sábado, 8 de junho de 2013

Saiba tudo sobre Transtorno de Personalidade Borderline!

legião urbana só por hoje

Aprenda a cultivar temperos em casa


Ter uma horta não é privilégio apenas de quem mora em casas com grandes terrenos. É completamente possível cultivar condimentos e ervas em apartamentos ou em espaços pequenos, desde que o local seja bem iluminado, apresente boas condições de irrigação e tenha solo de boa qualidade.

Algumas espécies se adaptam melhor em canteiro, são elas: alecrim, manjericão, estragão, camomila, capuchinha, cebolinha, erva cidreira, hortelã, orégano, pimenta-dedo-de-moça, salsinha e sálvia.

Aprenda como montar um canteiro e a cultivar algumas espécies:

Você vai precisar de um vaso grande ou uma jardineira (pode ser de plástico ou de barro), terra, húmus de minhoca, mudas de ervas de boa procedência.


Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita, para drenagem. 
  Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso. Por fim, espalhe um pouco de areia.
 Enterre o torrão da muda e complete com a terra até cobri-lo.
 Afofe com as mãos em volta do torrão e complete com um pouco mais de terra até a borda.
 
Fique atento a algumas dicas de cuidados:


- As ervas precisam de luz solar, pelo menos algumas horas por dia. Sem isso, é praticamente impossível cultivá-las.

- Mantenha regas regulares, mas nunca encharque a terra.

- Retire folhas velhas, amareladas e secas e verifique periodicamente se não há ataques de pragas. Nesses casos, evite produtos químicos e use apenas inseticidas naturais (calda de fumo, calda de sabão, etc.), pois as ervas serão utilizadas como tempero e no preparo de chás.

- Adube a cada 3 meses, com húmus de minhoca e torta de mamona.

- Na hora de escolher as ervas, procure selecioná-las segundo as exigências de luminosidade. Lembre-se que elas estarão no mesmo vaso.

Saiba mais sobre algumas espécies:

Alecrim
 
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta semi-arbustiva, delicada e que ainda deixa o ambiente com um perfume muito especial. Na cozinha, é usado para temperar carnes em geral, legumes e até dar um sabor diferente a omeletes. Cresce bem em ambientes muito ensolarados. Por isso, você pode plantar sua mudinha em vasinhos com 20 cm de diâmetro, usando terra comum de jardim. Para obter novas mudas, é só lascar um galho e plantar em solo úmido.
 
 Cebolinha verde
A cebolinha (Allium schoenoprasum) é uma planta bulbosa do mesmo gênero do alho e da cebola. Suas folhas formam um tubinho oco e têm um aroma suave de cebola, bastante apreciado em inúmeras receitas. Pode ser semeada em pequenos vasos de barro, mas se você quiser ter esse tempero mais rapidamente, uma solução prática é aproveitar as mudinhas que são vendidas na feira. Para isso, quando comprar cebolinha, corte as folhas para uso e plante os toquinhos, com um pouco da raiz. Em pouco tempo, as mudas vão soltar brotos vigorosos e perfumados. Ao plantar, não esqueça que a cebolinha gosta de solo fértil, rico em matéria orgânica

.
 Coentro
Conhecido também como salsa chinesa, o coentro (Coriandrum sativum) tem as folhas parecidas com as da salsa, mas seu sabor é bem diferente, mais próximo ao do limão. Suas folhas são usadas em inúmeros pratos à base de peixe, as sementes em conservas e o coentro em pó para aromatizar massa de pães e carnes assadas. Pode ser cultivado facilmente a partir de sementes, em vasos com solo rico em matéria orgânica, sempre em locais com bastante sol. 

 Hortelã
Você pode escolher entre várias espécies de hortelã, mas as mais comuns são a Mentha crispa, com folhas verdes escuras e crespas, e a Mentha Spicata, num tom de verde mais claro e com folhas lisas. Todas são viçosas e perfumadas e usadas para temperar quibes, saladas, carnes de peixe e carneiro, aromatizar sucos e sobremesas, como sorvetes, pudins e gelatinas. Crescem bem em ambientes ensolarados, mas toleram bem um leve sombreado. No início da primavera, renove a terra dos vasos e aproveite para desfazer o emaranhado das raízes e podá-las, se for necessário.

