quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Florais

O termo Terapia Floral, para muitos pode parecer mais aquelas “conversinhas” de naturebas, mas é uma verdadeira ciência, que usa as substâncias das flores para combater vários males como estresse, cansaço, ansiedade, medo, pânico, solidão,

insegurança, ciúme, pesadelos, insônia, e vários outros problemas mais psicológicos.
E o melhor de tudo não tem contra indicação, pode ser usado por qualquer pessoa, até mesmo por crianças. Porém é preciso observar alguns cuidados na porcentagem de conservante alcoólico para pessoas diabéticas, gestantes, lactantes ou crianças. Para isso há outros conservantes e outras formas de entrar em contato com os florais.

O ideal seria antes conversar com um terapeuta floral, para saber exatamente quais deveriam ser as essências que mais ajudaria. Afinal cada caso é um caso. Atualmente em várias farmácias de manipulação tem até um terapeuta disponível para poder ajudar antes de pedir uma fórmula.
Florais e a ansiedade

Um dos maiores inimigos dos bons resultados é a ansiedade. A vontade de ter resultados rápidos demais sempre nos atrapalha e para muitos, não é nada fácil ter um controle de seus próprios sentimentos, as vezes se torna impossível controlar essas sensações e isso pode se tornar um verdadeiro tormento em todos os sentidos de nossa vida. Sendo que, essa ansiedade pode sim ter várias outras causas.

A ansiedade é uma sensação que todos tem, mas existe a ansiedade normal, aquela que nos ficar na expectativa, aquela que não nos afeta quando mudamos de assunto. Mas existe a ansiedade excessiva, que não nos deixa se quer mudar de assunto em nossas conversas. E é esse tipo de ansiedade que nos faz estacionar, não só na dieta.

Algumas pessoas recorrem a médicos e psicólogos, o que é sim uma ótima opção, pois ansiedade, apesar de não ser uma doença, precisa ser tratada, pois pode provocar doenças. O melhor remédio é sempre o auto controle, é saber o quer, é saber que rumo quer dar a sua própria vida e mesmo que aconteça os desvio desse caminho, nunca perder a capacidade de seguir em frente.

Indian Mantra

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dr. Edward Bach

O Dr. Edward Bach criou as 38 essências florais (que tratam de diversos estados da alma), divididas em 7 Grupos e, posteriormente, criou um buquê de flores para estados emergênciais chamado de Rescue Remedy. 
O Dr. Edward Bach desenvolveu grande intuição e sensibilidade, a ponto de sentir as vibrações de cada flor que tocava com as mãos ou com a boca, identificando assim seu poder de cura.
Descobriu que o orvalho e a luz solar despertavam a vibração das flores e a partir daí, desenvolveu o método solar e o de ebulição que é usado até hoje para o preparo das essências florais.
Dizia Bach que a doença é a cristalização de uma atitude mental e que basta tratar essa atitude para que a enfermidade cesse. Deve-se tratar a personalidade do paciente e não a enfermidade.
A intuição de Bach o levou a afirmar que a doença não é material, e, sim, energética. Deve-se tratar as causas (desequilíbrio energético) e não os efeitos (doença física). A ação terapêutica deve atuar sobre a energia do corpo emocional. 
A enfermidade ou desequilíbrio da energia, que se torna aparente por seu estado mental negativo, é produzida por um conflito.
Dr. Bach relacionou as vibrações energéticas positivas das flores com aquelas dos estados mentais negativos dos seres humanos. 
Comprar Chicory OnlineO Dr. Edward Bach criou as 38 essências florais (que tratam de diversos estados da alma), divididas em 7 Grupos e, posteriormente, criou um buquê de flores para estados emergênciais chamado de Rescue Remedy.
Ele desenvolveu grande intuição e sensibilidade, a ponto de sentir as vibrações de cada flor que tocava com as mãos ou com a boca, identificando assim seu poder de cura.

Descobriu que o orvalho e a luz solar despertavam a vibração das flores e a partir daí, desenvolveu o método solar e o de ebulição que é usado até hoje para o preparo das essências florais.

Dizia Bach que a doença é a cristalização de uma atitude mental e que basta tratar essa atitude para que a enfermidade cesse. Deve-se tratar a personalidade do paciente e não a enfermidade.

