sexta-feira, 12 de julho de 2013

A ajuda dos Óleos essenciais para ataque de pânico


Um ataque de pânico pode iniciar sem aviso e sem uma razão óbvia,  trazendo com isso um medo esmagador e  um terror paralisante.  A experiência é muito mais intensa quando se tem a sensação de estar estressado e frequentemente as vítimas ficam apavoradas e relatam que estão enlouquecendo, perdendo o controle  ou mesmo tendo um ataque cardíaco. De fato os sofredores  de pânico dizem que os ataques são as experiências mais repentinas, assustadoras e desagradáveis que se pode imaginar.

Os ataques de pânico variam desde sentimentos de  inquietação até  surtos de imobilização e terror.  Neste estado extremo a pessoa vivencia  tensão nervosa, taquicardia e terror que atacam de repente e sem aviso.  Uma vez que eles não podem prever quando estes ataques vão acontecer, eles sempre vivem em constante preocupação de que um outro ataque acontecerá  a qualquer momento.
Ataque de Pânico ou Ataque de Ansiedade?

Apesar dos ataques de pânico também acontecerem nas pessoas que estão sofrendo outros transtornos de ansiedade,  há uma diferença entre ansiedade e pânico. A atual diferença está na duração e intensidade dos sintomas. Ataques de pânico são episódios que duram apenas um curto tempo, enquanto ataques de ansiedade ocorrem mais gradualmente e são normalmente menos intensos, mas  permanecem por longos períodos de tempo.
Se um doente  tem estado preocupado sobre ter outro ataque de pânico por um mês ou mais, ou se ele fez mudanças significativas em seu comportamento para evitar lugares onde ele prevê ter um ataque, ele pode ser diagnosticado como doente do transtorno de pânico. O transtorno de pânico difere do ataque de pânico porque o indivíduo sofrerá  frequentes e inesperados ataques.
Sintomas do ataque de pânico
Um ataque de pânico acontece quando a reação do corpo de fugir ou lutar é estimulada na hora errada. Esta é uma resposta fisiológica involuntaria que acontece quando o corpo esta se preparando para lidar com uma emergência ou situação de perigo.  Quando o estresse causa um aumento de adrenalina isso causará no corpo o aumento do metabolismo para rapidamente produzir energia.
Os músculos tornam-se tensos,  os batimentos cardíacos e a respiração aceleram e a composição do sangue realmente muda levemente. Os sinais e sintomas de um ataque de pânico alcançam a intensidade máxima  em poucos minutos e normalmente desaparecem em 20 minutos, embora em alguns casos eles possam durar até 30 minutos.  É igualmente possivel alguém experimentar um ataque quando se esta acordando de um  sono profundo.
Sintomas do Ataque de Pânico incluem:
- falta de ar
- palpitações,  aumento dos batimentos cardíacos
- dor no peito
- agitação ou tremores
- sensação de asfixia
- transpiração, calor ou ondas de frio
- náusea, vômitos, dores abdominais e estomacais
- inconstante, perturbado, abatido
- sensação de desapego de si mesmo
- dificuldade de engolir
- dormência ou formigamento
- medo de perder o controle, ficar maluco ou morrer
A maioria das pessoas que sofrem de ataques de pânico possuem de 20 a 30 anos e é incomum o primeiro ataque ser experimentado  durante os anos da adolescência ou depois dos 40 anos de idade. Mesmo as pessoas que são consideradas emocionalmente bem ajustadas estão propensas aos ataques de pânico, o que reforça a evidência de que isso é uma reação bioquímica responsável pelo transtorno  e que não é puramente psicológica.
Abordagem natural aos ataques de pânico
Usar remédios naturais para os ataques de pânico pode ser tão efetivo quanto usar medicamentos prescritos, mas você não terá os efeitos colaterais desagradáveis.
Drogas psicotrópicas podem causar muitos efeitos colaterais físicos tais como boca seca, constipação, problemas sexuais, sonolência, palpitações cardíacas e mais.  Alguns  medicamentos antidepressivos e anti ansiolíticos podem até mesmo causar ansiedade, o que não é útil na prevenção da ocorrência dos ataques de pânico.
Como os óleos essenciais podem ajudar
Ataques de pânico são frequentemente seguidos por sensação de impotência (abandono), depressão e pavor, e doentes dos transtornos de pânico frequentemente dizem que eles tem um grande medo de sofrer um outro ataque. Viver nesta tensão é óbviamente extremamente estressante, e esta é uma área importante onde a aromaterapia pode trazer alívio adequado devido as propriedades calmantes e relaxantes de certos óleos essenciais.
Os óleos essenciais apropriados podem ajudar a acalmar a mente, diminiur a ofegação, e ajudar a trazer de volta a estabilidade para o corpo todo. Apesar de trabalhar com pessoas que sofrem com transtornos de pânico em minha clínica, eu descobri que a poderosa combinação de óleos essenciais e massagem muitas vezes provou ser tão boa, se não melhor, do que muitas outras formas de tratamento que meus clientes já tentaram – especialmente quando usados em combinação com aconselhamento ou hipnoterapia.
Óleos essenciais clamantes
Óleos essenciais calmantes e relaxantes como bergamota, salvia esclareia, frankinicense (olibano) camomila romana, melissa, neroli, rosa attar, sandalo, vetiver e ylang ylang podem  ajudar a instalar uma sensação de calma, e podem ser uzados efetivamente sozinhos ou como forma de apoio para outros tratamentos.
Para melhores resultados escolher 2 ou 3 óleos essenciais da lista acima e diluí-los em um óleo carreador e pedir ao seu parceiro para fazer uma massagem nas costas. Se isso não for possivel, os óleos podem ser utilizados em um bom banho relaxante, adicionados no difusor ou mesmo inalado diretamente em um tecido quando você sentir que um ataque esta vindo.
Aromaterapia é sem dúvidas uma das melhores formas de medicina preventiva disponível hoje e funciona bem em conjunto com a medicina alopática. Quando usada corretamente, a aromaterapia pode ajudar a manter um estado mental relaxado e calma o que pode ser muito útil para os doentes,  ajudando a prevenir os apuros recorrentes dos ataques de pânico quando outras formas de tratamento tem se provado ineficazes.
Texto escrito por Sue Charles , membro da IFPA, é  aromaterapeuta clínica e professora com mais de 20 anos de experiencia.
Artigo original em: http://www.quinessence.com/blog/essential-oils-for-panic-attacks