 Manjericão Há várias espécies, com folhas mais largas ou delicadas, todas da família dos Ocimum. O manjericão é conhecido também como alfavaca e basílico, e suas folhas são usadas em peixes, carnes e molhos. Pode atingir de 40 a 60 cm de altura, por isso deve ser plantado em um vasio de uns 20 cm de diâmetro. Necessita de bastante sol e, se começar a crescer muito, você deve podar alguns ramos para ativar novas brotações e obter uma planta mais cheia.
 
 Orégano Conhecido também como orégão, o Origanum virens é uma erva originária do Mediterrâneo, muito usada em peixes, carnes, saladas, molhos e suco de tomate. Gosta de ambientes ensolarados e solo leve e arenoso, com boa drenagem. As folhas e pontas de galhos podem ser cortadas para serem usadas fresquinhas, e logo vão surgir novos brotos, que vão deixar a plantinha ainda mais densa e decorativa. Não se esqueça de renovar o solo do vaso anualmente, com uma mistura nova e nutritiva.
 Salsa Originária da Europa, a salsa ou salsinha (Petroselinum sativum) é uma plantinha simpática, com folhas bipartidas ou crespas, mas sempre muito aromática. É bastante popular no Brasil e entra na composição de inúmeras receitas salgadas, como carnes, sopas, bolos e saladas. Seu cultivo é muito simples: basta semear num pequeno vaso e deixar junto a uma janela iluminada. Em pouco tempo, você terá uma linda plantinha e ramos fresquinhos para dar um sabor todo especial às suas receitas. 
 Salvia
Em vasos, a sálvia (Salvia officinalis) chega a atingir 30 ou 40 cm de altura, sempre bonita com suas folhas alongadas e meio cinzas. É usado para temperar peixes, carnes, queijo fundido e em cozidos, substituindo o louro. Exige muito sol e pode ser multiplicada facilmente através de estacas de galhos. 

 Tomilho
Conhecido também como timo (Thymus vulgaris), pode ser salpicado em qualquer prato à base de peixe, esfregado em carnes, antes de levá-las ao forno, e misturado em queijos e requeijões. Atinge de 10 a 30 cm de altura, e tem os ramos aveludados, que normalmente só começam a ser colhidos depois que a planta atinge dois anos. Para crescer bem, necessita de bastante sol e de um solo leve e arenoso.

Fonte: Portal dos Condomínios. Autor: Thaís Vieira.


Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico científico do Portal Unimed Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico científico  do Portal Unimed

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Todos nós ao nascer, ganhamos um espelho. Espelhos e florais



1. Todos nós ao nascer, ganhamos um espelho. Este espelho é, então, colado no nosso peito.
E assim vivemos toda a nossa vida, refletindo o outro e vendo no (espelho do) outro o nosso reflexo. 
Hermann Hesse disse: " Se você odeia uma pessoa, odeia algo nela que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos incomoda." Viver considerando isto vai desenvolvendo nossa compaixão, nossa tolerância,nossa empatia e nossa solidariedade para com as nossas fraquezas e dificuldades dos outros.
2. Cem por cento do que somos e vivemos (inclusive o que supomos ser acidentes) é fruto de nossas escolhas e opções. Conscientes ou inconscientes. Viver consciente disto desenvolve nosso discernimento e nossa responsabilidade para com a vida, com as pessoas e com nossas atitudes.
3. Livre-se da culpa. A única função da culpa é manter sua auto-estima baixa (por isso algumas religiões fomentam a idéia da culpa para assim manter poder). Transmute a culpa por responsabilidade. Ninguém é culpado de absolutamente nada, mas todos são completamente responsáveis por tudo. Viver assim te torna mais atento e cuidadoso para com toda a existência.
4. Desenvolva a aceitação. Sempre que entramos em contato com alguma dificuldade ou fraqueza nossa, através de alguém ou de alguma circunstância, normalmente o primeiro impulso da mente/ ego é: ou nos defendemos, negando e resistindo a entrar em contato (muitas vezes entrando na irritação e na revolta, geralmente imputando a culpa a alguém ou a alguma coisa), ou entramos na condição de vítimas, mergulhando na baixa auto-estima.
 Aceite sua natureza humana como ela é e aceite também a sua sombra. Entenda que você está aqui na Terra para aprender e expandir sua existência. Um Mestre hindu falou: "Errar, ter defeitos, falhas, fraquezas, é seu direito.Trabalhar para transmutar isso tudo é seu dever".
(sem autor identificado).
Os florais de bach ajudam aqueles criticos e intolerantes que adoram apontar o dedo para o outro se fazendo de vitimas,contando lógico, a versão deles em qualquer  história(ou omitindo parte),projetando sua sombra no outro.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Você é aquilo que ninguém vê.

