sábado, 15 de junho de 2013

Como reconhecer os sintomas do stress.


Podemos afirmar que o conflito emocional pode ter ou não ter uma causa específica. Pode ser conseqüência de fatores psicológicos e sócio-culturais. Outras vezes, fatores internos da própria personalidade, são sua causa. Eles contribuem á uma maior ou menor turbulência emocional.
 

Como reconhecer os sintomas?

Tristeza e desânimo persistentes, idéias pessimistas, falta de concentração, preocupação exagerada com doenças são sintomas de sofrimentos psíquicos ou emocionais. Esses sintomas psíquicos podem vir acompanhados de sintomas físicos, como insônia , fadiga, fome aumentada, alterações no metabolismo entre outros. A pessoa pode também se sentir irritada sem causa definida, com pensamentos acelerados e fala aumentada. Pode ainda apresentar, ao lado desses sintomas, estados de muita angústia e ansiedade. Se a pessoa percebe esses estados emocionais em si mesma, é importante que não tenha preconceitos e busque ajuda para aliviar o sofrimento mental, conhecendo e esclarecendo seus conflitos psíquicos, que os provocam.

Outra causa importante de estresse emocional não perceptível através de sintomas é a necessidade de mudanças que a própria vida exige ou coloca. Essas mudanças podem ser vividas de forma angustiante e dolorosa. Um exemplo delas é a crise de meia idade e o envelhecimento, que todas as pessoas enfrentam, mas que nem sempre estão preparadas. A separação dos filhos, indispensável para que adquiram autonomia e independência, acarreta uma sensação de vazio. A aposentadoria, a viuvez, as mudanças corporais, a aproximação da morte colocam a necessidade de se dar novo sentido à existência. Ao impor significativas alterações internas e externas colocam a necessidade de que a relação com o mundo- assim como com os outros- se dê sobre outras bases.


Acredite em você !


Para vcs que sempre passam por aqui.

 Amigos são flores que vão formando o mais lindo jardim,agradeço a todos que passam por aqui ,sem vcs esse jardim não teria sentido,flores de todas as cores,algumas com espinhos ,outras machucadas mais todas na luta pela renovação e por onde passam deixam seu aroma e isso que faz sentido.

Beijinhos e ótimo final de semana para todosss que por aqui passar!!!

levem muita positividade sempre que entrarem aqui,respirem fundoooo e levem toda a energia positiva que deixo aqui para vcs __/\__ Fiquem com Deus.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Parabéns as manicures,hoje é o dia de vcs.


Auto Estima (vale a pena assistir!)

Gojiberry e a ajuda na dieta

A frutinha que ainda está sendo conhecida no Brasil chamada Goji Berry pertence a família das solanáceas e tem o nome científico Lycium Barbarum L. Foi nos Himalaias que ela ficou conhecida e é colhida no período de Julho e Setembro. A cor vermelha viva chama a atenção e revela a sensibilidade da fruta.
Entre os seus principais benefícios está o seu poder antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento. A fruta ainda contribui com a prevenção de doenças cardiovasculares, é rica em Zinco, Vitamina C e Vitamina B2.
A fruta Gojiberry contém cerca de 18 aminoácidos diferentes e até 21 minerais. Os aminoácidos estimulam o funcionamento de células brancas auxiliando na prevenção da gripe e resfriado. Outros benefícios estão em torno da capacidade de melhorar os níveis de glicose para os diabéticos, ajuda a reduzir o colesterol, alivia a ansiedade, combate a insônia, diminui o estresse e melhora o humor.

E por que ela ajuda a emagrecer?

Cada 100 g de gojiberry seca tem 2.500 mg de vitamina C. Isso faz com que ela seja 50 vezes mais poderosa do que, por exemplo, a laranja. E daí? Bom, considerando que um estudo da Universidade do Arizona (EUA) revelou que quando nosso corpo atinge o nível correto de vitamina C – algo entre 4,6 e 15 mg -, ele passa a queimar gordura com mais facilidade, a superfruta pode tornar-se uma grande aliada do emagrecimento.

Fique atento(a) aos seus benefícios:
  • Potente antioxidante, combatendo os radicais livres;
  • Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias;
  • Auxilia no equilíbrio dos níveis de glicose para diabéticos;
  • Diminui a insônia, alivia a ansiedade e melhora o humor;
  • Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade;
  • Promove a energia e bem-estar em geral;
  • Fortifica e mantém um sistema imunológico saudável;
  • Alguns estudos apontam como tendo propriedades anticancerígenas;
  • Combate a artrite;
  • Baixa o colesterol;
  • Equilibra os níveis de pressão do sangue;
  • Ajuda no processo digestivo e na perda de peso;
  • Melhora os níveis de insulina nos diabéticos;
  • Melhora as cataratas, a visão turva e a audição;
  • Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins;
  • Fortalece os ossos e os tendões;
  • Mantém um sistema nervoso saudável;
  •  Protege a pele dos danos causados pelo sol;
  •  Aumenta a líbido e o desempenho sexual;
  •  Promove a fertilidade.
Ufa, com tantos benefícios, só nos resta inluir essa fruta em nossa alimentação e colher todos os benefícios.