Seis Frases para evitar e viver melhor a sua vida!



Nossos pensamentos determinam nossa atitude, a nossa atitude determina nossas ações e nossas ações determinam a nossa vida.
É por isso que, para compreender todo o nosso potencial, ele começa com uma compreensão dos padrões de pensamento que estão nos segurando.
Aqui estão seis frases para reconhecer e evitar:

"Eu não estou pronto."
Você está tão pronto quanto poderia estar. Tudo que te trouxe até aqui tem preparado para tudo o que você vai fazer agora e no futuro. Para aquilo que não esteja preparado, você vai ficar. A vida nunca irá introduzir algo que você não seja capaz de lidar. Você está pronto. Na verdade, você está sempre pronto.

"Isso é impossível."
Olhe ao seu redor. Tudo que você vê já foi "impossível". Mas então, alguém dedicou sua vida para descobrir isso. Você é possível e tudo é possível. Você só precisa se lembrar que você vai descobrir como fazê-lo.

"As pessoas vão me julgar."
Você está certo. Eles poderiam. E se o fizerem, eles são o tipo de pessoas que você quer em sua vida? Quando você começar a fazer o que você ama, você vai atrair pessoas que gostam de fazer os mesmos tipos de coisas que você. Deixe-se ser julgado. É um filtro automático das pessoas que você vai querer minimizar o tempo que gasta com elas.

"Eu poderia falhar."
Sim. Você pode falhar. E adivinhe? Você vai sobreviver. Você vai aprender a usar o fracasso como impulso. Seus fracassos vão levar você para o seu sucesso. O insight, aprendizado e as relações que você ganha ao falhar, muitas vezes, são mais úteis do que aquilo que inicialmente se propôs a fazer. Mas só se você começar a falhar. Como você pode falhar hoje?

"Vou começar amanhã."
Será que você vai realmente? Porque você não pode começar hoje? O que é uma coisa pequena que você pode fazer para começar agora? O que você quer começar amanhã é realmente importante para você? Por que é importante? Onde você está esperando que ele irá levá-lo? Se é importante, trabalhe nisso hoje. Caso contrário, não comece.

"Mas eu tenho que fazer isso."
Falso. Você não tem que fazer isso. Você tem uma escolha. Sim, você pode ter feito um compromisso e desistir ou alterar cursos pode não ser divertido no curto prazo. Mas, você realmente quer viver uma vida em que você se sinta obrigado a fazer as coisas? Ou, se você deseja alinhar-se com as pessoas e as oportunidades que o fazem verdadeiramente e profundamente querer fazer as coisas. A escolha é sua. Como você pode pegar o que você tem que fazer e transformá-lo em algo que você quer fazer?
Quando você mudar seus pensamentos, você muda sua atitude, ações, e o curso de sua vida. Sua melhor vida começa agora.

Vela de laranja





Usando apenas uma laranja e um pouco de óleo de cozinha é possível fazer uma vela que brilha de um jeito muito interessante no escuro.