"Você é aquilo que ninguém vê. 
Uma coleção de histórias, estórias, memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias, sucessos, sentimentos e pensamentos. 
Se definir é se limitar. 
Você é um eterno parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar."

Machado de Assis
Arte: Priapo Longoni Carpent
"Você é aquilo que ninguém vê.

Uma coleção de histórias, estórias, memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias, sucessos, sentimentos e pensamentos.
Se definir é se limitar.
Você é um eterno parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar."

Machado de Assis
Arte: Priapo Longoni Carpent

10 pensamentos para motivar

Deixe sua mente livre.



Florais de Bach ajudam tratar criança hiperativa




O tratamento com Florais de Bach é um dos mais conhecidos métodos alternativos para melhorar aspectos psicológicos e nervosos do ser humano.
Mas você sabe exatamente como funciona esse método?

Se você tem criança hiperativa ou introspectiva, então, esse assunto serve pra você. Afinal, os Florais de Bach podem ser utilizados em crianças, "Qualquer pessoa e de qualquer idade pode usar, pois não há contra indicação e não são medicamentos, são consideradas essências vibracionais",

Os "Remédios Florais de Bach", como originalmente são chamados, foram descobertos por Edward Bach (1836-1936), um médico homeopata, bacteriologista e imunologista. "São essências de flores com vibrações que atuam diretamente sobre as emoções". No total são utilizadas neste método 38 essências de flores, que são divididas em sete grupos segundo os tipos de personalidade - sendo cada floral para uma emoção específica. "O doutor Bach costumava dizer que este sistema era para o sofrimento da alma, pois são catalisadores de energia".

Seu filho não pára quieto: além de brincar o dia todo, ele não dorme tranqüilamente. Na escola, chovem reclamações de agitação, impulsividade e desatenção. Pois é, sua ‘criança levada’ pode sofrer de TDHA - Transtorno de Déficit de Atenção, também chamado de Hiperatividade, que causa excesso de agitação, impulsividade e desatenção.

Os Florais de Bach não tratam doença alguma, mas sim a pessoa e suas emoções e podem ser estendido às crianças. Eles agem no organismo de maneira a equilibrá-lo, desta forma, o paciente entra em harmonia para receber outros tratamentos. “É por isso que chamamos os Florais de Bach de Terapia Complementar. E, no caso da hiperatividade, temos algumas essências que atendem muito bem os estados de ânimo hiperativo”.

Na infância, pode ser difícil distinguir entre os sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e comportamentos apropriados à idade em crianças ativas. “A criança só é considerada hiperativa quando apresenta estes comportamentos em todos os ambientes, como na escola, em casa ou na festa. Se for esporádico, não é hiperativa”.
Na escola, a criança hiperativa não presta atenção à aula porque para ela as aulas são um tédio, o que se reflete em baixo rendimento escolar. Dificilmente, ela respeita regras ou obedece ordens, além de atrapalhar toda a turma

Características de hiperatividade

Criança ‘desligada’: o hiperativo dificilmente presta atenção por muito tempo em alguma coisa, é distraído e desligado, parece que está no ‘mundo da lua’. Perde ou esquece seus pertences com facilidade. Destaca-se por ter mil idéias, mas não consegue finalizar nenhuma.

Criança impulsiva: freqüentemente, o hiperativo dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completas. Primeiro age, depois pensa no que fez. Com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez, interrompe ou se mete em assuntos de outros, não tem paciência para ouvir instruções até o final e demonstra irritabilidade.

Baixo rendimento: a criança é inteligente, ágil e criativa, mas apresenta baixo rendimento escolar, o que a deixa com baixa auto-estima. Na fase de alfabetização, tem dificuldade de falar e escrever, troca letras e confunde p,q,b,d, tornando-se insegura ao falar e escrever.

Criança rebelde: é comum a queixa de que os hiperativos não aceitam ser contrariados. Geralmente ganham no grito, manifestando agressividade, nervosismo e intolerância. Em contrapartida, o comportamento doce e carinhoso se manifesta em seguida. Por não lidar bem com suas emoções, na adolescência pode buscar nas drogas uma forma de aliviar suas turbulentas emoções.