Mas e o jeito certo de consumir cada versão da fruta?

Desidratada: uma vez por dia, bata uma colher (sopa) da fruta no liquificador com iogurte desnatado ou 200 ml de suco de frutas. Para quem não se importar com o sabor azedinho, vale consumi-la pura também.

Onde comprar: Em Lojas de Produtos Naturais.
Cápsula: no Brasil, existem alguns fabricantes que vendem em cápsulas e em shakes instantâneos, mas verifique a procedência do produto para garantir estar comprando realmente Gojiberry.
A dose diária recomendada deve ficar entre 400 e 600 mg distribuídos em duas ou três cápsulas ingeridas ao longo do dia, sempre juntamente com alguma refeição.
Fontes: MdeMulher, Chamais, Energia em Equlíbrio, Revista Saúde.

Os benefícios do guaco.

Receita de Os Benefícios do GuacoPrincipalmente no inverno e na primavera, conte com um aliado; o guaco.
A ciência comprovou as propriedades medicinais dessa erva e atestou que ela desobstrui as vias respiratórias.
O xarope de guaco alivia os sintomas de bronquite, tosse e asma; garante uma respiração tranquila.

Xarope contra tosse
Ingredientes:
250 gramas de açúcar mascavo
1 litro de água
1 xícara (de chá) de folhas frescas de guaco

Modo de preparo:
Derreta o açúcar e acrescente a água e as folhas de guaco. Ferva até formar uma calda.

Dicas de mãe:
Adultos devem tomar 1 colher (de sopa), três vezes ao dia. Para crianças, recomenda-se 1 colher (de sobremesa), também três vezes ao dia.

Chá para respirar bem
Ingredientes:
1 xícara (de chá) de água fervente
1 colher (de sopa) de folhas de guaco picadas
Modo de preparo:
Coloque as folhas na água fervente. Abafe por 10 minutos e, em seguida, coe. Tome o chá duas vezes por dia.

Por que o chá e o xarope de guaco garantem respiração tranquila
Os brônquios, canais que levam o ar aos pulmões, se dilatam.
O movimento dos cílios que revestem os canais respiratórios é acelerado. Isso ajuda o corpo a jogar o catarro para fora.
A tosse seca fica controlada.
A secreção que se acumula nos pulmões é dissolvida e eliminada.

Benefícios diferentes do guaco
As folhas aliviam os sintomas de reumatismo e varizes. Basta esfregá-las nos locais doloridos.
Simples bochechos com guaco ajudam a evitar a cárie e a placa dental bacteriana.
Em algumas regiões, o macerado de guaco é aplicado sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos. Os índios usam a planta com essa finalidade.

Dicas importantíssimas de Mãe:

Consulte seu médico.

O guaco não deve ser tomado por um período longo e não é recomendado para quem menstrua demais, porque a planta aumenta o fluxo de sangue.

FREJAT - AMOR PRA RECOMEÇAR ....


Eu te desejo não parar tão cedo
Pois toda idade tem prazer e medo
E com os que erram feio e bastante
Que você consiga ser tolerante
Quando você ficar triste
Que seja por um dia, e não o ano inteiro
E que você descubra que rir é bom,
mas que rir de tudo é desespero

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Conheça as principais vitaminas e suas funções

Enquanto a vitamina C auxilia no crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos, a vitamina E previne os danos dos radicais livres e ajuda a fortalecê-las. Juntas, as duas promovem diversos benefícios para o corpo, pele e cabelo, além de manter o funcionamento do organismo em ordem.
Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, as vitaminas são um grupo de nutrientes orgânicos essenciais que não são sintetizados pelo organismo, necessários em pequenas quantidades para o desenvolvimento e manutenção da vida.

 Por isso devem ser ingeridas diariamente em porções adequadas. 

– A quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física da pessoa. Em gestantes, lactantes e pessoas com saúde debilitada as doses devem ser aumentadas e reforçadas – explica.
As vitaminas são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem. 

– As dos tipos A, D, E e K são lipossolúveis, ou seja, são solúveis em gordura. Já a vitamina C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 7, 9 e 12) são hidrossolúveis (solúveis em água). Elas são excretadas pelos rins e podem ser consumidas diariamente.

Vitaminas são essenciais na transformação de energia, mesmo que não sejam fontes: elas agem em diferentes sistemas e auxiliam nas respostas imunológicas do organismo, protegendo-o.
 Com essas características, melhoram a pele, a oxigenação das células, auxiliam no funcionamento do metabolismo e ajudam nos processos de cura e rejuvenescimento.
 O nutrólogo alerta para a carência de vitaminas no organismo, chamada hipovitaminose ou avitaminose, responsável pelo aparecimento de doenças. 

– A falta de vitaminas pode ser causada pela ingestão de uma alimentação pobre nutricionalmente, pouco variada que pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças graves que podem até levar à morte – afirma.

