sábado, 15 de junho de 2013

Como reconhecer os sintomas do stress.


Podemos afirmar que o conflito emocional pode ter ou não ter uma causa específica. Pode ser conseqüência de fatores psicológicos e sócio-culturais. Outras vezes, fatores internos da própria personalidade, são sua causa. Eles contribuem á uma maior ou menor turbulência emocional.
 

Como reconhecer os sintomas?

Tristeza e desânimo persistentes, idéias pessimistas, falta de concentração, preocupação exagerada com doenças são sintomas de sofrimentos psíquicos ou emocionais. Esses sintomas psíquicos podem vir acompanhados de sintomas físicos, como insônia , fadiga, fome aumentada, alterações no metabolismo entre outros. A pessoa pode também se sentir irritada sem causa definida, com pensamentos acelerados e fala aumentada. Pode ainda apresentar, ao lado desses sintomas, estados de muita angústia e ansiedade. Se a pessoa percebe esses estados emocionais em si mesma, é importante que não tenha preconceitos e busque ajuda para aliviar o sofrimento mental, conhecendo e esclarecendo seus conflitos psíquicos, que os provocam.

Outra causa importante de estresse emocional não perceptível através de sintomas é a necessidade de mudanças que a própria vida exige ou coloca. Essas mudanças podem ser vividas de forma angustiante e dolorosa. Um exemplo delas é a crise de meia idade e o envelhecimento, que todas as pessoas enfrentam, mas que nem sempre estão preparadas. A separação dos filhos, indispensável para que adquiram autonomia e independência, acarreta uma sensação de vazio. A aposentadoria, a viuvez, as mudanças corporais, a aproximação da morte colocam a necessidade de se dar novo sentido à existência. Ao impor significativas alterações internas e externas colocam a necessidade de que a relação com o mundo- assim como com os outros- se dê sobre outras bases.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...