sábado, 21 de dezembro de 2013

Você pode....

Você pode curtir ser quem você é, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.
Você pode se divertir, brincar, cantar, dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis e não ficam bem para pessoas sérias e bem situadas como você.
Você pode assumir sua individualidade, ou reprimir seus talentos e fantasias, tentando ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.

Você pode deixar tudo como está para ver como é que fica, ou, com paciência e trabalho, realizar as mudanças necessárias na sua vida e no mundo à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos, ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.
Você pode amaldiçoar sua sorte, ou encarar a situação como uma grande oportunidade de crescimento que a vida lhe oferece.
Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Sempre é tempo de recomeçar.


Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos
.
Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade.
Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou.
Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado.
Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel.
Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo.
Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho.
Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos... 
O mundo está cheio de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva.
Veja quantas plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da tempestade. As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos.
Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente, na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao destino, o destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e você?
Você está pronto para recomeçar?
O caminho está a tua espera, pé na estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira liberdade.

Stress, ansiedade ou felicidade? = Festas de Final de Ano

Final de ano é um corre- corre, tem comemoração com os amigos, festa da empresa, da empresa do companheiro, apresentação dos filhos, a chegada dos parentes de fora, comprar os presentes, pensar nas alternativas de lazer para a criançada, no cardápio para as festividades, além da decoração, do modelito, no orçamento a ser gasto com tudo isto, na viagem de férias, na dieta para emagrecer.... Ahhhh!!!! Só de pensar eu já estou estressada.

Sem falar nas pessoas que se sentem solitárias, angustiadas, estressadas, ansiosas e tristes. Muito por ser esta época um símbolo de felicidade e alegria, e muitas não se sentirem assim. Motivos são variados: cobrança excessiva e o sentimento de fracasso após não cumprir as metas, relacionamentos desfeitos ou entes queridos que se foram, uma série de fatores que fazem muitas pessoas sofrerem com as festas.

Algumas dicas são válidas para driblar os desafios de final de ano, independente de como se sinta em relação as festas.
Procure apoio emocional- Compartilhe, converse com sua família, planeje algum tempo com os amigos. Se tiver se sentindo isolado, procure atividades que possa fazer com outras pessoas, como um trabalho voluntário, ou grupos comunitários ou religiosos. Analisar o porquê deste sentimento e buscar entender e transformá-lo é importante. A psicoterapia, ou terapia natural pode te ajudar nesta mudança.
Separe um tempo para ficar sozinho.  Com a correria, esquecemos de nós mesmos. Quinze minutos sozinhos pode ajudar a manter o ritmo e afastar o estresse. Aproveite o horário de verão e vá dar uma volta pelo bairro, uma dose diária de luz solar pode melhorar drasticamente o seu humor, a meditação também é uma ótima opção para controlar a ansiedade, tristeza e estresse.
Otimize seu tempo e aprenda a delegar. Não dá para fazer tudo sozinho, então aprenda a priorizar tarefas e delegar funções. Sua família e amigos podem até gostar de serem incluídos.
Presente de Natal não é sinônimo de amor. Todo mundo gosta de ganhar presente, mas isto não quer dizer que se você não der ou não ganhar muitos presentes neste Natal você não é querido por sua família, ou vão te culpar por alguma falta. Lembre-se que é o sentimento que conta, então se está sentindo mal ou incomodado com esta época do ano, é uma boa hora para se fazer presente na vida das pessoas que realmente considera boas para você, a aproximação e doação , nem que seja em uma telefonema agradecendo a amizade, já te fará muito bem e plantará sementes para um novo você..
Coloque tudo em perspectiva. Pense sobre o que o feriado realmente significa para você: tempo junto com sua família, observância religiosa, a reflexão sobre a sua vida e objetivos futuros, tempo de novas oportunidades e aprendizagem.
De olha na dieta...
Comer uma dieta equilibrada pode ajudar a assegurar as suas necessidades de vitaminas e minerais diárias, e como consequência, conseguir manter o ritmo e bom humor.
Importante:
Não pule nenhuma refeição;

Beba água – não só a fome pode ser confundida com sede, mas também o cansaço;

Coma mais grãos integrais e menos açúcar, mantendo o açúcar no sangue equilibrado e a energia constante, além de ajudar no humor;

Se estiver de mau humor, evite o café pois a cafeína suprime a serotonima

Para nos ajudar neste momento, vou escolher o óleo essencial de Bergamota (Citrus bergamia)que pode  ajudar nos momentos de estresse, já que relaxa e acalma a mente e o coração ansioso, auxilia no entendimento das emoções e conflitos internos, além de trazer a alegria e cumplicidade dos óleos cítricos.  
Pingue uma gota no travesseiro antes de dormir, se estiver com problemas no sono, ou pingue uma gota em um lenço ou aromatizador pessoal e sinta a sua fragrância no sei dia e terá o companheiro ideal para passar pelo período de festas numa boa.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Os quatro piores alimentos industrializados



Ujatoba_miojo
Em um mundo cada vez mais globalizado, o tempo vira artigo cada vez mais escasso na vida de muitas pessoas. Às vezes, fica difícil até realizar as atividades mais básicas a qualquer ser humano, como fazer as refeições. É aí que a praticidade ganha terreno. Alimentos industrializados, prontos para o consumo, fazem sucesso, porque são práticos e dispensam muito tempo para o preparo. Mas o custo disso pode ser alto.