Consultas direto pelo facebook também para facilitar para quem mora em outras cidades.Entre em contato por aqui em meu facebook ou email.

email: anelisevfeijo@gmail.com

CHÁS -Bom para a Saúde Mental, fisica e Espiritual



Os Chás estimulam a mente, o espírito. A origem do chá remonta à China, 3000 anos a.C.. A história que se conta é que o imperador Chen Nung ordenou a toda a população que, por razões de higiene, passasse a ferver a água antes de ser bebida. Uma tarde, quando o próprio Chen Nung fervia a sua água, passou por ali uma brisa que arrancou algumas folhas do arbusto que lhe fazia sombra. Por acaso, as folhas caíram exactamente dentro da água que já fervia. O imperador provou a água e gostou do sabor que encontrou. O arbusto, escusado será dizer, era a planta que veio a dar origem ao chá. O chá tornou-se uma bebida universal: viajou da China para todo o Oriente e terão sido os Portugueses a trazê-lo para a Europa.


BOLDO - Estimula o apetite e auxilia a digestão de gorduras

CAMOMILA - Alivia náuseas, dores e cólicas e combate a insônia


ERVA-DOCE - Ajuda na digestão e alivia cólica abdominais.


GUACO - Expectorante, alivia tosse, bronquite e rouquidão.


CARQUEJA - Contra azia e má digestão.


HORTELÃ - Contra gazes, vômitos e dores de cabeça e fígado.


LIMÃO - Coadjuvante no tratamento de resfriados e gripes.


MALVA - Alivia tosse e dor de garganta.


MELISSA e ERVA-CIDREIRA- Alivia gases, enjôos e má digestão, temefeito calmante e combate a depressão.


QUEBRA-PEDRA- Dissolve cálculos renais e diminui cólicas.


SÁLVIA- Expectorante, elimina secreções de vias respiratórias.

Te desejo um lindo dia...



terça-feira, 4 de junho de 2013

Controle sua mente e livre-se dos maus pensamentos




Nossa mente é como um aparelho de rádio que recebe todas as espécies de mensagens através das ondas do rádio. Nossos pensamentos são como mensagens radiofônicas, transmitidos através do éter, captados e transmitidos de pessoa a pessoa.

O pensamento é uma força sutil e dinâmica. A velocidade do pensamento é muito maior que a da luz e ele se propaga instantaneamente. Tem um poder muito grande e é contagiante.

Uma pessoa equilibrada difunde ao seu redor pensamentos de harmonia que entram nas mentes de outras pessoas e produzem sentimentos de paz e harmonia. Em contraste com isto, uma mente negativa com raiva, inveja transmite esses pensamentos negativos que entram em outras mentes, produzindo pensamentos e sentimentos de violência e conflitos.

A lei "os semelhantes exercem mútua atração" funciona também no mundo do pensamento. O semelhante atrai o semelhante. Você rejeita e absorve os pensamentos de acordo com seu mundo interno. Se você está positivo, assimila pensamentos positivos, de prosperidade, alegria. Se estiver negativo, sua mente é receptiva às vibrações negativas e assimila pensamentos de medos, tristeza, raiva, inquietação.

Assim como você exercita seu corpo fazendo caminhadas, ginástica, esportes, para manter a saúde física, você precisa manter a saúde mental pela recepção de ondas corretas de pensamento. Precisa mudar sua atitude interior, aprender a relaxar, a apaziguar corpo e mente e cultivar pensamentos bons e positivos.

A saúde do corpo começa na mente. Todo pensamento é transmitido às células e exerce influência sobre o corpo. Se na mente existir emoções e pensamentos negativos, eles serão transmitidos através dos nervos para cada célula do corpo. A tristeza na mente enfraquece o corpo. As células que atuam como soldados defendendo o corpo, se enfraquecem, tornando-se ineficientes. Isto diminui a força vital e produz a doença.

O sorriso envia para o cérebro uma mensagem que tudo está bem. Isto aumenta a serotonina no cérebro produzindo um estado de bem-estar e seu sistema imunológico fica mais forte. Sorria. Confie, ria, celebre a vida com um coração agradecido.

Aprenda a observar a sua mente

Comece a observar atentamente como vários pensamentos inúteis, de preocupação, do passado ou do futuro surgem em sua mente e fogem de seu controle. Um pensamento conduz a outro e você vai se tornando agitado. Observe como se torna tenso quando se deixa envolver por estes pensamentos. Você fica remoendo mágoas, reproduzindo mentalmente cenas conflitantes e gerando assim raiva e sofrimentos inúteis.

Perceba o que acontece em sua mente antes destes pensamentos formarem estas ondas negativas trazendo aflições e ansiedade. Quando detectar isto, diga para você mesmo:

"Olha eu aí de novo... Olha eu alimentando isto de novo".