Materiais necessários
- Laranja
- Óleo de cozinha
- Faca
- Tesoura
- Isqueiro

Como fazer
Para começar, corte a laranja ao meio. Se quiser fazer uma vela mais alta, corte uma parte maior que a outra.
Com a tesoura, faça cortes em volta do miolo branco da laranja. É necessário tomar cuidado para não cortar a base desse miolo. Faça cortes também entre a casca e a polpa.
Com o dedo, retire toda a polpa (que pode ser comida! Hum!), deixando a laranja praticamente branca, com uma espécie de pavio no centro.
Deixe a laranja secando por uns dois dias. Se for possível colocar no sol, melhor. Ela estará pronta quando estiver seca. Se estiver úmida, não funciona.
Encha a laranja de óleo, deixando cerca de 3 cm de pavio. Se o pavio estiver muito grosso, corte um pouco. O ideal é ter um pavio de uns 3 mm de diâmetro. Mais do que isso, é difícil de acender e gera fuligem.
Espere o óleo subir no pavio e o acenda usando um isqueiro. Tenha paciência, pois demora bastante tempo para o fogo pegar. Tome cuidado para não queimar a mão no isqueiro, pois as partes metálicas dele podem ficar muito quentes.
A chama da vela aumenta ao longo do tempo. Uma laranja cheia de óleo dura cerca de seis horas, podendo ser recarregada durante esse tempo.
O que é Capilaridade?
O “segredo” desta experiência é o fenômeno da capilaridade, que faz com que líquidos tenham a tendência de preencher tubos muito pequenos. Isso acontece nas velas, por exemplo, em que a parafina líquida percorre o pavio, vencendo a força da gravidade.
A capilaridade existe porque existe uma atração entre as moléculas dos líquidos e dos sólidos. Esse fenômeno é muito importante para as plantas, pois ajuda na circulação de líquidos dentro delas.
A experiência da vela de laranja aproveita os canais microscópicos da laranja para usar o fenômeno da capilaridade: o óleo penetra no pavio e sobe, formando uma vela.



E é lógico que nós terapeutas podemos incrementar com oleo essencial de laranja,
duas gotinhas é o bastante.

o maior motivo de fama da laranja na aromaterapia é sua capacidade de afetar o humor e reduzir a pressão arterial elevada. De fato, basta cheirá-la para reduzir a pressão arterial em dois pontos. Também é bom adjunto para a arritmia cardíaca. Pesquisas da International Flavors and Fragrances, de Nova Jersey, constataram que ela também reduz a ansiedade.
O aroma das laranjas é um dos favoritos das crianças, e elas em geral sentem mais entusiasmo quanto a um tratamento de aromaterapia que inclua a fruta.



__/\__ Om Shanti

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Medicine Power

Essa música é para a cura espiritual da tristeza, um coração partido, raiva e outras emoções desagradáveis.

cuidados que devemos ter para manter uma mente sã.


Dr. Paulo Niemeyer Filho - Neurocirurgião .

Recentemente, devolveu ao Maestro João Carlos Martins os
movimentos no braço e mão esquerda através de cirurgia no
cérebro,uma experiência inédita e magnifica!.

Nos relembra do cuidados que devemos ter para manter uma mente sã.
Parte da entrevista da revista PODER ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, abaixo, quando lhe foi perguntado:
PODER: O que fazer para melhorar o cérebro ?
Resposta: Vc. tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, reclamando de tudo, com a auto estima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter alegria. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a auto estima no ponto.

PODER: Cabeça tem a ver com alma?

PN: Eu acredito que a alma está na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.


PODER: Você acha que a vida moderna atrapalha?

PN: Não, eu acho a vida moderna uma maravilha. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. O sofrimento era muito maior. As pessoas morriam em casa com dor. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém mais tem dor.

PODER: Existe algum inimigo do bom funcionamento do cérebro?

PN: Todo exagero.
Na bebida, nas drogas, na comida, no mau humor, nas reclamações da vida, nos sonhos, na arrogância,etc.
O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra.
É muito difícil um cérebro muito bom num corpo muito maltratado, e vice-versa.

PODER: Qual a evolução que você imagina para a neurocirurgia?

PN: Até agora a gente trata das deformidades que a doença causa, mas acho que vamos entrar numa fase de reparação do funcionamento cerebral, cirurgia genética, que serão cirurgias com introdução de cateter, colocação de partículas de nanotecnologia, em que você vai entrar na célula, com partículas que carregam dentro delas um remédio que vai matar aquela célula doente que te faz infeliz. Daqui a 50 anos ninguém mais vai precisar abrir a cabeça.

PODER: Você acha que nós somos a última geração que vai envelhecer?

PN: Acho que vamos morrer igual, mas vamos envelhecer menos. As pessoas irão bem até morrer. É isso que a gente espera. Ninguém quer a decadência da velhice. Se você puder ir bem mentalmente ,com saúde e bom aspecto, até o dia da morte, será uma maravilha.

PODER: Hoje a gente lida com o tempo de uma forma completamente diferente. Você acha que isso muda o funcionamento cerebral das pessoas?

PN: O cérebro vai se adaptando aos estímulos que recebe, e às necessidades. Você vê pais reclamando que os filhos não saem da internet, mas eles têm de fazer isso porque o cérebro hoje vai funcionar nessa rapidez. Ele tem de entrar nesse clique, porque senão vai ficar para trás. Isso faz parte do mundo em que a gente vive e o cérebro vai correndo atrás, se adaptando.

