pessoas em quem investimos nossos mais puros sentimentos de confiança e amor
Pode ser um amigo, a quem entregamos o coração e que, de um momento para outro, passa a ter um comportamento diferente, duvidando da nossa sinceridade, do nosso afeto, da nossa dedicação, da nossa lealdade... 
Também pode ser a alma que elegemos para compartilhar conosco a vida, e que um dia chega e nos diz que o amor acabou, que já não fazemos mais parte da sua história... que outra pessoa agora ocupa o nosso lugar. 
Ou alguém que escolhemos como modelo digno de ser seguido e que vemos escorregando nas valas da mentira ou da traição, desdita que nos infelicita e nos arranca lágrimas quentes e doloridas, como chama que queima sem consumir.
 Enfim, só os nossos amores são capazes de nos ferir com a espada da decepção, pois os estranhos não têm esse trágico poder, já que seus atos não nos causam nenhuma impressão.
 Assim, vale a pena algumas reflexões a esse respeito para que não nos deixemos atingir pela cruel espada da desilusão. 
Para tanto, podemos começar levando em conta que, assim como nós, nossos amores também não são perfeitos. E que, geralmente, não nos prometem santidade ou eterna fidelidade. Nunca nos disseram que seriam eternamente a mesma pessoa e que jamais nos causariam decepções.
 Nós é que queremos que sejam como os idealizamos. Assim nos iludimos.
 Mas só se desilude quem está iludido. Importante que pensemos bem a esse respeito, imunizando a nossa alma com o antídoto eficaz do entendimento.
 Importante que usemos sempre o escudo do perdão para impedir que os atos infelizes dos outros nos causem tanto sofrimento.
 Importante, ainda, que façamos uso dos óculos da lucidez, que nos permitem ver os fatos em sua real dimensão e importância, evitando dores exageradas.
 A ilusão é como uma névoa que nos embaraça a visão, distorcendo as imagens e os fatos que estão à nossa frente.
 E a decepção nada mais é do que perceber que se estava iludido, enganado sobre algo ou alguém. Assim, se você está amargando a dor de uma desilusão, agradeça a Deus por ter retirado dos seus olhos os empecilhos que lhe toldavam a visão. Passe a gostar das pessoas como elas são e não como você gostaria que elas fossem. 
Considere que você também já deve ter ferido alguém com o punhal da decepção, mesmo não tendo a intenção, e talvez sem se dar conta disso. Por todas essas razões, pense um pouco mais e espante essa tristeza do olhar... Enxugue as lágrimas e siga em frente... sem ilusões. 

Fonte: Momento Espírita

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Poema de gratidão mais lindo que já li.

O mais belo poema de gratidão que eu já li! Vejam , pensem , reflitam! ouçam mais de uma vez, pois é um maravilhoso poema onde devemos pensar no que é dito.
Um abraço a todos!

Eis o Poema na integra:
 Por Divaldo Pereira Franco

Muito obrigado Senhor!
Muito obrigado pelo que me deste.
Muito obrigado pelo que me dás.

Obrigado pelo pão, pela vida, pelo ar, pela paz.
Muito obrigado pela beleza que os meus olhos vêem no altar da natureza.
Olhos que fitam o céu, a terra e o mar
Que acompanham a ave ligeira que corre fagueira pelo céu de anil
E se detém na terra verde, salpicada de flores em tonalidades mil.


Muito obrigado Senhor!
Porque eu posso ver meu amor.
Mas diante da minha visão
Eu detecto cegos guiando na escuridão
que tropeçam na multidão
que choram na solidão.

Por eles eu oro e a ti imploro comiseração
porque eu seique depois desta lida, na outra vida, eles também enxergarão!


Muito obrigado Senhor!
Pelos ouvidos meus que me foram dados por Deus.
Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro
A melodia do vento nos ramos do olmeiro
As lágrimas que vertem os olhos do mundo inteiro!

Ouvidos que ouvem a música do povo que desce do morro na praça a cantar.
A melodia dos imortais, que se houve uma vez e ninguém a esquece nunca mais!
A voz melodiosa, canora, melancólica do boiadeiro.
E a dor que geme e que chora no coração do mundo inteiro!

Pela minha alegria de ouvir, pelos surdos, eu te quero pedir
Porque eu sei
Que depois desta dor, no teu reino de amor, voltarão a sentir!


Obrigado pela minha voz
Mas também pela sua voz
Pela voz que canta
Que ama, que ensina, que alfabetiza,
Que trauteia uma canção
E que o Teu nome profere com sentida emoção!

Diante da minha melodia
Eu quero rogar pelos que sofrem de afazia.
Eles não cantam de noite, eles não falam de dia.
Oro por eles
Porque eu sei, que depois desta prova, na vida nova
Eles cantarão!


