sexta-feira, 1 de março de 2013

Enriqueça sua dieta com chia de oito maneiras diferentes


colher de chia - Foto Getty ImagesSemente é versátil e pode até substituir os ovos na hora de preparar uma receita


Conhecida por ter mais cálcio que um copo de leite e um elevado teor de proteínas, a semente de chia é uma ótima pedida para quem quer emagrecer de forma saudável, sem sofrer com carência de nutrientes. "As sementes de chia oferecem um coquetel de nutrientes, como ômega 3, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre e manganês, e podem ser consumidas de muitas formas", afirma o nutricionista Wellington Pinheiro, de São Paulo. Dá para sentir o sabor da chia, misturá-la a outros alimentos ou até preparar receitas, só depende da sua disposição em incluir mais essa novidade na dieta.

 

Consuma em forma de gel

Quando você mistura a semente de chia com água, ela começa formar uma espécie de gel, reação característica das fibras solúveis. "Comer essa gelatina provoca um atraso no esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade", diz a nutricionista Bruna Pinheiro, do Dieta e Saúde. Além disso, o gel formado aumenta o volume do bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino e prevenindo a prisão de ventre. Para consumir a chia em forma de gel, deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos. "O ideal é consumir o gel assim que ele estiver formado, não sendo recomendado guardar a mistura para comer depois."

farinha de chia - Foto Getty Images

Farinha de chia

Feita por meio da trituração da semente, a farinha de chia contem todos os nutrientes que o grão inteiro oferece. "Ela pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e brownies", diz a nutricionista Bruna. "Ao trocar a farinha de trigo pela de chia, você está acrescentando ao prato diversos nutrientes que não aparecem (ou aparecem pouco) na farinha de trigo, como proteínas, cálcio, ferro e ômega 3."
mulher comendo iogurte - Foto Getty Images

Acrescente ao iogurte

Quando em contato com líquidos, a semente de chia forma um gel que torna a digestão mais lenta, aumentando sua saciedade após a refeição. "Ao colocar chia no iogurte, você também está acrescentando fibras ao prato e enriquecendo ainda mais a bebida com cálcio e proteínas", afirma o nutricionista Wellington. "Isso contribui para a prevenção de doenças como osteoporose e ainda ajuda na reconstrução muscular". Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160ml) mais uma colher de sopa de chia contém apenas 70 calorias.
suco com hortelã e chia - Foto Getty Images

Vitaminas e sucos

Ao acrescentar a chia em sucos ou vitaminas, você não só aproveita todos os nutrientes que as frutas oferecem como também está ingerindo boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco. "Além disso, a chia potencializa o efeito antioxidante das frutas, ajudando no combate ao envelhecimento e prevenindo doenças como o câncer", diz Bruna Pinheiro.
salada de frutas - Foto Getty Images

Após a atividade física

"Consumir uma salada de frutas acompanhada da chia pode ser uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a chia possui elevado teor de proteínas e potássio", explica Wellington Pinheiro. Para quem pratica atividade física, é indispensável o consumo dessa combinação após o treino, já que os carboidratos vão repor a energia perdida, as proteínas vão ajudar na recuperação dos músculos e o potássio irá prevenir câimbras. 'Consumir a fruta inteira em vez do suco oferece mais vantagens uma vez que as fibras das frutas são quebradas quando batidas, diminuindo seus os efeitos."
mulher tirando bolinhos do forno - Foto Getty Images

Substituir os ovos nas receitas

O gel formado pela chia pode ser um ótimo substituto do ovo em receitas. Misturando uma colher de sopa da farinha de chia com 60 ml de água, você obtém uma quantidade de gel suficiente para substituir um ovo em qualquer receita. "Ao fazer isso, há diminuição no consumo do colesterol (presente no ovo) e adição de mais nutrientes ao preparo", afirma a nutricionista Bruna. De acordo com a especialista, qualquer porção de ovos de uma receita pode ser substituída pelo gel da farinha de chia sem problemas.
salada - Foto Getty Images