Conheça as principais vitaminas e suas funções mais importantes:
 
Vitamina A: Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele e na imunidade. Onde encontrar: alimentos de origem animal (fígado, ovo, leite, atum, queijo), vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas.
 
Vitamina D: É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.
 
Vitamina E: É uma vitamina com importante função antioxidante, com excelente característica de defessa contra efeitos nocivos dos radicais livres. Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, como envelhecimento, câncer e doença cardiovascular. Onde encontrar: grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes, gérmen de trigo.
 
Vitamina C: Diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares e à formação dos glóbulos vermelhos do sangue, além de atuar no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B e auxiliar na facilitação da absorção do ferro, na formação dos dentes e ossos e favorecimento da cicatrização de queimaduras. Age na primeira linha de defesa contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa e do processo de reação inflamatória. Onde encontrar: acerola, melão, brócolis, manga, kiwi, abacaxi, morango, limão, laranja e maracujá.
 
Vitamina K: Importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal – é uma vitamina lipossolúvel. Onde encontrar: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa. Quando há alterações nos níveis de vitamina K no sangue, o principal sintoma é alteração na coagulação sanguínea do indivíduo
 
Grupo das principais vitaminas hidrossolúveis (complexo B):
 
Vitamina B1 (tiamina): Mantém o sistema nervoso e circulatório em bom funcionamento. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga. Onde encontrar: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves. Pessoas com deficiência de vitamina B1 apresentam inapetência, baixa aceitação da dieta e consequente perda de peso, confusão mental e fraqueza muscular. Em casos mais graves pode haver comprometimento do coração.
 
Vitamina B2 (riboflavina): Previne a catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Onde encontrar: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.
 
Vitamina B3 (nicotinamida): Reduz triglicérides e colesterol. Auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico. Onde encontrar: levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.
 
Vitamina B5 (ácido pantotênico): Auxilia na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química. Previne a degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos. Onde encontrar: carnes, ovos, leite, grãos integrais, amendoim, levedura, vegetais, algumas frutas (como abacate), ovário de peixes de água fria, geleia real.
 
Vitamina B6 (piridoxina): Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Além disso, alivia enxaquecas e náuseas. Onde encontrar: cereais integrais, semente de girassol, soja, amendoim, feijão, aves, peixes, banana, tomate, abacate e espinafre.
 
Vitamina B7 (biotina): Promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue.
– A vitamina B7 previne a calvície e também alivia dores musculares – diz o médico.
Onde encontrar: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.
 
Vitamina B9 (ácido fólico): Promove a saúde dos cabelos e da pele, além de ser essencial na síntese de DNA.
– A vitamina B9 fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso. A B9 também ajuda no combate do câncer de mama e de cólon – acrescenta.
Fontes: folhas verdes, fígado, carnes, peixes, cereais integrais e leguminosas.
 
Vitamina B12 (cobalamina): Age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Onde encontrar: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo.
– Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, deve-se tomar um suplemento alimentar dessa vitamina para evitar a anemia e outras complicações – recomenda o nutrólogo.
A falta de vitamina B12 pode provocar alterações neurológicas e anemia megaloblástica.

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Chá vermelho, o destruidor de gordura

Com quatro xícaras diárias de chá vermelho (mais poderoso do que o branco e o verde), você seca até 2 kg por semana



O chá vermelho reduz o apetite e as medidas

Ávido consumidor dos benefícios estéticos dos chás verde e branco, o mercado brasileiro anda em alvoroço. A recente chegada do chá vermelho ao país põe ao nosso alcance a erva mais poderosa quando o assunto é emagrecer ? acelera a perda de peso, combate o inchaço e diminui a fome. ?Ele vem da Camellia sinensis, mesma planta dos chás verde e branco. Porém, tem propriedades intensificadas pela colheita diferenciada e pelo envelhecimento, que leva até 60 anos?, explica a nutricionista Gláucia Padovan, de São Paulo. Melhor: está também disponível em cápsulas e na versão solúvel ? com gosto de morango!

Filtro que emagrece!

. É rico em vitamina C, sais mineirais, cafeína (acelera o metabolismo) e antioxidantes, como flavonóides e polifenóis (combatem o envelhecimento precoce).
. Reduz o colesterol ruim (LDL) e fortalece as artérias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. . Segundo a milenar medicina chinesa, os antioxidantes presentes no chá ainda garantem o perfeito funcionamento do fígado ? órgão com papel importante no metabolismo de gorduras ?, o que diminuiria a sua absorção pelo organismo.
. A bebida tem o poder de acelerar o metabolismo e a queima de calorias.

Chá, cápsula ou solúvel?

Versátil, o chá vermelho agrada a todos os paladares: pode ser consumido em forma de chá, em cápsula ou mesmo na versão solúvel, com aromatizante de morango. Todos são encontrados em casas de produtos naturais. ?Se optar pela versão em cápsula, não exceda a dose de 1,5 a 2,5 g por dia?, alerta Gláucia.