Obrigado Senhor!
Pelas minhas mãos
Mas também pelas mãos que aram
Que semeiam, que agasalham.
Mãos de ternura que libertam da amargura
Mãos que apertam mãos
De caridade, de solidariedade
Mãos dos adeuses
Que ficam feridas
Que enxugam lágrimas e dores sofridas!

Pelas mãos de sinfonias, de poesias, de cirurgias, de psicografias!
Pelas mãos que atendem a velhice
A dor
O desamor!
Pelas mãos que no seio embalam o corpo de um filho alheio sem receio!
E pelos pés que me levam a andar, sem reclamar!


Obrigado Senhor!
Porque me posso movimentar.
Diante do meu corpo perfeito
Eu te quero rogar
Porque eu vejo na Terra
Aleijados, amputados, decepados, paralisados, que se não podem movimentar.

Eu oro por eles
Porque eu sei, que depois desta expiação
Na outra reencarnação
Eles também bailarão!


Obrigado por fim, pelo meu Lar.
É tão maravilhoso ter um lar!
Não é importante se este Lar é uma mansão, se é uma favela, uma tapera, um ninho, um grabato de dor, um bangalô, uma casa do caminho ou seja lá o que for.

Que dentro dele, exista a figura
do amor de mãe, ou de pai
De mulher ou de marido
De filho ou de irmão
A presença de um amigo
A companhia de um cão
Alguém que nos dê a mão!

Mas se eu a ninguém tiver para me amar
Nem um tecto para me agasalhar,
nem uma cama para me deitar
Nem aí reclamarei.
Pelo contrário, eu te direi

Obrigado Senhor!
Porque eu nasci!
Obrigado porque creio em ti
Pelo teu amor, obrigado senhor!

O objetivo da terapia dos Florais de Bach Originais é o equilíbrio das emoções do cliente.

 Ou seja, procura diminuir ou eliminar o estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.
O médico inglês, Dr. Edward Bach descobriu 38 florais, cada um deles para um estado emocional e mental específico e ainda, uma combinação de cinco dos florais concebidos para situações difíceis e que exigem mais de nós, à qual chamou de Rescue. Cêrca de 37 dos 38 florais baseiam-se em flores silvestres e flores de arvores individuais. A exceção é o Rock Water, que é preparado a partir da água de uma fonte natural com propriedades curativas.

Dr. Bach entendeu que a origem das doenças seria proveniente de sete defeitos: orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade mental, cobiça e gula.
Apontou sete caminhos do equilíbrio emocional, que seriam: paz, esperança, alegria, fé, certeza, sabedoria e amor. E o seu conceito de saúde seria: harmonia, integração, individualidade e integridade.
O importante seria que a alma e a personalidade estivessem em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. As essências florais de Bach tratam a pessoa e não a doença; a causa e não o seu efeito.

Como funcionam os Florais?

Os florais, tais como as outras formas de terapias naturais, exercem o seu efeito tratando o indivíduo e não a doença ou seus sintomas. Atuam especificamente no estado emocional da pessoa afetada. Assim, duas pessoas com a mesma queixa, por exemplo, lombalgia, poderão se beneficiar tomando florais bastante diferentes. Uma pode estar resignada à doença, enquanto que a outra poderá estar impaciente com ela, por isso para cada caso serão recomendados florais diferentes.
O efeito de tomar os florais não é a eliminação das atitudes negativas, mas a sua transformação em atitudes positivas, estimulando o potencial de auto-cura da pessoa e libertando o organismo, para lhe permitir ocupar-se plenamente da luta contra as doenças e o stress.
As pessoas não precisam estar fisicamente doentes para se beneficiar dos florais. Muitos de nós passamos tempos difíceis e de fadiga em que o negativismo se instala; nesses momentos, os florais são valiosíssimos para repor o equilíbrio antes que os sintomas físicos surjam.
Os Florais têm efeito placebo?

Não, os florais são muito eficazes, tanto em animais, como em bebês, bem como em pessoas cépticas que os experimentam como último recurso. As plantas são também ajudadas pelos florais: os jardineiros descobriram, por exemplo, que a aplicação de Rescue, quando se muda as plantas de vaso, ajuda-as a florir.
Como os Florais atuam?

A doença é uma reação a interferências. Representa uma falha e uma infelicidade temporárias e isto ocorre, quando permitimos que outras pessoas interfiram no nosso plano de vida e implantam no nosso espírito dúvida, medo ou insegurança.
O Dr. Bach dividiu os 38 florais em sete grupos, representando os conflitos fundamentais que nos impedem de sermos verdadeiros para com nós mesmos:
- Grupo do Medo - Grupo de Incerteza e Insegurança - Grupo de Falta de Interesse no Presente - Grupo da Solidão - Grupo de Hipersensíveis às Influências e Ideias Externa - Grupo do Desespero - Grupo de Cuidado Excessivo com os Outros - Rescue

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...