Em saladas

A chia pode ser usada para temperar a salada de duas maneiras: como a semente propriamente dita ou então na forma de óleo. "O óleo extraído da chia conserva todos os nutrientes presentes da semente, com exceção das fibras, que são perdidas nesse processo", afirma o nutricionista Wellington. O óleo da chia pode ser usado nas saladas do lugar do azeite e a semente pode ser acrescentada apenas como um complemento da salada pronta.
pão com gergelim e chia por cima - Foto Getty Images

Faz as vezes do gergelim

Os especialistas afirmam que você pode acrescentar a chia na cobertura de pães e bolos caseiros, como se fosse um gergelim. "No entanto, os benefícios que a chia traz são maiores, uma vez que ela aumenta a saciedade, favorece o bom funcionamento do intestino e é rica em uma série de nutrientes que não estão presentes no gergelim, como as vitaminas, o potássio e o ferro", diz Bruna Pinheiro.

Fonte:  http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15526-enriqueca-sua-dieta-com-chia-de-oito-maneiras-diferentes

Mensagem - Aconteça o que acontecer

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ORAÇÃO NOSSA

Senhor, ensina-nos:
a orar sem esquecer o trabalho;
a dar sem olhar a quem;
a servir sem perguntar até quando;
a sofrer sem magoar seja a quem for;
a progredir sem perder a simplicidade;
a semear o bem sem pensar nos resultados;
a desculpar sem condições;
a marchar para a frente sem contar os obstáculos;
a ver sem malícia;
a escutar sem corromper os assuntos;
a falar sem ferir;
a compreender o próximo sem exigir entendimento;
a respeitar os semelhantes sem reclamar consideração;
a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento;
Senhor fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades;
Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente, aquela de cumprir-Te os desígnios onde a como queiras, hoje, agora e sempre!...
Assim seja!
(Livro "À Luz da Oração", Emmanuel (Espírito), psicografia de Francisco Candido Xavier)

MINHA DISPOSIÇÃO PARA HOJE:
"Tenho um tempo completamente novo pela frente e embora os problemas e dificuldades de véspera ainda me acompanharem, sei que posso modificar o meu estado de espírito, fazendo com que tudo seja melhor, mais leve e mais feliz. Se eu cultivar bom humor e jovialidade, posso alterar positivamente os resultados deste dia. E eu quero que isso aconteça!"
Assim seja!

Dois pesos e duas medidas

"Bem aventurados os que têm sede de justiça, porque serão saciados". Essa afirmativa de Jesus nos faz pensar se podemos nos incluir no número dos que têm sede de justiça.

Segundo os dicionários, justiça quer dizer conformidade com o direito; virtude de dar a cada um o que é seu. Jesus, no entanto, se referiu à justiça, recomendando que fizéssemos ao próximo o que gostaríamos que o próximo nos fizesse.

Todavia, nós, que tantas vezes temos cobrado da divindade que sacie a nossa sede de justiça, se analisarmos profundamente, não estamos verdadeiramente com sede de justiça, no real sentido do termo.

No convívio diário, muitas vezes nos surpreendemos agindo de forma injusta.

O trato com as pessoas que nos rodeiam é diferenciado conforme a posição social ou financeira, de subalternidade ou de autoridade, de que cada uma esteja investida.

Se nos dirigimos à serviçal que faz a faxina, por exemplo, falamos de determinada forma, num tom de voz e atenção distintos dos que empregamos para falar com pessoas que ocupam cargos que, a nosso ver, são mais importantes.

Se a pessoa que nos procura está vestida com trajes elegantes, mesmo que não saibamos de quem se trate, a nossa deferência é imediata. Mas, se está envolta em andrajos, bem diferente é a nossa atenção.