"Para que pensar isto e causar sofrimento para mim? Isto é mente negativa".

E deste modo, corte o mal pela raiz. Este método é infalível. Quando a mente perceber que está sendo observada, que agora tem alguém no comando, ela vai se tornando menos resistente, mais dócil e se torna mais fácil controlá-la.

Antes de sua mente disparar com tantos pensamentos, pare com esta inquietação. Procure se concentrar no que está fazendo. Converse com sua mente. Explique a ela que no momento certo você fará o que tem de ser feito, que tudo acontece para melhor. Acredite em você e na sua mente positiva que é sua verdadeira amiga.

Não permita que a mente permaneça nos velhos sulcos, nos antigos padrões mentais e hábitos antigos de pensamentos. Pratique a vigilância. Mantenha-se alerta. Compreenda que você pode afastar os pensamentos desnecessários, negativos, de irritação, de tristeza, de medos. Cultive pensamentos proveitosos, benéficos e úteis. Aprenda a estar presente no momento presente.

Comece a praticar isto agora mesmo. Não desanime se no princípio achar que é difícil ou até impossível. Muitos destes pensamentos negativos estão morando em seu interior há muito tempo e eles se sentem donos de sua mente; não vão querer sair com facilidade. Tenha a coragem de mudar e ser livre para ser mais feliz. Seja persistente e determinado!

Ao perceber, algumas vezes ao dia, um pensamento negativo e imediatamente substituí-lo por um pensamento oposto, você começa a exercer seu poder de escolha.Você começa a usar o poder da mente a seu favor. Você compreende que pode parar de sofrer. Você adquire o apoio de uma mente tranquila, amável, mais silenciosa e pacífica.

A maioria das pessoas nem mesmo começa a tentar, e a maioria daqueles que começam, não se lembram de continuar a fazê-lo. Todavia, se você for persistente e estável, pode criar o hábito do pensamento positivo. Em vez do hábito da preocupação e tristeza, desenvolva o hábito da alegria e felicidade.

A maioria de nós tem sido condicionada a pensar negativamente. Isto se tornou um velho hábito e parece perfeitamente natural. Todavia, você pode apagar o velho condicionamento e criar tendências positivas.

Para experimentar um sentimento você tem que primeiro produzir o pensamento que é responsável por este sentimento. Quando se sentir triste, deprimido, desanimado, observe seu pensamento -- com certeza você alimentou um pensamento negativo. Sem pensamento negativo não pode existir a depressão, o estresse, a angústia. Você mesmo alimenta seus conflitos, irritação e ansiedade com a força de seu pensamento.

Precisamos compreender que passado é passado e não adianta ficar remoendo o que já passou, se torturando, se culpando e sendo assim seu próprio inimigo. Sentir mágoas e guardar ressentimentos não muda as situações, apenas perturba nossa mente e causa infelicidade. Não é errado se lembrar do passado, mas precisamos nos libertar dos sentimentos negativos ligados aos acontecimentos.

Se você tem uma pedra em seu sapato, você a tira. Descalça o sapato, o sacode e senti alívio imediato. Você precisa compreender que também pode remover um pensamento negativo da mente. Basta decidir fazer isto. Escolher o que pensar. Escolher optar por ser mais feliz.

Pratique o doce autoesforço. Permita que a jóia da paciência emerja de seu próprio ser e brilhe. Desenvolva o poder do pensamento positivo e colha seus frutos benéficos, vivendo com mais entusiasmo e tranquilidade.Fique em paz!

por Emilce Shrividya Starling
Referências bibliográficas:
O poder do pensamento pela Ioga. Sivananda,Swami. Ed. Pensamento
Não faça tempestade em copo d'água...e tudo na vida são copos d'água. Carlson,Richard. Ed. Rocco

Nunca desista !!!


Nunca desista
mesmo que a vida
seja difícil...

  Nunca desista de viver
seja forte para superar...
Toda e qualquer situação

nunca desista de ser feliz...
Existem pedras
não desista de andar...

Existem barreiras
não desista de passar...

Existem os nós
é preciso desatar...

Existe o desânimo
é a pior coisa que há...
A estrada é longa
não desista de chegar...

Existe o cansaço
é preciso caminhar...

Existe a derrota
você nasceu para ganhar...
Existe o desamor
é fundamental amar.....

Nunca Desista

 (desconheço o autor)

Viva com sabedoria.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...