quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

AS PALAVRAS TÊM PODER - APRENDA A SER POSITIVO SEMPRE!

A "Programação Neurolingüística" é um excelente caminho para quem busca desenvolver uma maneira positiva e correta de se expressar. Confira abaixo, um texto do "Instituto de Neurolingüística do Rio de Janeiro":
O cérebro humano está continuamente criando imagens mentais. Esta é uma das maneiras fundamentais pela qual nos orientamos no mundo que nos cerca. A estruturação mental de imagens permite ao cérebro criar relações entre os objetos no espaço físico que nossos sentidos podem detectar. Baseado nessas imagens, escolhemos como interagir com o mundo. As imagens são a fonte primária da escolha de nosso comportamento.
Existem duas maneiras-chave pelas quais a mente recebe os dados dos sentidos com os quais cria­mos essas imagens. Uma é pelo que vemos e, a outra, é a da linguagem que ouvimos. Essa é conhe­cida tecnicamente como Imagem verbal, que tem um efeito poderoso no comportamento humano.
Como usar isso conscientemente para nos comunicarmos de maneira mais clara?
Quando uma pessoa ouve palavras, o cérebro imediatamente processa esse "dado sensorial" como uma imagem. Freqüentemente, a imagem criada no cérebro é contrária à idéia que as pessoas estão tentando comunicar. Na verdade, muitas vezes, é exatamente o oposto! Entretanto, em todas as áreas da comunicação humana torna-se importante, senão crítico, escolher conscientemente pala­vras para criar o efeito desejado que estamos procurando numa dada situação.
Exemplo: Uma das mais curiosas palavras da língua portuguesa é "NÃO". A curiosidade vem do fato de que, em termos de imagem visual, o cérebro não pode processar a palavra "não". É como se, dentro da mente humana a palavra "não" não existisse. Quando apresentado com um "não", o cérebro imediatamente cria uma imagem que "não" era para ser criada. Você tem esta experiência quando tenta "não" imaginar um gorila rosa. O caso mais clássico dessa situação é o exemplo seguinte:

Uma mãe dirige-se ao filho e diz as seguintes palavras:
"Agora, querido, não derrame seu leite!"
Qual é a imagem visual criada imediatamente na mente da criança?
Claro: leite derramado!

Aqui estão algumas das palavras negativas mais usadas: Não posso, Não, Não devo, Evitar e Nunca.
É útil tornar-se consciente de quando e como você usa essas palavras. Quanto mais consciente você está, mais o seu cérebro começará a oferecer alternativas!
Existe um segundo fator em relação a como nossa mente lida com essas imagens que é importante entender. O cérebro opera com um processo interno conhecido como Dissonância Cognitiva que trabalha em conjunto com a imagem visual, uma vez que uma imagem é criada, o cérebro procura transformar aquela visão em realidade.
Com essa idéia em mente, pense no exemplo passado. A criança estava "imaginando" o leite derra­mando pela mesa. O que você acha que acontecerá depois? Você provavelmente adivinhou. Em al­guns segundos, o braço da criança baterá "acidentalmente" no copo e o leite se derramará, porque num nível inconsciente o cérebro, através do mecanismo de dissonância cognitiva, está procurando trazer para a realidade a imagem visual que ele está vendo! Embora a mãe repreenda a criança por "não prestar atenção", a criança, verdadeiramente, estava prestando muita atenção a exatamente o que a mãe disse!
O termo Imagem Mental é mais útil se for expandido para incluir um aspecto adicional. As imagens que queremos eliminar, freqüentemente, contêm o que poderia ser denominado de ações negativas ou conseqüências. Aquelas que queremos criar são, comumente, positivas. Adicionando essa idéia à pri­meira, de criar imagens, chegamos ao termo: Imagens Mentais Positivas
Imagens Mentais Positivas são a meta de qualquer pessoa que está, conscientemente, escolhendo suas palavras para comunicar uma idéia de maneira correta. Aqui está um exemplo para ilustrar este ponto que inclui duas imagens mentais que devem ser ajustadas de imagens negativas para positivas...