Outro exemplo, é quando nosso veículo começa a demonstrar sinais de que em breve terá o motor fundido. Qual a primeira idéia que nos vem à mente?

Se fossemos pessoas justas, certamente faríamos uma boa revisão reparando os danos e, ao ofertá-lo a alguém, no caso de venda, falaríamos a verdade ao comprador.

Mas o que normalmente ocorre é a idéia de passá-lo adiante o mais rápido possível. E quem comprá-lo que fique com o prejuízo, afinal o mundo é dos espertos, pensamos. E nos dizemos pessoas justas!

Se o inverso acontece conosco, imediatamente nos indignamos diante do que chamamos uma grande desonestidade. Como pode alguém nos vender um veículo prestes a fundir o motor? Que injustiça!

Se observamos os governantes corruptos a tirar vantagens pessoais com os recursos públicos, imediatamente levantamos a voz e clamamos por justiça.

Mas quantos de nós compramos atestados falsos, para ludibriar o patrão e receber o salário integral?

Usamos, nos vários momentos, dois pesos e duas medidas. E como nos conhecemos, sabemos porque agimos dessa maneira. Sabemos quais são as nossas verdadeiras intenções.

Assim, podemos nos perguntar: será que temos mesmo sede de justiça? Ou será que nos pesos e medidas só temos pensado em nós mesmos?

A promessa do Cristo é real e se cumprirá quando efetivamente tivermos sede de justiça, usando, como a justiça divina, um único peso e uma única medida, com imparcialidade.

Pense nisso!

Os Espíritos Superiores recomendam que caso tenhamos dúvidas quando ao procedimento que devemos adotar para com o próximo, que nos coloquemos no lugar deste e façamos exatamente o que desejaríamos que nos fosse feito.

Dessa forma, jamais nos equivocaremos, uma vez que todos queremos o melhor para nós mesmos.

Quem eu sou?

Penso em Deus, penso na vida, penso em tudo que me cerca e me interrogo a respeito da função de tudo quanto vibra, de tudo quanto existe sob os céus e guardo grande ansiedade de saber sobre mim mesmo.

Quem sou eu no contexto do Universo?

Serei, tão-somente, um corpo que desfila inteligentes quão misteriosas habilidades?

Serei um caminhante solitário, em meio à gigantesca massa humana, destinado a encarar complicados problemas, a enfrentar desafios?

Serei um átomo excitado diante dos esplendores das incontáveis galáxias?

Serei, porventura, produto da casualidade sem projeto, sem programa, sem razão de ser?

Como explicar-me, a mim próprio, como um itinerante aprendiz das pautas do infindo Cosmo?

Serei alguém fadado ao sofrimento, a chorar de pesar em todos os momentos?

Serei um ser destinado à intensa dor, duradoura, sem esperança de tempos melhores, de felicidade?

Serei um indivíduo levado pelas mãos do desencanto à estalagem das ansiedades e das frustrações?

Somente há dor e fel por onde eu possa trilhar, como se toda a existência não passasse de um fumo entediante, asfixiante, a sugar-me a vontade de avançar, de sorrir, de louvar.

Retorno à fonte do meu senso interno e vejo que há lucidez em cada coisa que existe, em cada ser que erra.

Sinto que não nascemos p’ra ser tristes e viver entre dor, gemido e pranto, mas, aqui estamos para alcançar o bem mais santo, e avançar para o progresso e conquistar o encanto de agir com Deus nas lutas do Mundo, de vibrar na alegria, no júbilo fecundo, até o tempo longínquo da áurea plenitude.

Sinto que sou caminhante do Infinito, e, não obstante o horror, a amargura, o choro, o grito, embora estando na Terra entre teimosias, aflito, o meu destino é, sem dúvida, estelar.

Agora sei que nasci para servir, p’ra ser feliz, crescer e amar.

