quarta-feira, 30 de julho de 2014

Pensamento positivo é o combustível da realização de seus sonhos




"... colhemos o que plantamos, com nossos pensamentos, palavras e ações e que nada acontece por acaso"

As dores da alma deixam impressões que podem perdurar por muitos anos. É necessário superá-las para que sirvam de aprendizado, extraindo delas lições e capacidade de fortalecimento interior.

Algumas pessoas já sentiram algo muito forte e triste. Um amor que não deu certo... Um emprego que se perdeu, sem explicações, de uma hora para outra... Um casamento que mal começou e já terminou...

A tristeza e o desespero de perder um filho que morreu por doença ou acidente inesperadamente... Traições na amizade, no amor... Dificuldades financeiras... Cirurgias com dor física na recuperação... Ter que enfrentar um câncer e conviver com esses fantasmas do medo da doença...

Tudo vai deixando marcas profundas no coração e na mente. Porém, quem já sentiu essas dores da alma, não pode se permitir seguir o caminho da dor, da revolta, da lamentação, pois se afundará em depressão, angústias e desânimo.
Há muitos anos, sigo a Filosofia do Yoga que me ensinou a superação, a aceitar os acontecimentos, com paciência e coragem. A desenvolver resiliência, que é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. Ter a mente flexível e pensamento positivo com metas claras e resoluções.

Apesar de não ser budista, aprendi também com os ensinamentos budistas a entender melhor a vida, a mente e como superar as dores da alma e de nossa existência.

Vamos conhecer esses ensinamentos:

Quatro nobres verdades:
1. Tristeza e sofrimento 2. A causa da tristeza 3. A cessação da tristeza 4. O caminho que conduz ao escape da tristeza
A Primeira Nobre Verdade constata que a dor existe. Ela é solitária e só quem a sente pode avaliar o sofrimento e o que causa em sua vida.

A Segunda Nobre Verdade, a causa da tristeza, explica que a causa da dor é sempre o desejo e a não aceitação dos acontecimentos, não aceitação da impermanência da vida, não aceitação da morte dos familiares e amigos, não aceitação do envelhecimento.

Muitas vezes a dor é inevitável, mas em alguns casos, poderia ser evitada com as corretas ações e discernimento.

Algumas dores surgem dos desejos insatisfeitos que geram frustrações, raiva, ciúmes e inveja. Existe também a ansiedade e o medo de perder algo que se esforçou muito para conseguir. Ou perder a felicidade da vida atual. Medo da velhice, de doenças, da solidão, do futuro. É necessário, portanto, viver com sabedoria para evitar alguns sofrimentos causados pelos desejos e aflições da mente negativa.

A Terceira Nobre Verdade é a cessação da tristeza. Todas essas emoções negativas geram tristeza e dor. Precisamos ter aceitação, paciência, fé em Deus, e gratidão de nos sentir felizes com o que já possuímos e não com o que não temos. E ter a certeza que tudo passa.

Aprender a viver o agora, sem fantasiar o futuro com expectativas negativas. É importante purificar os desejos e desenvolver o desapego para viver no mundo e não ser influenciado pelo consumismo, futilidades ou apegos do mundo. Conseguir equilíbrio emocional e mental para não sermos envolvidos pela turbulência da mente com suas inquietações, medos, angústias e depressão.

A Quarta Nobre Verdade é o caminho que conduz à cessação da tristeza com oito passos:

1- Correta crença 2- Correto pensamento 3- Correta palavra 4- Correta ação 5- Correto meio de subsistência 6- Correto esforço 7- Correta memória 8- Correta meditação
Precisamos ter o correto entendimento de que colhemos o que plantamos, com nossos pensamentos, palavras e ações e que nada acontece por acaso.

Seguindo o caminho do dever, da retidão, do desenvolvimento de virtudes como bondade e compaixão, com a prática regular da meditação, nós nos libertamos da dor e nos sintonizamos com as leis divinas e universais.

Como nos ensinou o Mestre do Yoga, Baba Muktananda: "É apenas por causa do nosso entendimento que não conseguimos aceitar o que acontece conosco. Culpamos os outros, pela nossa tristeza, dizendo: "Ele fez isso, ele me fez aquilo." Mas o fato é que nós mesmos somos os criadores de nossas alegrias e tristezas. Colhemos o fruto de nossas próprias ações e de ninguém mais".

Pense de maneira correta e positiva. Adquira disciplina na fala, falando a verdade com gentileza e firmeza. Aja corretamente com autoesforço e dedicação, sendo honesto em seu trabalho. Transforme-se para melhor, através da meditação e do desenvolvimento de virtudes. E encontre nesses passos uma saída para as dores da alma e um caminho de superação, resiliência, equilíbrio e paz.

Rejeite o desânimo e a depressão. Viva com um coração alegre, que significa viver com uma mente satisfeita e agradecida. Sorria para que o mundo seja mais gentil. Ame-se incondicionalmente, sentindo-se com boa autoestima. Ame-se para expandir amor e ser mais amado.

Tudo que fizer faça com amor, boa vontade e entusiasmo. Confie em você e em Deus que habita em seu interior! Tenha uma mente positiva, pois o pensamento positivo é o combustível da realização de seus sonhos, Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz! 


 por Emilce Shrividya Starling

Reflexo

"Certo dia, um rapaz desiludido resolveu seguir o exemplo dos "contos da infância". Colocou-se frente ao seu espelho e perguntou:

- Querido espelho, olhe para mim e me diga: Existe alguém mais infeliz do que eu?

- Com certeza, respondeu o espelho, existe alguém mais triste que tu neste momento. E este alguém sou eu.

O rapaz olhou espantado. Não esperasse que um espelho falasse, e ainda contra ele. Mas o espelho prosseguiu:

- Tu não imaginas a dor que eu sinto ao ver, no meu reflexo, uma pessoa que deixou seus problemas tomarem conta de sua vida, que não tem mais vontade de lutar e principalmente que não consegue ver dentro de si as suas qualidades suas capacidades, seu talento. Queria que estivesse no meu lugar pra ver.

- Tu és uma pessoa tão inteligente, que fala para todos que tem um Deus, e tantas vezes falou do amor de Deus, agora se mostra tão derrotado. Deus é tão pequeno assim em tua vida para que tu te sintas tão inferior assim?

- É pena que tu não vejas através de mim toda a tua facilidade em lidar com as pessoas, o quanto é expressiva a tua voz e tua palavra, quanto teu coração é forte, e o quanto as pessoas te amam. Olhe para ti! Levanta essa cabeça, pois dificuldades todos temos, assim como todos guardam dentro de si algo especial para dar, a capacidade de tornar a própria vida prazerosa.

- Quantas são as pessoas que gostariam de ser como tu és: saudável, inteligente e com toda a vida pela frente! e no entanto, muitas delas são felizes e agradecem à Deus pelas suas vidas! Use a tua sensibilidade - ela é essencial para a vida. Motive-se: ao acordar pela manhã, pense algo do tipo: "hoje meu dia será produtivo, alegre e cheio de vida." . Faça isso com amor no coração e concentre em teus objetivos. De hoje em diante, quero ver outra imagem refletida em mim. Uma imagem de alegria interior.

A vida é tão curta. Não percas tempo com os momentos ruins. Faça deles experiências positivas para continuar tua vida. Ser feliz depende de uma vida em comunhão com Universo e em harmonia contigo mesmo. O que vem depois disso, são apenas resultados."

Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=637852486226096&set=a.475104352500911.118164.475083872502959&type=1&theater

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...