Esses alimentos são verdadeiros vilões da vida saudável, contém inúmeras substâncias que podem não só engordar, mas também, colocar em risco à sua saúde. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, um em cada dez adultos tem diabetes – 1,6 milhão de casos são diagnosticados por ano. Além disso, 70% da população é considerada acima do peso. Nós brasileiros também não temos o que comemorar. Hoje, 50% da população está com sobrepeso. Fique atento e conheça alguns dos piores alimentos industrializados, segundo o site Curiosidades Insanas.

NUGGETS

Os nuggets estão no topo da lista dos alimentos industrializados mais consumidos em todo mundo. Muito embora alguns defensores de comida saudável já tenham provado seus males, a maioria das pessoas ignora os fatos e continua comendo esse tipo de gordura. Mas, vamos a realidade: os nuggets são compostos de boa parte de gordura e carboidratos, além do glutamato monossódico, substância que dá aquela vontade de comer sem parar.
Além disso, são processados com a pior parte do frango: olhos, patas, miúdos, bicos, tudo muito rico em gorduras e amônia (sim, amônia!), para evitar a contaminação por bactérias, corantes e aromatizantes. Acompanhe a experiência frustrante do chef britânico Jamie Oliver ao tentar, involuntariamente, convencer criancinhas a não comerem mais nuggets:

MIOJO

Criado pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial, o miojo é um dos vilões da vida saudável. Para que o macarrão fique desidratado, daquela forma que encontramos no pacote, ele é pré-cozido e frito. Por isso, possui o triplo de calorias do que o macarrão convencional, além de gorduras trans. Se não bastasse, pesquisas recentes mostraram que o macarrão instantâneo faz mais mal do que se imaginava.
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), recentemente, analisou dez marcas de macarrão instantâneo e chegou a uma conclusão assustadora: o tempero em pó de algumas marcas do produto contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo em um dia inteiro. Miojo, sinônimo de sobrevivência: será?

LASANHA DE MICRO-ONDAS

Os adeptos da comida congelada precisam ficar mais atentos, pois esse tipo de alimento semi-pronto é rico em gordura saturada, ou seja, eleva os níveis do colesterol ruim e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Tais refeições também são ricas em sódio que, em excesso, pode ocasionar aumento da pressão arterial. Além disso, são extremamente calóricos. Uma lasanha de micro-ondas possui, em média, 900 Kcal, quase a metade de calorias que você deve ingerir por dia.

TEMPERO INSTANTÂNEO

Temperar a comida fica muito mais fácil com caldo de carnes ou legumes, não é mesmo? Mas esses cubinhos são quase um “veneno” para sua saúde. Eles contém elevada concentração de sódio e de aditivos químicos – como o glutamato monossódico, responsável por realçar o sabor. Esses aditivos estimulam o paladar, fazem com que as pessoas demorem ainda mais a ficarem satisfeitas, aumentando o prejuízo.
Pior ainda, também há uma suspeita de que o glutamato monossódico possa causar câncer no trato intestinal, além de inúmeros danos à pressão arterial. Alimentar-se bem é essencial para sua saúde, evite os alimentos citados acima e procure fazer refeições ricas em proteínas, legumes e frutas. Tudo é uma questão de equilíbrio.



Matéria do site EcoDesenvolvimento

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Aproveite o Natal para sonhar: realização dos sonhos está vinculada à capacidade de acreditar



A época do Natal nos remete à magia de sonhar. Quantos de nós deixamos no passado tudo aquilo que sonhamos um dia realizar? Quantos não se permitem mais sonhar? Quantos sequer se lembram mais dos sonhos de olhos abertos, onde os pensamentos divagavam por lugares desconhecidos? Mas já na maturidade nos perguntamos em momentos raros de reflexão: "O que fiz da minha vida?" Quantos de nós abandonamos nossos sonhos para viver os sonhos de outra pessoa? Não quero me referir a um saudosismo que nada pode mudar seu presente, mas aos sonhos que nos faz sentir vivos, e que podem ser despertados e, porque não, realizados.
Qual a diferença entre aqueles que conseguem o que um dia desejaram e os que nada conseguiram? Sorte? Estar no lugar certo, na hora certa? Oportunidade? Dinheiro? Cada um pode ter sua própria resposta, mas creio que o diferencial é acreditar! Acreditar independente das circunstâncias, sem parar em cada obstáculo que surgir, mas acreditando que cada dificuldade tem a capacidade de nos tornar mais fortes e determinados. As pessoas, infelizmente, se acomodam nas situações por mais destrutivas e insatisfatórias que sejam, muitas vezes, sem nada fazer para mudar sua realidade. Ficam em sua zona de conforto, usufruindo de vantagens secundárias, as quais permitem que permaneçam nos mesmos lugares, sem assim terem que enfrentar o tão temido novo, desconhecido, que causa medo, desconforto e paralisação.