Cheguei ao Mundo nos planos do Criador, que espera que me faça um lavrador a semear nos corações, em redor dos meus passos, as sementes de esperança, de alegria e de paz, que aonde eu vá me transforme num servidor da verdade, do trabalho e da harmonia.

Sei que sou cidadão universal, irmão da Humanidade, indubitavelmente, filho do Deus altíssimo, bom, justo e clemente, dotado do melhor recurso para fazer brilhar a Divina luz em mim.

E, ante os desafios terrenos, dizer não ou dizer sim, com responsabilidade, com razão e com ternura.

Sou caminhante da eternidade.

Sou dedicado aprendiz buscando disciplina, revestido de um manto de matéria fina, quintessência, formosura que impulsiona para Deus.

E agora que me vejo repleto de certezas que me asseguram a estabilidade na consciência do que sou, sei que imerso no hálito paterno do Criador da vida me completo, a cada dia vivendo virtudes, transformando em ternuras gestos rudes, suavizando o que sou para o futuro, obra-prima de Deus, luz coagulada, a galgar a evolução em toda estrada, o que é do Senhor sagrado fim, ver-me, astro a brilhar, nas rotas do Infinito.

* * *

Nesta bela página ditada pelo Espírito Ivan de Albuquerque, através da mediunidade de Raul Teixeira, encontramos a resposta transcendente para a pergunta que cala fundo em nós: "Quem sou eu?"

 Fonte:

http://www.reflexao.com.br/index.php?sect=inicio 

Benefícios do alecrim:


 O chá de alecrim (rosmarinos officinalis) é um chá bastante consumido e tem diversas indicações. Tem seu uso datado desde a época da Idade Média e Renascimento, sendo usado para o rejuvenescimento, como conta uma história a respeito da rainha Elisabeth, da Hungria, que estava paralítica e sofria de gota aos setenta e dois anos, ao receber a receita de um monge e recobrar a saúde e a alegria. Aliás, naquela época antiga, também para a alegria ele era muito usado, considerado uma planta que combate a tristeza, ou seja, usado especialmente em casos de depressão. Costuma ser preparado por infusão (ferve-se a água, desliga-se o fogo e coloca o chá dentro, deixando abafado por alguns minutos).
Veja algumas das indicações do chá de alecrim


os benefícios do alecrim:
  • É ótimo para a saúde da pele e contra lesões e queimaduras.
  • É digestivo e sudorífero.
  • É excelente contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sanguínea.
  • É excelente contra resfriado e bronquite.

  • É indicado para problemas no coração, como arritmia cardíaca.
  • É ótimo contra cansaço mental e estafa.
  • É ótimo contra perda de memória e aumenta a capacidade de aprendizado.

  • É útil contra queda de cabelo e caspa. Nesses casos, pode-se beber o chá e enxaguar o cabelo com ele.

  • É indicado para tendinite e dores musculares.
  • Estimula o metabolismo, agindo no fígado e melhorando a irrigação dos órgãos.
  • Fortalece o centro vital e age em todo o organismo.
  •  
  • Ajuda a recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual.
  • Equilibra a temperatura do sangue e de todo o corpo.
  • Ajuda o corpo a assimilar o açúcar, por isso é ótimo para diabéticos.

Suco antiansiedade que emagrece

Amigos mais uma daquelas histórias da vida real que dão resultados positivos,li esta materia na net e compartilho com vc.a fonte da materia esta lá no final.

"Ganhei 15 kg depois que tive meu segundo filho, Bruno, que hoje tem 5 anos. Durante a gravidez, aluguei um espaço para abrir uma lanchonete perto de casa e ajudar meu marido nas despesas. Lá, eu vendia hambúrgueres e sorvetes.