 Conteúdo VIVA!MAIS

Esse chá eu vou comprar e começar a fazer uso e depois falo para vcs e se alguem já tomou  deixe aqui um comentário para acrescentar .É sempre muito positivo ver o comentário de vcs no blog,só engrandece,pois um blog sem comentários não faz sentido, vou adorar em ver que vc passou por aqui e deixou sua opinião.

Beijinhos de luz em cada ♥ que por aqui passar!

Hipotireoidismo. Diagnóstico e tratamento.

Hipotireoidismo. Diagnóstico e tratamento.O que é hipotireoidismo?
É uma síndrome que resulta da deficiência da produção de hormônios tireoidianos. Estima-se que 3 a 5% da população tenha alguma forma de hipotireoidismo. É mais comum em mulheres e a incidência aumenta com a idade.
Quando não tratado, o hipotireoidismo causa, nas crianças, atraso grave do crescimento e retardo mental. Na vida adulta, leva à depressão generalizada das funções orgânicas.
Não existe prevenção, a não ser a triagem neonatal com o teste do pezinho para detecção do hipotireoidismo congênito. Mas existem exames simples para o diagnóstico e o tratamento com hormônio tireoidiano sintético é seguro e eficaz uma vez que a dose adequada é estabelecida.

Como é o quadro clínico?
A clínica resulta da redução da atividade metabólica e do depósito de glicosaminoglicanos no interstício. Os sinais e sintomas variam muito, dependendo da severidade da doença. As manifestações clínicas que aparecem tendem a se desenvolver lentamente, ao longo de vários anos, caso o tratamento não seja instituído.
O cretinismo é a principal manifestação do hipotireoidismo em lactentes e recém-nascidos. Suas principais características são:
  • Retardo mental
  • Baixa estatura
  • Aspecto edemaciado da face e das mãos
  • Mutismo por surdez
  • Anormalidades nos tratos piramidais e extrapiramidais
Nos recém-natos os principais sintomas são:
  • Dificuldade de respirar
  • Cianose
  • Icterícia
  • Amamentação insuficiente
  • Choro rouco
  • Hérnia umbilical
  • Atraso acentuado da maturação óssea
A triagem rotineira dos recém-nascidos tem contribuído com o diagnóstico precoce.
Nas crianças com hipotireoidismo há:
  • Atraso no crescimento resultando em baixa estatura
  • Lentificação do aparecimento dos dentes permanentes
  • Puberdade atrasada
  • Sinais de retardo mental
Nos adultos, os sintomas não são específicos e frequentemente são associados ao processo de envelhecimento. Eles se tornam mais óbvios quando esta condição piora. O quadro clínico se caracteriza por:
Nos estágios iniciais da doença:
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Mialgia
  • Artralgia
  • Cãimbras
  • Reflexos lentos
  • Pele fria, áspera, pálida e seca
  • Depressão
  • Dores de cabeça
  • Intolerância ao frio
  • Aumento do fluxo menstrual
  • Palidez
Quando o hipotireoidismo vai evoluindo sem tratamento, podem ser observados:
  • Cansaço
  • Edema periférico
  • Constipação intestinal
  • Fala lenta
  • Rouquidão
  • Dispneia
  • Ganho de peso (não intencional)
O estágio terminal do hipotireoidismo não tratado é o coma mixedematoso, em que há uma descompensação que pode ser precipitada por uma infecção, trauma, insuficiência cardíaca ou outras causas. É caracterizado por:
  • Letargia
  • Estupor (raramente os pacientes apresentam-se em coma)
  • Diminuição dos batimentos cardíacos
  • Baixa oxigenação
  • Funcionamento pobre dos rins
  • Diminuição da motilidade intestinal
  • Temperatura baixa
  • Dificuldades respiratórias
  • Choque e até morte.
Quais são as causas?
  • Tireoidite de Hashimoto: é talvez a causa mais comum de hipotireoidismo, caracterizada pela presença de auto-anticorpos.
  • Redução do tecido tireoidiano por iodo radioativo ou por cirurgia.
  • Deficiência de iodo. O iodo é essencial para a produção hormonal da tireoide. Ele pode ser encontrado em frutos do mar, vegetais e sal enriquecido com iodo. A adição de iodo ao sal de cozinha eliminou este problema em vários países.
  • Doença de Graves (geralmente cursa com hipertireoidismo, mas no estágio final pode haver hipotireoidismo).
  • Tireoidite subaguda (o hipotireoidismo pode ocorrer na fase tardia).
  • Medicamentos que podem induzir hipotireoidismo: carbonato de lítio (usado no tratamento dos estados maníacos depressivos), amiodarona, propiltiouracil e metimazol.
Outras causas de hipotireoidismo:
  • Erros inatos da síntese de hormônios tireoideos.
  • Deficiências hipofisárias e hipotalâmicas.
  • Resistência periférica aos hormônios tireoidianos.
  • Doenças congênitas: geralmente bebês com hipotireoidismo congênito não apresentam alterações ao nascimento, por isso o Teste do Pezinho ajuda no rastreamento destes casos e facilita a introdução do tratamento precoce.
  • Doenças da glândula hipófise. Causa rara de hipotireoidismo em que a hipófise não produz quantidade suficiente de TSH – geralmente tem como causa um tumor benigno na glândula.
  • Gravidez. Algumas mulheres desenvolvem hipotireoidismo durante ou após a gravidez por produzirem anticorpos contra a sua própria glândula. Se não tratado, este hipotireoidismo aumenta o risco de aborto, parto prematuro, pré-eclâmpsia e também pode afetar o desenvolvimento fetal.