Um professor faz a seguinte declaração:
"Não cometa muitos erros ou você não passará no teste!"
Estão sendo criadas duas imagens: erre e falhe!
Ao invés disso, o professor poderia ter falado...
"Certifique-se de acertar o máximo que você puder, e
você receberá uma nota excelente no teste!"

 Conscientemente, escolher com cuidado que palavras usar pode parecer estranho no princípio. Essa estranheza é resultado de fazer algo diferente do que lhe é familiar. Fazendo uma analogia, lembre-se da primeira vez que você andou de bicicleta. Isso pode ter sido extremamente estranho no início. Eventualmente, no entanto, foi se acostumando e, então, andar de bicicleta tornou-se algo completa­mente natural para você.
- Refaça cada frase usando Imagens Mentais Positivas.
- Escreva suas respostas no espaço abaixo.
 Exemplo:
Frase: "Não saia sem o seu casaco".
Refazendo a Frase: "Lembre-se de levar seu casaco se for sair".
Exercite, Refaça as Frases na Forma Positiva usando sua criatividade:
- “Não olhe para lá”.
- “Tente não se atrasar”.
- “Seja cuidadoso, não torça o tornozelo”.
- “Por favor, complete essa avaliação sem olhar seu caderno, o quadro na frente da sala ou a prova dos outros”.
- “Esteja consciente do perigo de perder a paciência”.
- “É importante evitar áreas escuras na rua, isso vai prevenir que ladrões tenham a oportunidade de atacar você”.
- “Em nenhum momento durante uma emergência, você deve permitir que o pânico e as emoções atrapalhem você”.
- “Evite sair dessa sala por essa porta porque você pode disparar o alarme de incêndio”.

OS 10 AUXILIARES LINGÜÍSTICOS:
1) CUIDADO COM A PALAVRA "NÃO". A frase que contém a palavra "NÃO", para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O "NÃO" existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha... Eu pedi para você "NÃO" pensar na cor vermelha e você provavelmente pensou.
Procure falar no positivo, diga o que você quer e não o que você não quer, por exemplo: uma pessoa diz a outra, "Não mexa no meu computador", ele deveria dizer algo como ..."No meu computador só quem mexe sou eu", ou "Você está proibido de mexer em meu computador".
2) CUIDADO COM A PALAVRA "MAS", QUE NEGA TUDO O QUE VEM ANTES. Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS...". Substitua o MAS por E, quando indicado.
 
3) CUIDADO COM A PALAVRA "TENTAR", QUE PRESSUPÕE A POSSIBILIDADE DE FALHA. Por exemplo: "Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas". Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou "tentar". Evite TENTAR quando quiser fazer algo, afirme que fará, e faça.
 
4) CUIDADO COM A PALAVRAS "DEVO", "TENHO QUE" ou "PRECISO", que pressupõem que algo externo controla sua vida. Em vez delas use "QUERO", "DECIDO", "VOU".
 
5) CUIDADO COM "NÃO POSSO" ou "NÃO CONSIGO" que dão a idéia de incapacidade pessoal. Use "NÃO QUERO", "DECIDO NÃO", ou "NÃO PODIA", "NÃO CONSEGUIA", que pressupõe que vai poder ou conseguir.
 
6) Fale dos problemas ou descrições negativas de si mesmo, utilizando o tempo do verbo no passado ou diga ainda. Isto libera o presente. Por exemplo: “eu tinha dificuldade de fazer isso”; “não consigo ainda.”  A palavra "ainda", pressupõe que vai conseguir.
 
7) Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou conseguindo".
 
8) Substitua o "SE" por "QUANDO". Por exemplo: em vez de falar "Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar". “Quando” pressupõe que você está decidido.
 