Você acredita em Deus?

PN: Geralmente depois de dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando acabamos de operar, vamos até a família e dizemos:

"Ele está salvo".

Aí, a família olha pra você e diz:

"Graças a Deus!".

Então, a gente acredita que não fomos apenas nós, que existe algo mais, independente de religião.


Compartilho com vc esse texto de grande importancia que uma amiga compartilhou em seu facebook.

Themis Groismam lopes,ela é médica psiquiatra .

A Cachorrinha de Chico Xavier


Chico Xavier tinha uma cachorra chamada “Boneca” que sempre o esperava e ao vê-lo, fazia uma grande festa, pulando em seu colo e lambendo seu rosto como se o beijasse.
Chico dizia: — Ah! Boneca, estou com muitas pulgas!
A cachorra imediatamente começava a coçar com o focinho o peito do médium.
Um dia, Boneca morreu. Chico ficou triste. Envolveu-a em um xale e a enterrou no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas.
Um casal de amigos, presenteou Chico com uma cachorrinha idêntica à sua saudosa Boneca.
A filhotinha, muito nova ainda, estava envolta num cobertor. Os médiuns a pegavam no colo, sem, contudo desalinhá-la de sua manta, recebendo afagos de cada um.
Quando Chico entrou na sala, um dos amigos colocou-a em seus braços. Ela, no colo de Chico, começou a se agitar e a lambê-lo.
Ah! Boneca, estou cheio de pulgas! Disse Chico.
A filhotinha começou a coçar com o focinho o peito de Chico, tal qual fazia Boneca. Nesse instante todos exclamaram: “Chico, a Boneca está aqui!”
Todos ficaram emocionados e perguntaram à Chico como isso poderia acontecer. Ele respondeu:
Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta. É, Boneca está aqui. Está ensinando a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis. Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxilia
r.

Tente outra vez....Não desista de você !!!

Jason Mraz - I Won't Give Up - Tradução

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Para me sentir Bem

Para limpar ideias velhas que só fazem mal e assumir novas atitudes positivas
Quero propor a você uma meditação que vai ajudá-la a ter confiança nos seus sentimentos interiores. Aquele bom senso que apontará o seu melhor. Para se deixar sentir, é fundamental relaxar e é exatamente essa a intenção dessa meditação. Por meio dela você também terá a oportunidade de fazer a limpeza de velhas ideias e assumir atitudes positivas novas, visando sempre ao seu melhor. Muitas dúvidas ainda vão surgir, mas tenha a certeza de que a vida é um eterno aprendizado.
Respire fundo e solte o ar, deixando a sua respiração livre. Solte a respiração como se soltasse todo o seu cansaço, todas as suas tensões ou preocupações. Como se tudo isso fosse apagado da sua mente. Sinta o corpo. A mente não se apaga, simplesmente ela vai para segundo plano. Sinta novamente seu corpo. Há sensações nele. A respiração: o ar que entra, o ar que sai.
Devagar, imagine uma luz no seu peito, quente e confortável, que vai se acendendo e se abrindo. À medida que ela se acende você vai mudando de lugar. Agora está na praia. Naquela praia de que gosta tanto. A música vem do ar como se seres invisíveis tocassem pra você. Isso começa a lhe dar um conforto, uma sensação de paz e tranquilidade. Uma boa vontade de viver nesses momentos, uma cabeça sem pensamentos.
Você se entrega para a vida, deixando que ela a leve pela própria inteligência, pelo próprio fluxo. Pelo seu pensamento, diga:
‘“Eu sou livre para escolher. Eu sou livre para tomar as atitudes que eu quiser. Eu me escuto cada dia mais firmemente. O que importa para mim é o que eu sinto. Felicidade é sensação. Realidade é sensação. Satisfação é sensação. Paz é sensação. Firmeza é sensação. Tudo é sensação. Todas as grandes coisas da vida são sensações: amor, conquista… A vida é sentir, e eu valorizo as minhas sensações acima de qualquer valor, de qualquer regra. E me deixo sentir, responsabilizo-me por aquilo que eu sinto, pois sou eu que provoco o que sinto. Neste exato instante, quero me sentir bem e eu posso usar uma grande afirmação: Eu sou bom. Mas não só afirmar, vestir essa ideia.

Vista!

Eu sou bom.
Sinta no corpo inteiro e veja sua vida.
Tudo o que eu faço é bom.
Pense, sem se comparar com outras pessoas:
Tudo o que faço tem o meu jeito, e meu jeito é sempre bom, pois é único.
Sinta o prazer de ser único.
Eu sou absolutamente diferente de todo mundo.
Sinta a beleza de dizer absolutamente diferente.