Quais são os fatores de risco?
O hipotireoidismo ocorre principalmente:
  • No sexo feminino.
  • Na idade de 50 anos ou mais.
  • Se você tem um parente próximo com hipotireoidismo, como pais ou avós, com uma doença auto-imune.
  • Se você já fez tratamento com iodo radioativo e medicações como propiltiouracil ou metimazol, pois o tratamento para o hipertireoidismo pode resultar em hipotireoidismo permanente.
  • Se você já recebeu algum tipo de radiação no pescoço ou na parte superior do tronco.
  • Se já fez cirurgia de tireoide (tireoidectomia parcial ou total).

Quando devo procurar ajuda médica?
Procure um médico caso você esteja se sentindo cansado, sem motivo aparente, ou apresenta qualquer outro sintoma de hipotireoidismo (ver “Como é o quadro clínico?”).
Você precisa visitar um endocrinologista periodicamente se você:
  • Já fez cirurgia na tireoide.
  • Já fez tratamento com iodoradioativo.
  • Usou medicações para hipertireoidismo.
  • Fez radioterapia no pescoço ou na parte superior do tórax.
Pode levar vários anos até que qualquer uma destas condições ou procedimentos resultem em hipotireoidismo.
Caso você tenha colesterol alto, pergunte ao seu médico se o hipotireoidismo pode ser a causa.
Siga as recomendações do clínico geral ou do endocrinologista.
Se você tem hipotireoidismo e faz uso de medicação, você deve estar atento pois ao longo dos anos a dose necessária para controlar os sintomas pode mudar. O acompanhamento médico deve ser permanente, mas uma pessoa com hipotireoidismo que faz uso correto da medicação e mantém os níveis de TSH dentro dos valores normais, leva uma vida saudável e completamente normal.

Fonte:
ABC.MED.BR, 2010. Hipotireoidismo. O que é? Quais são as causas e os fatores de risco? Quando procurar um médico?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/tireoide/53790/hipotireoidismo-o-que-e-quais-sao-as-causas-e-os-fatores-de-risco-quando-procurar-um-medico.htm>. Acesso em: 12 jun. 2013.

Malva e suas propriedades

Malva L. é um género botânico, bem como o nome vulgar de diversas espécies de plantas herbáceas da família Malvaceae. O género distribui-se geograficamente pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de África, Ásia e Europa. As suas folhas são alternadas, lobadas e palmadas. As flores medem de meio a 5 cm, com cinco pétalas rosa ou brancas.Algumas espécies são utilizadas como plantas ornamentais em jardins, enquanto outras são invasivas, como na América, continente onde foram introduzidas. (Fonte: Wikipedia)
Malva

Nomes Populares:

  • malva cheirosa,
  • gerâneo aromático,
  • malva grande,
  • malva das boticas,
  • malva silvestre,
  • malva de casa,
  • malva rosa,
  • rosa chinesa.

Propriedades:

  • É adstringente,
    • diurética,
    • emoliente,
    • expectorante,
    • laxante.
  • Auxilia na afta,
    • bronquites,
    • catarros,
    • faringites,
    • tosse
  • Cura infecções na boca
    • garganta,
    • laringe,
  • Alivia o mau hálito

Fonte: http://natural.enternauta.com.br

terça-feira, 11 de junho de 2013

A cura é uma escolha.


A cura é uma escolha. Não é uma escolha fácil, porque fazer grandes alterações em nossos hábitos requer trabalho, mas se continuarmos a fazer essa escolha, as mudanças acontecerão. Hoje, conecte-se com a sua intenção de se curar. Quanto mais você escolher atividades e pessoas que apóiem você a seguir em frente, mais forte essa parte de você se tornará.

(Yehuda Berg

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Como tratar a tosse seca



A tosse é um mecanismo que o corpo usa para limpar as nossas vias respiratórias, no entanto também costuma aparecer quando temos uma constipação, asma, uma infeção pulmonar, alergias, sinusites, além de se manifestar frequentemente em pessoas fumadoras, ativas e passivas. Se a tosse não for tratada pode converter-se em algo continuado, afetando a nossa garganta e peito e impedindo-nos de realizar de forma produtiva as nossas atividades diárias, por isso mostramos-lhe como curar a tosse seca com alguns remédios caseiros.
Instruções

O vapor de água com eucalipto e mel é um dos remédios caseiros mais usados para curar a tosse seca, simplesmente ferva várias folhas de eucalipto e acrescente um pouco de mel, respire o vapor que emana e verá que se sente muito melhor, repita o processo pelo menos três vezes ao dia.