O lado bom é que pude garantir uma vida financeira mais confortável para minha família. Mas ficar à frente de um negócio é uma responsabilidade enorme. Eu precisava estar ligada para atender vários clientes de uma só vez e ser rápida para preparar os lanches e sorvetes a tempo. Isso sem falar que todo fim de mês tinha que prestar muita atenção ao pagar fornecedores e outras despesas... Parece muito? Fora isso, ainda precisava conciliar tudo com a rotina de mãe de um bebê recém-nascido. Havia dias em que eu deixava minha mãe no atendimento da lanchonete e saía correndo para dar de mamar ao meu filho em casa. Voltava dez minutos depois para o atendimento. Uma correria só!

Aos 30, eu parecia uma senhora de idade

Ter que lidar com tudo isso ao mesmo tempo me deixou ansiosa. E, sem noção do que se passava comigo, descontava no que estava mais próximo: a comida. Quando fazia uma banana split ou um cheese-salada para um cliente, sentia vontade de fazer um prato igual para mim. Passei a comer essas besteiras e logo cheguei aos 98 kg!

Mesmo sendo uma mulher jovem, de 30 anos, lidava com problemas de pessoas velhas. Minhas pernas doíam quando eu passava mais de uma hora em pé na lanchonete. Sentia tonturas e falta de ar. Odiava ser gorda, mas a comida era minha muleta. Por isso, me espelhava na minha cunhada Cris, que havia perdido 30 kg com uma cirurgia de redução de estômago. Mas ela mantinha um estranho hábito: toda hora se trancava no banheiro. Quando pedi a Cris uma opinião sobre a cirurgia, porque também queria fazer, ela abriu o jogo. O resultado nela foi desastroso: ela não havia aprendido a comer direito e toda hora ia ao banheiro para botar para fora o que tinha comido a mais do que seu corpo suportava. Minha cunhada estava tão nervosa quanto eu e me recomendou aprender a comer direito para emagrecer.

Aí, lembrei de uma tia que frequentava um grupo de ajuda chamado Amigos do Peso. Lá, os participantes aprendem que dá para vencer a ansiedade com alimentos naturais que tiram a vontade de comer besteira. Comecei a frequentar o grupo em novembro de 2009.
Sandra ficou linda e saiu na capa da revista SOUMAISEU
Foto: Reprodução Revista SOUMAISEU

Tomo o suco na hora do desespero

Passei a segurar a tentação de comer os lanches que fazia com um suco que aprendi no grupo. Ele leva couve-manteiga e pepino, duas verduras aliadas da perda de peso porque melhoram o humor e ajudam o corpo a liberar toxinas. Além delas, o suco leva limão, uma fruta que melhora a digestão dos alimentos e acaba com a fome. Preparava o suco todos os dias, por volta das 15 h, quando os problemas na lanchonete - e a vontade de comer - começavam a aparecer. Quando batia a fome, eu tomava o suco. Ele também me deu disposição para começar a caminhar uma hora por dia nas ruas ao redor do bairro.

Graças a essa combinação, perdi 2 kg por semana nos primeiros três meses. Depois, passou para 1,5 kg, mas nunca engordei durante a dieta. Isso me deu forças para seguir adiante até alcançar minha meta, de 65 kg, que atingi em 11 meses. Então, me dei a liberdade de voltar a comer um pedaço de pizza ou de lanche de vez em quando. Depois, eu compensava e reduzia a porção do prato. Com o suco, isso era possível sem dramas, porque eu simplesmente não tinha mais a fome exagerada de antes. Hoje, quase dois anos depois, meu peso está controlado em 63 kg. Virei um exemplo na família e entre meus clientes: ensino para todos a receita do suco antiansiedade. Sou a prova de que dá para emagrecer com saúde e sem remédios ou cirurgias!"