As pessoas se acomodam, se acovardam, diante de pequenos ou grandes obstáculos, quando na verdade, deveriam, e poderiam, se fortalecer. Isso ocorre muitas vezes porque no íntimo não acreditam em si mesmas, e muito menos na própria capacidade de mudar situações, quem dirá mudar a vida! Menos riscos, menos erros? Com certeza! Jung dizia: "A verdade sai do erro. Por isso nunca tive medo de errar, nem dele me arrependi seriamente". Essa frase nos faz refletir muito! Sem erros nada aprendemos, nada crescemos. Quem se permite errar? Com certeza poucas pessoas. Tendemos a ser muito críticos e rígidos, perdendo assim a oportunidade de evoluirmos, caso fossemos um pouco mais flexíveis conosco e com as outras pessoas.

O Natal realmente nos deixa mais sensibilizados, tocando em nossos corações de maneira única. Por que não aproveitarmos esse momento para despertarmos os sonhos que estão adormecidos dentro de nós? Vá até seu passado, sua infância... Naquela época não havia medo, apenas a certeza daquilo que se desejava. Quais eram seus sonhos? Quais deles você realizou? E hoje, quais são seus sonhos? Pode ser apenas um, mas deve existir! Por que se acomodar, culpar os outros por não ter ido adiante? Não, você não vai dizer que abriu mão daquilo que mais queria porque seu pai, sua mãe, irmão, irmã, chefe, enfim, porque alguém não deixou.

Assuma para si mesmo a responsabilidade e, principalmente, o desejo de que agora será diferente. Abandone o papel de vítima, o comodismo, a zona de conforto e se permita voltar a sonhar! E o mais importante: se permita realizar! Sonhe com os olhos fechados, abertos, deitado, em pé, mas sonhe! E depois de ter despertado seus sonhos, reflita qual a maneira de torná-lo realidade. Você não precisa, e nem deve, contar para ninguém o que pretende fazer, simplesmente arregace as mangas e acredite! Diga a si mesmo: "Eu posso, eu consigo, pois acredito acima de tudo em mim mesmo e na minha capacidade em realizar meus próprios sonhos!"

Programe seu Natal da maneira que deseja, e ainda que esteja, ou fique só, não se lamente por isso, mas aprenda a gostar da sua própria companhia. Ao pensar no ano de 2014, visualize conquistando cada um de seus sonhos em cada dia do próximo ano da maneira que deseja para que seja feliz! Não, a idade não está ligada a suas conquistas, a limitação quem impõe é você mesmo através de seus pensamentos limitadores e negativos. Mude e jogue fora tudo que te deixa para baixo, triste, deprimido, te faz mal, machuca e destrói. Tenha consciência que a realização de cada sonho dependerá de sua perseverança. Por isso, não tenha dúvida, medo, mas sim a determinação necessária para alcançar todos os seus sonhos!

Uma família, com certeza!



"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem!"
(Guimarães Rosa, Grande Sertão - Veredas)



Uma família, com certeza!


"Família é prato difícil de preparar.
São muitos ingredientes.
Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo.


Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência.
Não é para qualquer um.
Os truques, os segredos, o imprevisível.
às vezes, dá até vontade de desistir.


Preferimos o desconforto do estômago vazio.
Vêm a preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio.
Mas a vida, (azeitona verde no palito) sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite.


O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares.
Súbito, feito milagre, a família está servida.
Fulana sai a mais inteligente de todas.
Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade.


Sicrano, quem diria?
Solou, endureceu, murchou antes do tempo.
Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante.


Aquele o surpreendeu e foi morar longe.
Ela, a mais apaixonada.
A outra, a mais consistente.


E você?
É, você mesmo, que me lê os pensamentos e veio aqui me fazer companhia.


Família é prato que emociona.
E a gente chora mesmo.
De alegria, de raiva ou de tristeza.

Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor do parentesco.
Mas, se misturadas com delicadeza, estas especiarias tornam a família mais colorida, interessante e saborosa.


Atenção também com os pesos e as medidas.
Uma pitada a mais disso ou daquilo e pronto, verdadeiro desastre.
Família é prato extremamente sensível.
Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido.


Outra coisa: é preciso ter boa mão, principalmente na hora que se decide meter a colher.
Saber meter a colher é verdadeira arte.


Uma grande amiga minha desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora errada.
O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita.


Bobagem.
Tudo ilusão.
Não existe família à Belle Meunière.
Família é afinidade, é à moda da casa.
E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.


Há famílias doces.
Outras, meio amargas.
Outras, apimentadíssimas.
Há também as que não tem gosto de nada, seriam assim um tipo de família dieta, que você suporta só para manter a linha.


Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo.
Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.
Enfim, receita de família não se copia, se inventa.
A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia.


A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel.
Muita coisa se perde na lembrança.



Principalmente na cabeça de um velho já meio caduco como eu.
O que este velho veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer.


Se puder saborear, saboreie.
Não ligue para etiquetas. 
Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro.


Aproveite o máximo.
Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete."
(Francisco Azevedo)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...