Se não se importa de comer alho, aproveite que para além do seu grande sabor tem grandes propriedades antibióticas, apenas tem de esmagar alguns alhos num pouco de azeite e deixe repousar a mistura por umas horas, a seguir tome uma colher, a tosse diminuirá e irá sentir-se melhor.

O louro, usado frequentemente para cozinhar, é outra erva ideal para curar a tosse seca, apenas tem de o ferver em água e depois respirar os vapores.

Se tem amêndoas em casa pode prepara uma espécie de pasta com elas acrescentando também um pouco de mel, esta mistura vai ajudar a melhorar a tosse seca.

O chá de gengibre é um dos melhores remédios caseiros para este tipo de tosse e também para a tosse com catarro, apenas tem ferver uma quantidade generosa de gengibre em água e beber a infusão várias vezes ao dia.
Se deseja ler mais artigos parecidos a como curar a tosse seca, recomendamos que entre na nossa categoria de A gripe, constipação sintomas e prevenção.
Conselhos

Se depois de tomar estes remédios caseiros ou tomar o medicamento que usa habitualmente para a tosse não melhora, visite de imediato um médico.
Se constata que sangra ao tossir ou a frequência da tosse aumenta, vá ao médico.
Evita fumar e estar em lugares com muito fumo e pó enquanto se encontra com tosse.
Proteja o seu pescoço do frio com um cachecol e abrigue-se para não piorar a tosse.
Evite consumir bebidas frias, opte antes por infusões quentes.

Fonte:saude.umcomo.com.br

Ajuda para a ansiedade,depressão e outros estados emocionais



Os florais são gotinhas que podem ser tomadas por qualquer idade, em todas as fases da vida, sem nenhuma restrição: gestantes, recém nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos e até mesmo por animais. Os florais acalmam, equilibram e renovam as energias! A vida agitada pode provocar exaustão emocional que desequilibra nossa saúde e bem-estar. O estresse pode desencadear sintomas como: gastrite nervosa, insônia, dores de cabeça, irritação, impaciência e medos. A estafa acontece quando a pessoa está cansada física e emocionalmente. Isso pode deixar algumas pessoas deprimidas e em alguns casos, refugiam-se nos vícios como cigarro, alimentos, álcool, calmantes ou ansiolíticos. Terapia floral no tratamento do estresse A terapia floral ajuda a reequilibrar as energias nos momentos de estresse, trazendo equilíbrio e harmonia interna para que possam encontrar momentos de paz e relaxamento. Vale lembrar que cada pessoa é um ser único e cada um está apto a relatar e detectar a fonte de seu estresse. A partir daí o terapeuta floral vai escolher as essências que melhor atendam às suas necessidades. Entre em contato e agende uma consulta.Os florais são gotinhas que podem ser tomadas por qualquer idade, em todas as fases da vida, sem nenhuma restrição: gestantes, recém nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos e até mesmo por animais. Os florais acalmam, equilibram e renovam as energias!

A vida agitada pode provocar exaustão emocional que desequilibra nossa saúde e bem-estar. O estresse pode desencadear sintomas como: gastrite nervosa, insônia, dores de cabeça, irritação, impaciência e medos.

A estafa acontece quando a pessoa está cansada física e emocionalmente. Isso pode deixar algumas pessoas deprimidas e em alguns casos, refugiam-se nos vícios como cigarro, alimentos, álcool, calmantes ou ansiolíticos.
Terapia floral no tratamento do estresse

A terapia floral ajuda a reequilibrar as energias nos momentos de estresse, trazendo equilíbrio e harmonia interna para que possam encontrar momentos de paz e relaxamento.

Vale lembrar que cada pessoa é um ser único e cada um está apto a relatar e detectar a fonte de seu estresse. A partir daí o terapeuta floral vai escolher as essências que melhor atendam às suas necessidades.

Entre em contato e agende uma consulta.

Artrite e Artrose busque ajuda com a aromaterapia


Foto: DICA n° 8 – Artrite e Artrose

O reumatismo é um grupo de doenças que afeta as articulações, músculos e ossos, causando dor, inchaço, rigidez, deformação e limitação dos movimentos. Nisto enquadram-se a artrite (infamação das articulações) e a artrose (destruição dos tecidos que compõem as articulações). Alguns óleos essenciais podem ser muito úteis no sentido de aliviar a dor, e eliminar certas toxinas. As formas de utilização devem ser intercaladas entre compressas, banhos e massagem. Não se deve usar somente compressas pois o uso contínuo de aplicação quente no local pode congestionar a área e piorar a situação. Por isso a importância de alternar com a massagem, que vai estimular a circulação local e remover as toxinas. O banho é a melhor alternativa para a eliminação de toxinas decorrentes da condição reumática e que provocam dor.

    Compressa: aplique no local um pano embebido com água morna. Acrescente 3 gotas OE vetiver + 2 gotas OE alecrim. Renove a compressa conforme esfriar e adicione novamente os óleos. Deixe por 20 minutos.
    Massagem: 60ml OV andiroba + 20 gotas OE lavanda + 10 gotas OE gengibre + 5 gotas OE vetiver. Faça massagem no local suavemente.
    Banho: coloque na bucha 1 gota de óleo essencial e massageie o local com a bucha. Alterne utilizando um a cada dia dos seguintes óleos: alecrim, gengibre, lavanda e vetiver.