E todos são absolutamente diferentes uns dos outros. E tudo é absolutamente diferente de tudo. Cada dia é diferente. Cada hora é diferente, cada segundo é diferente. Tudo é diferente de todos em todos os tempos. O universo só sabe criar o diferente, o absolutamente diferente. Quando eu afirmo: Sou absolutamente diferente, eu me equilibro no universo, me sinto universal, amplo, espaçoso. E parece que o vento da praia passa por dentro de mim e eu me sinto em paz com tudo o que existe, sendo como sou, fazendo o que eu faço. Só o bem é real. Verdade é o que faz me sentir bem.
 Doravante, só faço aquilo que me faz sentir bem.

Via: Universo Natural

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Crie sensações com óleos essenciais

Antidepressivas, relaxantes, estimulantes, afrodisíacas… Essas são algumas funções dos óleos essenciais. Esta variedade de benefícios faz com que exista sempre um aroma para cada situação, seja ela física ou emocional. Só não vale se esquecer de procurar um profissional especializado no assunto antes de se aventurar, hein?

Aromas especiais são capazes de exercer uma ação positiva sobre o nosso cérebro, provocando prazer, calma e bem-estar. Isso acontece porque as substâncias benéficas são absorvidas diretamente das vias respiratórias para a circulação sanguínea e, uma vez dentro do nosso organismo, elas são metabolizadas de maneira similar a qualquer remédio. Interessante, não?

Há diversas maneiras de usar os óleos essenciais, tanto por difusores, sprays, vaporização quanto em banhos. Mas, atenção: eles só podem entrar em contato direto com a pele se diluídos em óleos vegetais. Como existem restrições e cada caso é um caso, deve-se sempre respeitar as indicações de um profissional.
A aromaterapia é milenar, uma forma de tratamento totalmente natural e de baixo custo. Tem se mostrado efetiva para problemas emocionais, de saúde e de beleza.

Nosso Corpo é o nosso "Templo"



Nosso corpo é nosso templo. E como todo templo, ele precisa de uma estrutura sólida, capaz de protegê-lo de qualquer adversidade, exterior ou interior. Por isso, estar bem fisicamente, mentalmente e espiritualmente é fundamental para que a estabilidade dessa estrutura seja mantida.
Através da Terapia Floral e das essências florais, garantimos a solidez de corpo e mente e conquistamos inúmeros benefícios como harmonia, saúde, consciência, vitalidade, equilíbrio emocional, serenidade, disposição e paz interior.

Indicações: A “Floral Terapia” ajuda a prevenir e harmonizar diversas disfunções, entre elas:


• Estresse• Insônia
• Menopausa
• Medo
• Agressividade
• Raiva
• Traumas
• Pânico
• Bloqueios
• Depressão
• Solidão
• Rejeição
• Obesidade
• Impaciência
• Ansiedade
• Ciúmes
• Inveja
• Desânimo
• Irritabilidade
• Durante e Pós Gravidez
• Distúrbios da 3ª Idade
• Distúrbios da Sexualidade
• Problemas Respiratórios
• Início da dentição
• TPM (Tensão pré-menstrual)
• Vícios em geral
• Falta de Concentração
• Entre muitos outros...


Um caso clínico

Quem de nós nunca sentiu as mãos trêmulas, as pernas bambas ou mesmo um disparo no coração, diante de uma sensação de m edo? Alguns mais, outros menos, mas muitas pessoas carregam com mais freqüência esta sensação que a qualquer momento pode ser acionada.

Medo, segundo o Aurélio, é aquele sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça; susto, pavor, terror... Enfim, algo que nos bloqueia, causando uma sensação muito incômoda.

A infância é o momento em que dá para se observar bem essas características, naquelas crianças caladas, que não gostam de se destacar, assustam com qualquer coisa e demonstram medo na maioria das situações. A sensibilidade é tão forte que o ego se torna frágil para se expressar, é como se a pessoa quisesse passar despercebida. Mais tarde, na adolescência ou na vida adulta, o problema ainda se encontra lá, nos momentos de falar em público, tomar uma decisão, realizar um teste, enfrentar uma situação de perigo, ou melhor, para esse tipo de personalidade a coisa mais simples se parece como um monstro de sete cabeças.

Muitas pessoas se encontram dentro desta descrição, são aquelas que sabem definir com palavras e expressões o que, de forma concreta, as deixam tão amedrontadas: os animais, as ventanias, as chuvas fortes, trovões, relâmpagos, as águas, os rios, os lagos, as piscinas, o mato, as alturas, elevadores, injeções e hospitais. Muitos são obcecados por doenças e temem o próprio sofrimento; medo excessivo de ladrões, do fracasso pessoal, da repreensão alheia, da morte e do parto; para o medo patológico de doenças graves e contagiosas, para o medo do câncer, da Aids, da lepra, da paralisia, da dependência e da dor. Geralmente essas pessoas são muito inseguras, frágeis e sensíveis, e quando se
encontram com estas desarmonias refletem um temor imenso diante da vida.