Por que o suco da Sandra acalma

Ele combate a ansiedade porque leva couve. A verdura reforça a capa de mucosa que reveste o interior do estômago, o que causa maior sensação de saciedade. "Quanto mais espessa for essa camada, mais lenta é a digestão e menor é a vontade de comer por gula", explica a nutricionista Fernanda Machado. A couve também melhora o fluxo do intestino e aumenta o tempo de digestão dos alimentos, o que intensifica a sensação de saciedade. O efeito emagrecedor do suco é reforçado pelo pepino, que reduz a retenção de líquidos e elimina toxinas do corpo.
O suco antiansiedade de Sandra leva limão, couve-manteiga e pepino
Foto: Getty Images

A receita do meu suco

Ingredientes
· 1 litro de água gelada
· Caldo de 1 limão-taiti
· 3 folhas de couve-manteiga
· ½ pepino caipira
· 2 gotas de adoçante

Modo de fazer
Lave e pique as folhas de couve e o pepino. Jogue-os no liquidificador e bata com água até ficar uma solução homogênea. Adoce em seguida. Dá para guardar na geladeira por um dia.

Aprenda a fazer outros 3 sucos relaxantes

Tomar litros de suco é uma estratégia eficiente para vencer a ansiedade e seguir adiante na dieta. "Além de terem poucas calorias, eles hidratam e enchem o corpo de nutrientes", explica a especialista Fernanda Machado. Além da couve e do pepino, Fernanda e a nutricionista Roseli Ninomiya recomendam investir em sucos com maracujá, camomila e abacaxi, que melhoram o humor e garantem mais tranquilidade. Veja as receitas:

1. Durma bem - Suco com maracujá

Ingredientes
· Polpa de 1 maracujá inteiro
· 1 litro de água mineral
· 1 rodela de abacaxi
· Raspas da casca de 1 laranja

Modo de fazer
Bata no liquidificador a polpa, a água e o abacaxi. Coe e sirva com as raspas de laranja.

2. Antiestresse - Suco com camomila

Ingredientes
· 1 xícara (200 ml) de chá de camomila
· ½ limão
· 1 maçã inteira

Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador. Coe e sirva gelado ou quente.

3. Acalma e Tira celulite - Suco com abacaxi

Ingredientes
· 3 jilós maduros
· Cascas de 1 abacaxi
· ½ limão-galego
· 1 maçã verde
· ½ mamão papaia
· 1 fatia grossa de melão

Modo de fazer
Cozinhe os jilós com 250 ml de água e bata no liquidificador (com a água). Coe e deixe esfriar. Depois, cozinhe esse líquido com cascas de abacaxi bem lavadas por dez minutos. Retire as cascas e bata o líquido no liquidificador novamente com o resto dos ingredientes. Beba até 1 litro dele ao longo do dia.

Fonte da pesquisa:
  http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/casos-de-sucesso/dieta-emagrece-35-kg-suco-antiansiedade-638605.shtml 

O mantra de 100 silabas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Beba suco de abacaxi e emagreça




Além de ser uma delícia, ele ajuda você na luta contra a balança. Abuse dessa bebida e perca 4 kg em um mês - sem sacrifício!


Ótimo aliado: o abacaxi facilita a digestão,
e o suco é uma delícia


Para entrar em forma, é preciso cortar doces e incluir frutas. Disso, ninguém duvida. Mas pouca gente sabe que o abacaxi, em especial, pode ser um grande aliado da dieta. A nutróloga Paula Cabral explica que essa fruta, por ser rica em água e fibras, melhora a digestão e o funcionamento do intestino. "Uma fatia de 100 g de abacaxi tem só 52 calorias. E ela fornece sais minerais e vitaminas A, C e B1", afirma Paula, que é autora do livro Quem Disse que Comer Engorda? (ed. Matrix).

Ao incluir o poder do abacaxi numa alimentação balanceada, você consegue perder até 4 kg em um mês! Se fizer atividade física, então, pode perder até 6 kg no mesmo período. Para garantir esse resultado, a nutróloga dá uma dica: "Só coma quando estiver realmente com fome, mas não adianta pular as refeições para emagrecer mais rápido. Uma refeição pode ser dispensada, sim, se não houver fome, mas não deve ser compensada na próxima", ensina. Experimente o cardápio de sete dias e veja o resultado.