*óleos fotosensíveis – não aplicar puro na pele e expor-se ao sol.
**óleo não indicado para uso em pessoas com histórico de eplepsia.


O reumatismo é um grupo de doenças que afeta as articulações, músculos e ossos, causando dor, inchaço, rigidez, deformação e limitação dos movimentos. Nisto enquadram-se a artrite (infamação das articulações) e a artrose (destruição dos tecidos que compõem as articulações). Alguns óleos essenciais podem ser muito úteis no sentido de aliviar a dor, e eliminar certas toxinas. As formas de utilização devem ser intercaladas entre compressas, banhos e massagem. Não se deve usar somente compressas pois o uso contínuo de aplicação quente no local pode congestionar a área e piorar a situação. Por isso a importância de alternar com a massagem, que vai estimular a circulação local e remover as toxinas. O banho é a melhor alternativa para a eliminação de toxinas decorrentes da condição reumática e que provocam dor.

Compressa: aplique no local um pano embebido com água morna. Acrescente 3 gotas OE vetiver + 2 gotas OE alecrim. Renove a compressa conforme esfriar e adicione novamente os óleos. Deixe por 20 minutos.
Massagem: 60ml OV andiroba + 20 gotas OE lavanda + 10 gotas OE gengibre + 5 gotas OE vetiver. Faça massagem no local suavemente.
Banho: coloque na bucha 1 gota de óleo essencial e massageie o local com a bucha. Alterne utilizando um a cada dia dos seguintes óleos: alecrim, gengibre, lavanda e vetiver.

*óleos fotosensíveis – não aplicar puro na pele e expor-se ao sol.
**óleo não indicado para uso em pessoas com histórico de eplepsia.

Veja os benefícios do alecrim:

Foto: CHÁ DE ALECRIM
 
Você bebe regularmente chá de alecrim? Se a resposta for “não”, você está perdendo muito. Esse delicioso chá pode ser feito puro ou misturado a outras ervas.

Para fazê-lo é simples: uma colher de chá rasa para uma xícara de água ou uma colher de sopa para um litro. Ferva a água, apague o fogo e jogue a erva lavada dentro. Quando amornar, está pronta para beber.

Tome pelo menos uma xícara ao dia. Pode ser à noite, antes de dormir. O hábito de tomar chá é saudável. Minhas crianças adoram, sobretudo de alecrim, camomila, hortelã e erva-doce. Tomam puro, sem mel nem açúcar. Não dormem sem tomar um chazinho.

Veja os benefícios do alecrim:

    Ajuda a recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual.
    Ajuda o corpo a assimilar o açúcar, por isso é ótimo para diabéticos.
    É digestivo e sudorífero.
    É excelente contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sanguínea.
    É excelente contra resfriado e bronquite.
    É indicado para tendinite e dores musculares.
    É indicado para problemas no coração, como arritmia cardíaca.
    É ótimo contra cansaço mental e estafa.
    É ótimo contra perda de memória e aumenta a capacidade de aprendizado.
    É ótimo para a saúde da pele e contra lesões e queimaduras.
    É útil contra queda de cabelo e caspa. Nesses casos, pode-se beber o chá e enxaguar o cabelo com ele.
    Equilibra a temperatura do sangue e de todo o corpo.
    Estimula o metabolismo, agindo no fígado e melhorando a irrigação dos órgãos.
    Fortalece o centro vital e age em todo o organismo.


    O chá de alecrim não pode ser tomado pelas pessoas portadoras de diabetes, que tenham hipertrofia na próstata, hipertensos,mulheres gestantes e pessoas que possuam doenças de pele que possam inflamar.

Quem desejar tomar deste chá e recomendado que seja tomado no máximo 2 xícaras de chá por dia.
Assim como todos os alimentos deve se evitar tomar este chá em excessos porque em excessos ele vai causar nefrites e gastro entirites, tomando cuidados para evitar seus excessos não temos porque não aproveitarmos seus benefícios para melhorarmos nossa saúde.
CHÁ DE ALECRIM

Você bebe regularmente chá de alecrim? Se a resposta for “não”, você está perdendo muito. Esse delicioso chá pode ser feito puro ou misturado a outras ervas.

Para fazê-lo é simples: uma colher de chá rasa para uma xícara de água ou uma colher de sopa para um litro. Ferva a água, apague o fogo e jogue a erva lavada dentro. Quando amornar, está pronta para beber.

Tome pelo menos uma xícara ao dia. Pode ser à noite, antes de dormir. O hábito de tomar chá é saudável. Minhas crianças adoram, sobretudo de alecrim, camomila, hortelã e erva-doce. Tomam puro, sem mel nem açúcar. Não dormem sem tomar um chazinho.