Em forma de essência floral há uma delicada plantinha chamada de Mimosa, Sensitiva ou Vergonhosa que pode ser encontrada em certa época nos locais onde o homem geralmente apresenta as densas vibrações de medo, por exemplo, nas travessias de estradas de ferro, nas encostas muito acentuadas e nas curvas mais perigosas das rodovias.

A utilização desta essência floral ajuda a alma a recuperar a coragem e a confiança. Sensitiva é a essência básica para a timidez, o acanhamento, a gagueira e o nervosismo, dando proteção à fragilidade psíquica dos hipersensíveis aos sinais externos.
Um caso clínico com a essência floral Sensitiva:
J.M.F, seis anos, filha de pais separados, veio na consulta acompanhada pela mãe. Primeiramente a mãe começou a explicar que sua filha era muito acanhada, tímida e sempre saía agarrada a ela, aonde ela ia tinha que levar a filha. A criança apresentava sinais característicos de medo desde pequena. Quando era recém nascida chorava com muita freqüência e sempre pedia colo. Parecia ter medo de tudo, de pessoas desconhecidas, de ficar sozinha, de qualquer bichinho que se aproximava. Apresentava uma personalidade super sensível a qualquer sinal externo. Tinha dois irmãos mais velhos, os quais sempre brigavam com ela, abusando do seu jeito indefeso.
Ao ir para a escola o problema se agravou mais. J.M.F aos três anos não queria aceitar ficar na escola. Quando a mãe levava, não queria nem entrar na porta da escola. Dizia que tinha medo dos colegas baterem nela, e não queria ficar longe da mãe. Teve várias complicações de adaptação na escola, até que conseguiu aceitar a idéia por necessidade, pois a mãe não tinha com quem deixa-la, mas quase todo dia a professora falava sobre o choro. Entre os colegas era a mais bem comportada e não gostava de brincadeiras grosseiras e quando se desentendia com eles, não tinha defesa própria e voltava a chorar. Era uma das alunas que a professora tinha que mais dar atenção, e se não desse, seria aquela que ficava num cantinho, retraída.
Agora aos seis anos o problema do medo, da sensibilidade se agravou mais, a timidez continua cada vez mais acentuada. Tinha um medo terrível de chuva, não podia ver ameaçar a chover que já queria se proteger. Foi aí que sua mãe, ao ficar sabendo do tratamento com florais, resolveu procurar ajuda para ver se poderia equilibrar o comportamento da filha, pois estava dificultando muito o convívio na escola e dentro de casa. Durante a consulta J.M.F. só respondia as perguntas fazendo sinais com a cabeça, e não olhava nos olhos, a mãe que teve que relatar todo o caso.
Foi indicado dois frascos de florais com as essências: Sensitiva, Girassol, Violeta, Maracujá e Madressilva. Pedi que voltasse ao retorno da consulta após terminar o uso, para avaliarmos os resultados e dar continuidade ao tratamento.
Depois de um mês fazendo uso dos florais J.M.F. vem ao retorno. A mãe estava com uma aparência de contente e foi logo dizendo que a filha apresentou sinais de melhora em poucos dias de uso dos florais. Já não chorava mais, estava se relacionando bem melhor na escola, não se lembrava mais de se preocupar com a chuva. A melhora tinha sido bem visível, que até a professora comentou com outros pais de alunos sobre o tratamento floral. Durante a consulta de retorno J.M.F. já começou a conversar, contou casos sobre a escola, e se mostrava bem mais desinibida. A mãe da criança ficou surpresa com os resultados que surgiram em tão pouco tempo. Sugeri que J.M.F. continuasse fazendo uso dos florais por mais um mês somente para reforçar as melhoras, pois o equilíbrio emocional já havia sido recuperado.

Emocione-se.. a Alma agradece…




Somos seres (também) de emoções, no entanto, temos a tendência de colocar as emoções num patamar inferior e mesquinho.
.
.
É verdade que muitas têm origem patológica no ego, logo, na mente e no pensamento, sendo que o corpo reage e sente contribuindo para a formação da emoção propriamente dita. Apesar disso, se bem orientadas, as emoções são um dos veículos da Alma para alcançar um estado maior de consciência, um estado de atenção e intenção.

Através duma saudável e gradual integração da pirâmide corpo-mente-espírito, conseguimos despertar de forma consciente para o verdadeiro sentido da vida: viver e crescer interiormente.

Existir, também significa estar exposto à dualidade, cair e nadar na incerteza da impermanência para que, após, consigamos valorizar e reconhecer as bênções e virtudes que sempre transportámos.

É importante perceber que quanto mais reprimirmos uma emoção, mais força e domínio sobre nós ela exerce.