Abacaxi reduz inchaço!

Rico em água e fibras, ele tem mil benefícios: facilita a digestão, faz o intestino funcionar melhor... Até a casca pode ser usada para fazer sucos, doces e chás, que purificam o sangue e combatem processos inflamatórios. Saiba como fazer um suco delicioso da casca do abacaxi para emagrecer e ficar saudável.



Modo de preparo:
Pegue um abacaxi inteiro e lave bem a casca com uma escova macia. Descasque, deixando um pouco da polpa da fruta na casca. Corte a casca em pedaços e coloque-os numa tigela de vidro. Cubra com 1 litro de água filtrada. Tampe e deixe na geladeira por dois dias. Passe por uma peneira e beba. Esse suco fica bem suave, porque só o caldo da fruta é aproveitado.

Verduras e legumes do bem
Alguns legumes e verduras quase não possuem valor calórico e também podem facilitar a digestão. Eles contêm mais vitaminas e sais minerais. São eles: repolho, alcachofra, pepino, abobrinha, rabanete, alface, espinafre, vagem, quiabo, aspargos, berinjela, chuchu, beterraba, jiló, escarola e chicória. Não existe restrição para as folhas no jantar!


 Publicado em 26/05/2009Renata VieiraConteúdo do site ANAMARIA

- Frutas e suas propriedades nutricionais:





 As frutas são muito importante em uma dieta equilibrada.O consumo diário aconselhável é de três a cinco porções por dia, sendo que, por exemplo, o suco de laranja corresponde à três porções. Confira nossa seleção e descubra um pouco mais sobre elas...

Acerola:
Propriedades Nutricionais:Muito Rica em vitamina C, também é fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio, fósforo, Ferro, magnésio e manganês.

Valor Calórico:100 gramas de acerola fornecem 32 calorias.

Propriedades Medicinais:Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.

Banana:

Propriedades Nutricionais:A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é ótima fonte de potássio.

Valor Calórico:
100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias.

Propriedades Medicinais:Por ser Rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.

Coco:
Propriedades Nutricionais:O valor nutritivo do coco varia com seu estado de maturação, apresentando bom teor dos sais minerais potássio, sódio, fósforo e cloro. Sua polpa é Rica em fibras e bastante calórica.

Valor Calórico:
100 gramas de coco maduro fornecem 266 calorias.
100 gramas de água de coco fornecem 22 calorias.

Propriedades Medicinais:A polpa do coco é Rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. Seu conteúdo em potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células. Além disso, sua água ajuda a recuperar os organismos desidratados

Laranja:
Propriedades Nutricionais:
Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Valor Calórico:
100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

Propriedades Medicinais:
Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.

Limão:

Propriedades Nutricionais:Os principais componentes do limão são o ácido cítrico, a vitamina C e bioflavonóides.

Valor Calórico:
100 gramas de suco de limão verde fornecem 39,2 calorias.

Propriedades Medicinais:O escorbuto é uma doença causada por falta de vitamina C no organismo sendo, portanto, o limão um dos melhores remédios para a cura. Vale lembrar, ainda, que o limão também é eficaz contra alergias, estresse, fadiga, gripe, dor de cabeça, congestão, cânceres, processos lentos de cicatrização e outros males.

Maçã:
Propriedades Nutricionais:
A maçã se destaca pelo seu alto valor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras.

Valor Calórico:
100 gramas de maçã fornecem, em média, 58 calorias.

Propriedades Medicinais:A maçã tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarréia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. A maçã pode, ainda, diminuir a taxa de colesterol no sangue e ajudar no tratamento de reumatismo, gota e artrite.

Mamão:
Propriedades Nutricionais:É um alimento rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio, além de conter vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (provitamina A). Apresenta, ainda, papaína, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas e pode ser usada para amaciar carnes.