A intuição de Bach o levou a afirmar que a doença não é material, e, sim, energética. Deve-se tratar as causas (desequilíbrio energético) e não os efeitos (doença física). A ação terapêutica deve atuar sobre a energia do corpo emocional. A enfermidade ou desequilíbrio da energia, que se torna aparente por seu estado mental negativo, é produzida por um conflito.

Dr. Bach relacionou as vibrações energéticas positivas das flores com aquelas dos estados mentais negativos dos seres humanos

FONTE; http://www.oficinadeervas.com.br

A culpa

A culpa não é uma emoção verdadeira, ou seja, ela é uma emoção de disfarce que utiliza a reação fisiológica normalmente da raiva ou da tristeza pra se manter ativa.

Ela só existe a partir do momento em que estamos vivendo em sociedade e nos comparando com padrões, comportamentos e modelos sejam eles sociais, familiares ou religiosos.

É muito difícil para quem está vivendo a culpa, simplesmente abandonar estas sensações, pois racionalmente é compreensível, mas emocionalmente não.
               culpa- man  culpa- cao

Resumindo, a culpa pode gerar sabotagens que atrapalham a carreira, o casamento, a relação com os filhos, amigos, enfim, faz com que cada dia a situação vivida pela pessoa com culpa fique pior.

Existem aqueles que nutrem sentimentos de culpa exagerados. Auto-condenação e recriminação, até quando o erro é dos outros. Sentem remorso e são incapazes de se perdoar.

A essência floral de Bach ajuda a eliminar sentimento de culpa e a combater a baixa auto-estima. Ajuda o auto perdão e a confiar nas próprias potencialidades e continuar com perseverança o seu trajeto de vida.
Sempre que carregamos culpas por coisas que fizemos ou deixamos de fazer, esta essência é bem vinda, pois ela ajuda a nos perdoarmos, nos aceitarmos, passando a oferecer para nós mesmos a nutrição vinda do amor. Pine ensina que a auto aceitação e a estima interior são um caminho para a alma perceber sua própria natureza sagrada e divina.
                                           culpa- liberdade

"O primeiro passo para a mudança é a aceitação. Uma vez que você aceite a si mesmo, você abre a porta para a mudança. Isso é tudo o que você tem que fazer. Mudança não é algo que você faz, é algo que você permite."(Will Garcia)
Por: Eliza Tomoe Harada

FONTE: http://www.oficinadeervas.com.br/

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Como os Florais de Bach podem nos ajudar a contemplar a Vida e Participar com Presença e Ação