9) Substitua "ESPERO" por "SEI". Por exemplo: em vez de falar "Eu espero aprender isso", diga "Eu sei que vou aprender isso". ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
 
10) Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo: Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer à presença de vocês", diga "Eu agradeço a presença de vocês". O verbo no presente fica mais forte e concreto.

Falar corretamente é muito importante. O que nos diferencia dos animais é o som ordenado que transmite a sabedoria, o conhecimento e a capacidade de comunicação com Deus e seus Anjos. Quando estamos evoluindo neste ser humano que tem de se tornar um Deus em Glória e Poder, temos que ter em mente que aprender a falar corretamente, positivamente, claramente, sem gírias ou palavrões é um caminho para o controle de nossas faculdades, utilizando assim, um pouco daquela capacidade que desprezamos ao utilizarmos um décimo de nosso Poder divino...

AS TRÊS PENEIRAS
 
Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.
 
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
 
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
 
- Três peneiras?
 
- Sim. A primeira peneira é a Verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer por aí mesmo.
 
Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a Bondade.
 
O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: Necessidade.
 
Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?
 
E, arremata Sócrates: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos.
 
Caso contrário, esqueça e enterre tudo.
 
Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas de planeta.
 
Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.
 
PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS !
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS !
PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS !
 
 
Encontrei varias fontes com o mesmo conteudo,não sei quem é o autor original,caso vc saiba,me fale para dar o credito .


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

"O que é neurose?

  Não ser feliz com você mesmo é neurose, não estar contente consigo mesmo é neurose. E, então, você entra em tumulto e problemas. Aí você perde toda a paz de espírito, toda a alegria da vida. Então, você existe em angústia; então, você cria um inferno para si mesmo.
Se torne comum. Esse é o meu ensinamento, - se ele pode ser chamado de ensinamento - porque até agora os ensinamentos foram para levá-lo para algum objetivo extraordinário. Mas se você perguntar aos Despertos, eles sempre dizem: seja apenas comum.
Não fique obcecado. Viva sem esforço, viva em um LET-GO... e, em seguida, a natureza tomará posse de você. Sua vida se torna espontânea. Você vive momento a momento sem nenhuma ideologia para decidir, sem conclusões - você vive sem conclusões. Cada momento traz a sua própria realidade -e você responde a ela- e você responde de seu ser total. Cada célula de seu corpo e mente e a alma estão envolvidos nisto.
Então, você nunca se arrepende - pois como você pode se arrepender? Você respondeu totalmente, assim tudo o que acontece é bom - porque nada mais era possível. Você fez tudo -você respondeu totalmente -, você aceitou o desafio. Você não pode se arrepender se você vive espontaneamente... Basta ver as coisas naturais, olhe para a natureza. E pouco a pouco, você vai compreender Dhamma - a verdadeira religião, a Lei dos Budas".

Arrependimento

Muitas pessoas acabam perdendo a paz de espírito, por conta de um sentimento extremamente negativo, que é a culpa. Quando cometem algum engano ou realizam uma ação que resulta em perda, seja ela material ou afetiva, o arrependimento se torna um verdadeiro câncer em suas almas.
Levando em conta que somos todos seres em evolução, é natural que ao longo desta jornada, cometamos muitos equívocos. Aceitar esta realidade pode fazer com que julguemos a nós mesmos com menos rigor.
Cobrar de si a perfeição ou uma existência baseada apenas em vitórias é o caminho mais curto para a infelicidade. Somente aqueles que conseguem olhar os próprios erros e limitações como um caminho natural para o crescimento, conseguem viver livres do sentimento de culpa.
Mas isto exige uma atenção permanente acerca de como lidar com cada acontecimento da vida. Se insistirmos em seguir apenas as regras impostas pelo mundo exterior, corremos o risco de, muitas vezes, tomar decisões que irão contra nossa própria natureza.
Quando isto acontecer, ainda que o mundo nos aprove, o sentimento de culpa estará presente já que, neste caso, estaremos traindo a nós mesmos. Ser fiel à própria verdade, e decidir a cada momento guiado por ela, pode nem sempre trazer louros e recompensas, mas certamente nos levará a uma nova realidade, a de uma vida direcionada unicamente pela consciência.