Existem 3 possibilidades perante uma parede: partir, contornar ou evitar. Por qual tem optado? A vida oferece a dádiva de poder optar por uma das 3 hipóteses perante cada desafio, cada emoção, cada pensamento. Isto tudo para chegar à conclusão que é vital que sinta a 100% cada emoção, mesmo que doa e cegue, é importante que a olhe de frente e que retire daí a aprendizagem, o crescimento, a “Luz”.
Ganhar a percepção superior de quem realmente é, percebendo e sentindo a sua história de vida. Conhece-se realmente, ou pensa que sabe quem é?
Não está sozinho nesta viagem. O ser humano não é uma ilha; se necessitar de apoio procure-o, ele chegará. Não se preocupe com o “como”, esse é, na maior parte das vezes, o papel do Universo.
De pouco vale procurar ajudas exteriores, se não vai à base, à raiz, ao trabalho do que é mais evidente e está, quase sempre, na origem do caos que muitos seres humanos experienciam.
Comece por si e pelos que lhe são mais próximos, na maior parte das vezes, os mais difíceis de encarar e “digerir” neste sentido: a família.
Comece duma vez por todas a filtrar o que realmente é importante. Se pretende alterar a sua vida, necessita de começar pelas variáveis que a compõem. Se planta batatas, com certeza, não estará à espera de colher cenouras…
Todos os momentos são oportunidades de sentir de forma diferente, de se relacionar de forma renovada…de morrer para renascer para um mundo emocional livre, saudável e que lhe permita “respirar”. Começar a agir em vez de reagir é um dos objectivos dum trabalho sério e profundo ao nível das emoções.


  • Porque reajo assim?
  • Terá a ver com a minha infância?
  • Será por medo?
  • Medo de quê?...
  • Da rejeição?
  • Da critica ou julgamento de terceiros?
  • Terei receio de falhar?
  • Estarei cego pelo egoísmo e pela inveja, olhando apenas para o meu próprio umbigo?
  • Julgo-me o/a dono/a da verdade?
  • As minhas prioridades encontram-se bem definidas?
Os nossos pensamentos são os principais responsáveis pela qualidade das emoções que o corpo integra.


  • O que penso?
  • Qual a emoção dominante durante o dia?
  • Durante a semana?
Estas são algumas questões sobre as quais convém atentar, sob pena de entrarmos em “loop” ao nível dos nossos padrões de pensamento e actuação.
Viver com consciência, rumo ao equilíbrio e nem sempre é tarefa fácil. O caminho não é sempre em linha recta: avançamos 10 passos, recuamos 3, avançamos outros 5…o que faz a diferença é a vontade de ser feliz, a persistência, a coragem e a paciência. No entanto, quem opta por esse caminho conhece mais cedo ou mais tarde a alegria de saber quem é, para onde vai e de onde veio. A simplicidade e a verdade vence sempre no interior de cada um, é uma questão de tempo…mais cedo ou mais tarde acontece.
.
Faça a sua parte, o Universo fará a Sua.
.
Opte por VIVER, não se reprima. A alma agradece.
.
Artigo de:
Rodrigo Belard
Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa ( www.esmtc.pt )
Universidade de Nanjing - China

ISOLAMENTO SOCIAL E SOLIDÃO




Isolamento social é diferente de solidão. Refere-se mais aos aspectos físicos da separação. Significa a privação de contatos sociais. isolamento social, classificando-se como isolamento social passivo e isolamento voluntário. Isolamento social passivo é aquele fenômeno de privação social contínua ou variável que ocorre à revelia do sujeito, ou seja, aquelas contingências de vida ou situações sociais que determinam um indivíduo a afastar-se involuntariamente do seu contexto social. Caracteriza-se geralmente, pelo caráter coercitivo e imposto da separação social. Já o isolamento social voluntário é composto por aquelas formas de isolamento onde o sujeito é o elemento ativo do processo, isto é, é ele quem, espontaneamente e sem sofrer qualquer pressão externa, anseia e busca tal distanciamento do seu meio social habitual, seja por um período de tempo restrito, seja por um período prolongado. Existem dois tipos de solidão: o isolamento social e o isolamento emocional. O primeiro, isolamento social, é o afastamento de um determinado grupo social. O segundo, isolamento emocional, é a falta de relacionamentos afetivos satisfatórios com outra pessoa.

Na interpretação do isolamento social e solidão o primeiro refere à experiência sentida por muitos, e objetivamente mensurável, de que são qualitativa e numericamente pobres os contatos e relações que tem com outras pessoas; a solidão, entretanto, é a dramática vivência do sentir-se sozinho, sem vínculos, sem conexão afetiva com outros, enclausurado. Esta última, em relação à primeira, é mais significativa, especialmente sob a perspectiva existencial.

Podem existir algumas relações entre isolamento social e solidão... pode haver isolamento social acompanhado do sentimento de solidão; pode haver isolamento social sem o sentimento de solidão; pode haver solidão em situação de isolamento social; pode haver solidão sem situação de isolamento.
O isolamento é o estar só, sem o sentimento de solidão. A solidão é o sentir-se só.
VIA: Laura Lencastre

Florais de Bach nos ajudam a lidar com os conflitos emocionais e a manter nossa saúde, em especial o nosso sistema imunológico, que nos defende das agressões do dia a dia.