Como os Florais de Bach podem nos ajudar a contemplar a Vida e Participar com Presença e Ação
A vida é Única e onipotente e cada um de nós pode deixar que ela passe ou realmente podemos vivê-la e senti-la em cada respiração ou batida do nosso coração. Fazer que nosso Corpo e Alma que é o nosso Ser Real como chama Dr. Edward Bach, ambos estejam unidos e a Alma dando a Vida a nosso Corpo.
Quando usamos a palavra contemplar é olhar com os olhos do coração e levar essa mensagem visual plena que alimentará cada célula do nosso corpo.
Podemos contemplar a Natureza, a pureza de uma criança brincando ou o olhar de compaixão de um animal.
Na contemplação fazemos uso do nosso veículo físico-neurológico, todos nossos sentidos, mas, entra a parte sutil que nasce do nosso coração e mobiliza realmente a Vida.
Os Florais de Bach são a Vida que as Flores nos doam para tocar essa parte sutil de nosso corpo. Vamos chamar essa parte sutil a que faz o contato da Alma com o nosso corpo físico.
Nesta parte sutil que descarregamos nossas emoções, e os Florais vão ajudar a transformar as emoções que nos fazem sofrer.
As emoções são muito importante e mostram que estamos vivos. Temos emoções positivas e negativas, as duas são importantes para nosso desenvolvimento.
As emoções positivas se manifestam em pensamentos e ações  positivas para nossa vida.
As emoções negativas se manifestam em pensamentos ou ações negativas para nossa vida e devem ser transformadas dentro de nós para evoluirmos.
Os Florais são indicados para nossas emoções ou pensamentos negativos, que bloqueiam a vida de fluir dentro de nós, mas eles podem ser transformados.
Quem de nós nunca sentiu medos, inseguranças, apreensões, algo importante em primeiro lugar é assumir a emoção.
Por exemplo, tenho medo de não ter sustento para minha família. Agora entra a minha consciência interior, o que posso fazer para vencer esse medo, como vou lutar?
Os Florais agem assim, assumo o meu sofrimento e eles dão a qualidade positiva para transformar o medo muito importante quando tomamos nosso floral é pensar no positivo que eu quero atingir. Nunca tomar o floral pensando o negativo, isto é simples, mas é a chave da cura.
Os Florais nos ensinam a sermos Observadores de nós mesmos porque vamos avaliar a nossa mudança e perceber novos aspectos que antes não percebíamos.
Por exemplo, uma pessoa que está depressiva, olha o mundo todo cinzento, sem luz, se, sabor de viver. Se a luz do seu coração começa a penetrar em seu corpo, ela olhará essa paisagem e vai perceber cada vez mais cores e nuances e pequenos detalhes desta paisagem.
Outro exemplo, uma pessoa que se torna Observadora de si mesma vai se tornando melhor observadora e percebendo quando  uma pessoa é falsa com ela ou lhe dá um olhar de inveja, antes ela não percebia.
Cada Floral nos ajudará a mudar nossa visão como o caso de uma pessoa que vê só o mundo criticamente, apresentando os defeitos do outro, intolerante com tudo, até com o varredor de rua que nem a conhece. Esta pessoa sofre, está sempre com suas emoções a flor da pele e seus pensamentos e visão limitada de Vida.
Indicamos a ela o Floral Beech, que vai lhe abrir sua visão para ela ver o lado positivo de vida e transforma, e ela começa a ver mais claro e limpo, a beleza da vida.
E sente a bondade para educar e ajudar onde o outro está com dificuldades.
Cada Floral fará essa transformação de visão, dos sentimentos e emoções para que participemos da vida e sejamos nós mesmos, mas nunca mudará o nosso Ser, mas o nosso estar.
Os Florias são um caminho de auto conhecimento, de auto-cura (porque só a própria pessoa faz o seu Cura-te a ti mesmo) e vão aumentando gradativamente nosso Grau de Consciência e Percepção de Vida interior e exterior. Eles nos fazem viajar dentro de nosso Coração e ouvir no silêncio a nossa Verdade, Paz e Alegria de viver e agradecer a existência por viver nosso papel e missão.
Vamos realmente contemplar a vida, como vendo esta paisagem e sentindo o vento, o canto dos pássaros, um som de piano saindo da ala e o pão quente no forno e o cálido outono que se aproxima  como a névoa que cobre as montanhas.
Vivendo a profundidade de cada momento com toda nossa percepção do nosso Ser.Observando esta paisagem de Toscana na Itália, cada um de nós pode apenas olhar ou podemos realmente contemplar.
A vida é Única e onipotente e cada um de nós pode deixar que ela passe ou realmente podemos vivê-la e senti-la em cada respiração ou batida do nosso coração.
Fazer que nosso Corpo e Alma que é o nosso Ser Real como chama Dr. Edward Bach, ambos estejam unidos e a Alma dando a Vida a nosso Corpo.
Quando usamos a palavra contemplar é olhar com os olhos do coração e levar essa mensagem visual plena que alimentará cada célula do nosso corpo.
Podemos contemplar a Natureza, a pureza de uma criança brincando ou o olhar de compaixão de um animal.
Na contemplação fazemos uso do nosso veículo físico-neurológico, todos nossos sentidos, mas, entra a parte sutil que nasce do nosso coração e mobiliza realmente a Vida.
Os Florais de Bach são a Vida que as Flores nos doam para tocar essa parte sutil de nosso corpo. Vamos chamar essa parte sutil a que faz o contato da Alma com o nosso corpo físico.
Nesta parte sutil que descarregamos nossas emoções, e os Florais vão ajudar a transformar as emoções que nos fazem sofrer.
As emoções são muito importante e mostram que estamos vivos. Temos emoções positivas e negativas, as duas são importantes para nosso desenvolvimento. 
As emoções positivas se manifestam em pensamentos e ações  positivas para nossa vida.
As emoções negativas se manifestam em pensamentos ou ações negativas para nossa vida e devem ser transformadas dentro de nós para evoluirmos.
Vivendo a profundidade de cada momento com toda nossa percepção do nosso Ser.