 

Sucos refrescantes para o verão e suas propriedades funcionais:

Os sucos devem, de preferência, ser tomados logo após seu preparo para não perderem algumas das suas vitaminas. Sempre que possível devemos evitar coar o suco para obter o máximo de fibras, responsáveis por garantir maior saciedade. As fibras ainda auxiliam na eliminação de toxinas, já que favorecem o funcionamento intestinal. Isso é ótimo para quem deseja ficar com a pele mais lisinha, sem aqueles furinhos indesejáveis.
Mas nada de exagero. Embora leves, os sucos não devem ser consumidos em grandes quantidades e nem várias vezes ao dia. Por conterem grandes porções de carboidratos, podem comprometer a manutenção do peso.
O ideal é não utilizar açúcar, porque esse, além de aumentar o valor calórico do suco, não agrega nutrientes. Caso haja necessidade de adoçar, prefira a utilização de um adoçante natural como a stévia ou mesmo o mel em pequena quantidade. Outra dica é provar o suco antes de adoçar, já que é um habito muito frequente adoçar sem necessidade.

Suco anticelulite

Salsa 1 colher de sobremesa, couve manteiga crua 1 pires de chá, abacaxi 1 fatia méd, água de coco 350,00 ml, hortelã 3 folhas, limão para suco 1/2 unid. No dia anterior, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. No copo do liquidificador, bata bem a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e a hortelã. Bata até ficar bem homogêneo. Dica: se quiser, substitua o abacaxi por melão. Adoce, caso seja necessário.

Essa mistura de antioxidantes e verduras é potente em reduzir a inflamação característica da celulite. As verduras (hortelã, salsa e couve) garantem maior desintoxicação, o limão apresenta vitamina C e limoneno, com atividade anti-inflamatória, garantindo uma pele mais lisa. A água de coco contém potássio, importante para evitar a retenção de líquidos também característica do processo inflamatório, e a couve facilita o funcionamento do organismo. Detoxificante e combate o excesso produzido de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Colabora para a recuperação das células e dá mais viço a ela, melhorando o aspecto 'casca de laranja'.


Metabolismo acelerado

1 colher de sopa de mate solúvel (não usar o copinho industrializado), 1 copo de 200ml de água, ½ maçã sem semente, ½ papaya, 1 banana prata, ½ copo de 100ml de leite de soja, gelo a gosto

Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado. 

Esse é um suco protéico, bastante energético e estimulante, o que garante o metabolismo a todo vapor. Devido à presença do mate, que confere maior gasto energético, é interessante para ser tomado pela manhã, para garantir maior disposição durante o dia, especialmente se tomado antes da academia. Prefira o mate solúvel ao industrializado em copinhos, pois o mesmo é isento de aditivos químicos. Os aditivos quando consumidos com regularidade atrapalham o metabolismo, 
tornando-o mais lento.

Desintoxicante

1 copo de 300ml de abacaxi em cubos, 1 colher de sopa de raspas de casca de limão e ½ colher de sobremesa de gengibre fresco ralado. Bata no liquidificador.

O abacaxi é energético e contém vitaminas do complexo B, acido pantotenico e vitamina A. Tem efeito anti-inflamatório, diurético e digestivo, pois possui uma substância no miolo chamada bromelina. A casca do limão contém substâncias antioxidantes e desintoxicantes, e o gengibre, alem de anti-inflamatório, é desintoxicante. Quanto maior for a expulsão de toxinas do organismo, mais se garante disposição física, pele bonita, firme e sem celulite, e intestino funcionando a todo vapor. O risco de desenvolver doenças também fica reduzido a zero!