Veja os benefícios do alecrim:

Ajuda a recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual.
Ajuda o corpo a assimilar o açúcar, por isso é ótimo para diabéticos.
É digestivo e sudorífero.
É excelente contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sanguínea.
É excelente contra resfriado e bronquite.
É indicado para tendinite e dores musculares.
É indicado para problemas no coração, como arritmia cardíaca.
É ótimo contra cansaço mental e estafa.
É ótimo contra perda de memória e aumenta a capacidade de aprendizado.
É ótimo para a saúde da pele e contra lesões e queimaduras.
É útil contra queda de cabelo e caspa. Nesses casos, pode-se beber o chá e enxaguar o cabelo com ele.
Equilibra a temperatura do sangue e de todo o corpo.
Estimula o metabolismo, agindo no fígado e melhorando a irrigação dos órgãos.
Fortalece o centro vital e age em todo o organismo.


O chá de alecrim não pode ser tomado pelas pessoas portadoras de diabetes, que tenham hipertrofia na próstata, hipertensos,mulheres gestantes e pessoas que possuam doenças de pele que possam inflamar.

Quem desejar tomar deste chá e recomendado que seja tomado no máximo 2 xícaras de chá por dia.
Assim como todos os alimentos deve se evitar tomar este chá em excessos porque em excessos ele vai causar nefrites e gastro entirites, tomando cuidados para evitar seus excessos não temos porque não aproveitarmos seus benefícios para melhorarmos nossa saúde.

Bergamota perfumada e medicinal.

Foto: Saborosa, perfumada e medicinal, assim é a bergamota

Bergamota, tangerina, mexerica, laranja-mimosa ou simplesmente mimosa, não importa a denominação, o que vale mesmo é que ela é uma das frutas mais apreciadas para saborear durante o inverno (principalmente no Rio Grande do Sul). Já faz parte da cultura popular sentar ao sol para comer a fruta de sabor e perfume característico (impossivel negar que está comendo bergamota. O Vale do Caí é uma das regiõs de maior produção da fruta no Rio Grande do Sul.

 

A popular mexerica (como é conhecida em Minas Gerais) é repleta de suco rico em ferro e vitaminas (A, B1, B2, C). Deliciosa ao natural, também é excelente em refrescos, musses, sorvetes e diversos outros tipos de sobremesas. A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geléias. Além disso, tem propriedades terapêuticas importantes.

 

A fruta cítrica é originária da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima sub-tropical e tropical úmido), está em todos os mercados e fruteiras a preços bons, o que possibilita um consumo muito maior, natural por seu a fruta da estação.

 

As variedades mais conhecidas são a cravo, mexerica, ponkan e mandarina, que se confundem com as denominações regionais. As variedades mais comerciais são as mexericas, para consumo natural e a morgote, para produção de sucos.

 

Propriedades medicinais da bergamota

O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.


A fruta é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.


A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

 

Ainda

Ajuda a tratar de: Febres, eliminação de toxinas, gripes, parasitas, regularização do ácido úrico, resfriados, retenção de líquidos, tensão nervosa, verminoses.
Combate a falta de vitamina "C", laxante, diurética e combate o reumatismo.

Ácido Úrico - Recomenda-se fazer refeições esporádicas e exclusivas de tangerina.
Arteriosclerose - Proceder como em ácido úrico.
Saborosa, perfumada e medicinal, assim é a bergamota

Bergamota, tangerina, mexerica, laranja-mimosa ou simplesmente mimosa, não importa a denominação, o que vale mesmo é que ela é uma das frutas mais apreciadas para saborear durante o inverno (principalmente no Rio Grande do Sul). Já faz parte da cultura popular sentar ao sol para comer a fruta de sabor e perfume característico (impossivel negar que está comendo bergamota. O Vale do Caí é uma das regiõs de maior produção da fruta no Rio Grande do Sul.



A popular mexerica (como é conhecida em Minas Gerais) é repleta de suco rico em ferro e vitaminas (A, B1, B2, C). Deliciosa ao natural, também é excelente em refrescos, musses, sorvetes e diversos outros tipos de sobremesas. A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geléias. Além disso, tem propriedades terapêuticas importantes.



A fruta cítrica é originária da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima sub-tropical e tropical úmido), está em todos os mercados e fruteiras a preços bons, o que possibilita um consumo muito maior, natural por seu a fruta da estação.



As variedades mais conhecidas são a cravo, mexerica, ponkan e mandarina, que se confundem com as denominações regionais. As variedades mais comerciais são as mexericas, para consumo natural e a morgote, para produção de sucos.



Propriedades medicinais da bergamota

O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.


A fruta é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.


A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.



Ainda

Ajuda a tratar de: Febres, eliminação de toxinas, gripes, parasitas, regularização do ácido úrico, resfriados, retenção de líquidos, tensão nervosa, verminoses.
Combate a falta de vitamina "C", laxante, diurética e combate o reumatismo.

Ácido Úrico - Recomenda-se fazer refeições esporádicas e exclusivas de tangerina.
Arteriosclerose - Proceder como em ácido úrico.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...