                                                              Carmen Monari

Para Descansar a Alma (Monja Coen )

Para Descansar a Alma (Monja Coen )

"Arranje um cantinho sossegado e uma almofada gostosa. Acenda um incenso de sândalo. Sente-se com as costas bem retas. Coloque as mãos sobre os joelhos, com as palmas para cima e balance o corpo lentamente da esquerda para a direita, de movimentos maiores a movimentos menores, como um pêndulo, até encontrar o centro de equilíbrio do corpo.
Pare aí. Inspire prof

undamente e solte o ar lenta e completamente pela boca. Relaxe os ombros. Inspire novamente e solte o ar pela boca. Então cerre os lábios, coloque a ponta da língua no céu da boca e respire pelas narinas. Mantenha os olhos entreabertos, apenas pousados a sua frente.
Ouça todos os sons. Sinta todas as fragrâncias. Perceba o ar, a temperatura em sua pele. Você está pensando? Ou não está pensando? Verifique sua postura. Costas eretas. Cabeça como se um fio puxasse para o céu. Pernas firmes pela força da gravidade. Não julgue. Nem certo nem errado, nem bonito nem feio. Seja. Apenas sentar. Intersendo com tudo que existe. Que bom estar viva. Este instante aqui e agora é o céu e a terra. Isso é tudo. Tudo é nada."
Monja Coen

Somos feito de ciclos

somos feitos de ciclos....

de medos...

somos pedaços de sonhos e esperança


somos aquela criança sorrindo ...

uma lágrima caindo

... somos reais.... mortais...

sentimentais...

Somos um mundo secreto...

um livro entreaberto

uma história a se contar...

uma nova história a se criar

um novo sorriso a se mostrar

um novo amor para recordar...

portanto não se prenda ao eterno

deixe-se se levar pelos quatros cantos e elementos

caminhos e moinhos de ventos

permita-se mudar...

permita-se recomeçar....

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A PEDRA


STRESS

OS DOZE MANDAMENTOS CONTRA O STRESS

I - Os desejos são ilimitados, o seu tempo não.
Defina metas, prioridades da sua vida. Faça periodicamente uma revisão de seus objetivos.

II - Você é responsável e senhor da própria qualidade de vida.
Defenda seus direitos. Aprenda a ser eficaz e a ter ritmo: trabalho/lazer, alimentação/jejum, ação/repouso, inspiração/expiração. A qualidade de vida é uma planta que necessita ser regada sempre.

III - Você é um só.
Você só tem um coração. Portanto, faça uma coisa de cada vez. Tenha atividades e relações relaxantes, que não tragam a necessidade contínua de competir ou correr atrás o tempo todo.

IV - Cuide do seu corpo.
Escolha alimentos saudáveis, evitando agressões do tipo fumo, droga, excesso de bebida e comida. Reduza a ingestão de café. Beba oito copos de água, no mínimo, por dia. Mantenha seus intestinos bem funcionantes.
Faça atividades físicas, no mínimo três vezes por semana, compatíveis com seu temperamento e condições físicas. Mantenha seu peso corporal em um nível satisfatório para você.
Ponha os pés descalços na terra por um mínimo de 20 minutos, em um lugar de muito verde, uma vez por semana, para descarregar. Faça um chek-up anualmente. Tenha um médico de confiança.

V - Cuide de sua mente.
Seja seletivo com o que lê e vê. Reduza o hábito de assistir televisão. Exercite sua criatividade com música e artes em geral. Faça coisas que nunca fez, indo a lugares que nunca foi. Quebre rotinas e experimente o novo.

VI - Que a sua casa seja um lar.
Um lugar acolhedor que o receba ao final de um dia cansativo, oferecendo-lhe conforto, calor à sua alma, repouso e amorosidade. Que seja um ninho para refazer as suas forças. Cuidado: não gaste todas as suas energias para ter uma casa e todos os bens de consumo do mundo moderno. Pode não lhe sobrar nem um minuto para usufruí-la.
Tornar uma casa um lar é um aprendizado contra o stress.

VII - Descubra quem é você.
Qual é seu temperamento, quais são suas crenças? Seja coerente com elas. Defenda seu bem-estar. Cultive um respeito saudável por sua individualidade e privacidade.

VIII - Não seja onipotente.
Aprenda com os outros, procure ajuda necessária com amigos, médicos, terapeutas. Ouça e veja, para depois identificar quem são os aliados necessários e aqueles que deve evitar.
Não avalie pessoas e situações com preconceito. Às vezes, a resposta de uma situação difícil e estressante está numa atitude ou pensamento inédito.

IX - Conheça e respeite o outro.
Ouça com atenção, buscando compreender o que o outro quer dizer. Ao verbalizar, certifique-se de estar sendo claro e compreensivo com o outro. O outro não é melhor nem pior que você. Ele é diferente, o que torna necessário o esforço de entendimento de ambos os pontos de vista.
Aceitar e usufruir as diferenças é sabedoria.