Firmeza da pele

½ copo de suco de laranja concentrado - 1 cenoura pequena ralada – 2 fatias finas de beterraba – ½ copo de água mineral gelada. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva imediatamente, adoçado a gosto.

Esse trio garante a firmeza da pele, especialmente devido ao conteúdo de vitamina A, bioflavonóides, vitamina C e LPC-A, um precursor na formação do colágeno. A beterraba é campeã nesse composto! O bioflavonoide mais rico na laranja é a hisperidina, que garante maior circulação sanguinea, evitando o a sensação de peso e dores nas pernas. Fortalece ainda o sistema imune.
 
Pós-academia

Água de coco – 200ml
Aipo – 2 talos
Melão – 2 fatias médias
Mamão papaya – ½ unidade pequena
Bater os ingredientes e tomar em seguida.

Combinamos aqui as maiores fontes de potássio, mineral essencial para a contração muscular (interessante também para a musculatura do coração) e para evitar a retenção de líquidos. No suor perdemos um grande percentual de potássio, que deve ser reposto logo após a atividade. Quanto mais longa for a atividade, maiores são as perdas. É um suco interessante para os indivíduos hipertensos e para aqueles que têm acúmulos de líquidos e cãibras com freqüência, especialmente após a atividade física. 


Suco para pele dourada e hidratada

Cenoura crua - 1/4 unidade média de um mamão Papaya - 1/4 unidade média de um limão para suco - 1 colher de sobremesa média de semente de Linhaça Dourada - 1 colher de sobremesa germen de trigo, água suficiente.

Tanto o mamão papaia quanto a cenoura são ricos em vitamina A, importante para a recuperação e regeneração do tecido celular, e fundamental para a saúde de cabelos, pele e unhas. O caroteno garante maior permanência do bronzeado. Excelente para quem quer se manter bronzeado por mais tempo. Essa combinação contém alto conteúdo de vitamina C e flavonoides que combatem o excesso de radicais livres protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. O germen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E, e a linhaça dourada entra com a gordura essencial omega 3 para garantir a hidratação da pele e prevenir o envelhecimento das células .

Anti-inchaço

Suco de 1 lima da pérsia; 3 xicaras de chá de melancia picada; 10 folhas de capim cidreira fresco. Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

A melancia é um excelente estimulante, tem vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B. Alta atividade diurética! Além disso, por possuir um alto conteúdo de líquido e baixo valor calórico em relação à maior parte das frutas, ela contém mais nutrientes por calorias, o que é um efeito benéfico à saúde. Está repleta de um potente antioxidante, o licopeno, que confere a sua cor vermelha e protege as células do envelhecimento. Associado a isso, temos a lima da pérsia, que por ser rica em antioxidantes, favorece a circulação linfática, sendo indicada para evitar retenções de líquidos e celulite. Já o capim cidreira confere melhora na digestão, o que ajuda a reduzir a produção de gases intestinais, responsáveis também pelo inchaço.

Barriga no lugar
2 fatias de melão com a semente (coar) – 1 copo grande de chá de erva-doce

Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce a gosto e sirva em seguida. Rendimento: 480ml – 2 copos

A combinação do melão e da erva-doce garante um conteúdo enorme de cálcio, que está cada vez mais se tornando um mineral fundamental para o metabolismo, garantindo a perda de gordura, sobretudo abdominal. Não podemos desprezar a semente de melão no preparo dos sucos, pois ela é ainda mais rica em cálcio do que a própria fruta, cálcio que é bem assimilado pelo organismo. A erva-doce também é fonte de cálcio, por isso entra em boa combinação na redução da gordura abdominal. Outro benefício dessa combinação está relacionado à capacidade de alcalinizar o organismo (os dois são campeões), e isso favorece a expulsão de toxinas com mais eficiência, afastando para longe a possibilidade de dores articulares, musculares e problemas inflamatórios.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...