Valor Calórico:100 gramas de mamão papaya fornecem 36 calorias.

Propriedades Medicinais:O mamão tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue. Suas sementes têm ação contra vermes e seu grande conteúdo em betacaroteno o torna um poderoso antioxidante.

Manga:

Propriedades Nutricionais:
Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

Valor Calórico:100 gramas de manga fornecem, em média, 64,3 calorias.

Propriedades Medicinais:A manga ajuda a purificar o sangue e um bom diurético. Pura ou em sucos combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.

Maracujá:
Propriedades Nutricionais:
O maracujá é uma fruta rica em vitamina C e niacina (vitamina do complexo B). Contém também boas quantidades de ferro, cálcio, fósforo e fibras.

Valor Calórico:100 gramas de maracujá fornecem 90 calorias.

Propriedades Medicinais:
Contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções.

Melancia:
Propriedades Nutricionais:Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa, compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular.

Valor Calórico:100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.

Propriedades Medicinais:
É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta. Além disso, protege contra o câncer e a oxidação celular.

Melão:

Propriedades Nutricionais:Possui grandes quantidades de betacaroteno (provitamina A), vitaminas C e do complexo B. Além disso, é fonte de fibras e apresenta cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre.

Valor Calórico:100 gramas de Melão fornecem 29,9 calorias.

Propriedades Medicinais:Por seu alto teor em potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gotas, reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais. Além disso, é fortificante, calmante, laxante, diurético e possui atividade anticoagulante, afina o sangue. Para as mulheres na menopausa uma boa notícia: o melão ajuda a normalizar a menstruação e ativa a circulação.

Morango:

Propriedades Nutricionais:
Possui muita vitamina C, betacaroteno (provitamina A), cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, silício e, em menor quantidade, vitaminas A e B. A fruta possui também boas doses de ácido oxálico, substância que pode causar pedras nos rins em pessoas que tendem a desenvolvê-las.

Valor Calórico:100 gramas de morango fornecem 39 calorias.

Propriedades Medicinais:Além de estimular os processos de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígena.

Pera:
Propriedades Nutricionais:Boa fonte de carboidratos, a pêra também possui doses consideráveis dos sais minerais potássio, sódio, cálcio e fósforo, vitaminas C, provitamina A e, em baixos teores, vitaminas do complexo B. Consumida com casca é boa fonte de fibras.

Valor Calórico:100 gramas de pêra fornecem 63,3 calorias

Propriedades Medicinais:A pêra contribui para a boa formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Também é boa no combate a prisão de ventre e inflamações do intestino e da bexiga.

Pêssego:

Propriedades Nutricionais:O pêssego é fonte de minerais, como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. É também rico em fibras, carboidratos, e vitaminas A, C e do complexo B.

Valor Calórico:100 gramas de pêssego fornecem, em média, 51,5 calorias.

Propriedades Medicinais:
O pêssego é recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater ao reumatismo e para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.

Uva:
Propriedades Nutricionais:
É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.

Valor Calórico:100 gramas de uva fornecem 68 calorias.

Propriedades Medicinais:Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos. Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüíneos. Uva verde: tem poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol.


Fonte:
Extraído do site www.loucucar.com.br, encontrado na página virtual:http://algunstrintaanos.blogspot.com/2009/01/frutas-e-seus-benefcios-para-sade.html

3 alimentos para incorporar em sua alimentação



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Snatam Kaur ~ Mere Raam

Que você possa ter tempo para celebrar os milagres silenciosos que não buscam atenção
Que você possa ser consolado na simetria secreta da tua alma
Que você possa experimentar cada dia como uma dádiva sagrada tecida em torno do coração de maravilha
Que você possa ter alegria e paz no templo de seus sentidos

Raam mera ~ Meu Deus
Isto é de ~ Snatam Kaur Ras ~ CD

Snatam Kaur Guru Ram Das



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...