X - Amor, intimidade e sexualidade.
Relações compulsivas, superficiais, narcisistas são como fast-food: costumam ser atraentes, mas não são nutritivas e podem custar muito caro a médio prazo. Cuide para desenvolver intimidade com pessoas com as quais sinta afinidade.
Cultive a espontaneidade, sinceridade, amizade, alegria e prazer nas trocas afetivas. Deixe o sentimento fluir: "O amor faz bem ao coração".

XI - Centre-se e equilibri-se.
Todos os dias encontre em tempo para esvaziar-se e estar consigo mesmo (pelo menos um banho prolongado e tranqüilo). Use técnicas auxiliares como meditação, respiração e massagens para relaxamento.
Não seja escravo nem de si mesmo. Tenha férias! Contra o stress, o período mínimo de férias é de 21 dias consecutivos. Tenha férias compatíveis com suas condições físicas, psíquicas e financeiras. Lembre-se: programas com muitos estímulos são prazeirosos para quem está vitalizado. Não leve em sua bagagem de férias seu chefe, sua firma, companhias desgastantes, seu computador e outras malas sem alça.

XII - Tenha fé.
Uma situação, qualquer que seja, nunca é apenas boa ou ruim. Haverá sempre custos e benefícios. Quanto mais luz, mais sombra. Nunca se esqueça de que tudo é temporário. é muito importante preservar-se para a próxima etapa.
Você é único, o que te faz valioso. Confie em você mesmo e na ajuda cósmica.

Jornal Estado de Minas
Acely Gonçalves

Transforme sua salada em uma refeição completa

Transforme sua salada em uma refeição completa
Com os ingredientes corretos você pode ter um prato altamente nutritivo e saudável Quando o assunto é alimentação saudável ou dieta, a primeira coisa em que pensamos é nas saladas. Elas são aliadas ideias para diminuir o peso e ganhar saúde. A base de toda salada são as verduras, porém se você adicionar outros ingredientes pode conseguir uma refeição completa e nutritiva.

A nutricionista Juliana Menezes explica que uma refeição completa deve ter alimentos fontes de todos os grupos alimentares. “São necessários incluir nas saladas os carboidratos, as proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.”Por exemplo, uma salada de alface, rúcula, cenoura ralada, pedacinhos de batata, frango desfiado e ervilha, temperada com azeite de oliva extra virgem, contém todos os grupos alimentares.


As fibras, vitaminas e minerais ficam por conta da alface, rúcula, cenoura e ervilha. Já o carboidrato é a batata. E o frango, a proteína. A gordura fica por conta do azeite de oliva.

Essa combinação é perfeita para que a salada se torne uma refeição completa. Então o ideal é sempre manter o grupo alimentar, mas não repetir os alimentos, para que a refeição não se torne monótona e logo a pessoa fique enjoada dela. A nutricionista ainda sugere que “o prato deve ser colorido, para garantir mais nutrientes nesta refeição.”


Os vilões das saladas


Muitas vezes alguns ingredientes adicionados às saladas podem transformá-la em um prato mais calórico do que o comum. Para o molho, prefira o azeite extra virgem ou os molhos à base de frutas ou iogurtes. Molhos prontos, ou à base de creme de leite e maionese devem ser evitados, pois contém alto teor calórico.


Já quando for escolher a proteína para a salada, prefira os alimentos menos gordurosos como o frango desfiado, peito de peru, ovos cozidos ou o queijo branco.Para os carboidratos, se escolher utilizar pães ou massas, prefira as opções integrais, assim demoram mais tempo para serem processados, o que aumenta a sensação de saciedade no nosso organismo.


Para dar mais sabor ao prato, utilize temperos naturais. “A salsinha, o orégano, coentro, a hortelã, cebola ou o manjericão são ótimas opções para acompanhar as saladas”, explica a nutricionista. Tome cuidado com a quantidade de sal, que pode aumentar a pressão arterial.


A nutricionista explica que qualquer alimentação não equilibrada pode fazer mal à saúde. “A falta de algum grupo alimentar pode deixar o organismo carente de nutrientes. O que muitas vezes leva a pessoa a ficar indisposta e sem energia”, finaliza a nutricionista Juliana Menezes.
 
FONTE; facebook receitinha da mamãe 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...