  Essências Florais de Bach nos ajudam a lidar com os conflitos emocionais e a manter nossa saúde, em especial o nosso sistema imunológico, que nos defende das agressões do dia a dia.
Sabemos que a pessoa se desorganiza interiormente diante de situações conflituosas de sua existência, abrindo portas para a doença, assim como a própria doença abala emocionalmente a pessoa, por causa dos sintomas de dor ou desconforto físico que ela provoca. Medo, agitação, irritabilidade ou depressão, entre outros , são sintomas emocionais que fazem parte da descrição de algumas doenças, principalmente no que diz respeito aos distúrbios hormonais. A variação de humor, por exemplo, é forte indício de alterações nas taxas hormonais. Uma pessoa adoece quando seu estado interior não está suficientemente bom para proporcionar ao organismo condições de reagir às interferências do agente nocivo que atinge o corpo. Os conflitos emocionais bombardeiam o corpo, enfraquecendo principalmente os sistemas de defesa, possibilitando a instauração da doença. Portanto, as condições do corpo, tais como saúde ou doença são reflexos do nosso interior e são   resultantes dos nossos padrões de comportamento.
       
       A terapia com os florais promove a restauração de nossa saúde à medida que favorece o entendimento da emoção que precisa ser cuidada, possibilitando a percepção, a conscientização dos fatos e a causa do distúrbio.   Diante desse autoconhecimento, torna-se possível realizar uma mudança de atitude perante a vida, levando a uma transformação.   O propósito dos florais é o de ajudar a pessoa a compreender que ela é responsável pela sua saúde, bem-estar e por encontrar e cuidar de seu lugar no mundo.
Dr. Bach dizia que “O paciente do futuro precisa compreender que ele, e somente ele, pode trazer alívio para seu sofrimento, embora possa ser aconselhado e auxiliado por um irmão mais experiente que o ajudará em seu esforço”.

         Dr. Edward Bach, no início de sua pesquisa, buscando um método eficaz para a cura dos males da saúde, começou no campo da toxemia intestinal, termo esse utilizado para mostrar que os maiores problemas de saúde estão no acúmulo de toxinas que se alojam nos intestinos. Nessa pesquisa ele demonstrou que alguns conceitos vigentes na medicina não eram válidos, afirmando que:
1- O estado emocional é o fator de doença que gera a proliferação do germe (antes predominava o conceito de que o germe gerava a doença)- Nora Weeks, a parceira nas descobertas das essências florais relata que Dr. Bach sempre se perguntava: “Por que tantos indivíduos se infectavam com gripe e outros, no mesmo ambiente, saiam ilesos?” Concluiu que o estado emocional exercia influência no prognóstico e o medo era o grande assassino. Essa observação levou a uma grande mudança nos conceitos de saúde e doença, catalisando um avanço no campo da imunologia.
2- O paciente é o foco para o tratamento da doença e não a doença, porque a mesma doença pode apresentar diferentes sintomas em diferentes pessoas.  A maneira como a pessoa é afetada é o nosso verdadeiro guia para a cura.
Muito cedo, Bach percebeu que a personalidade do indivíduo era mais importante do que seu corpo no tratamento de qualquer doença. A personalidade da pessoa não está relacionada com o corpo, mas sim com a mente, e a mente é a nossa parte mais sensível e delicada. A mente, com seus vários humores, é a primeira a mostrar os sintomas de uma doença, constituindo-se para nós um guia muito melhor do que o corpo em casos de doença. O estado de espírito de cada indivíduo é o indicador mais sensível daquilo que uma determinada pessoa precisa. Esteja a pessoa não muito bem ou tentando evitar uma doença, seja esta de curta ou longa duração, o princípio é sempre o mesmo: “TRATE O PACIENTE; trate-o de acordo com seu estado de espírito, com sua personalidade, sua individualidade, e você não errará”.





 3- Para obter a cura é necessário eliminar os defeitos de alma desenvolvendo as virtudes opostas- este é o método verdadeiro e natural de avançar e de superar o erro. Exemplo: em situações de tormento da alma, quando impera a ansiedade, torna-se necessário buscar, de forma consciente, desenvolver a quietude.
Acima de tudo, Dr. Bach tinha como máxima a necessidade de compreendermos a Divindade dentro de nossa natureza e o nosso poder de superar todas as adversidades.
            Sabemos hoje, depois de 70 anos das pesquisas do Dr. Bach que toda emoção, sentimento ou pensamento desencadeia reações neuro-hormonais que alteram nosso sistema de defesa. Medo, ansiedade, ódio, tensão, preocupação, entre outros, tiram-nos de nosso eixo, provocando maiores descargas hormonais, que desequilibram nosso relógio interno, tornando-nos mais sensíveis à penetração de vírus, bactérias, toxinas em nosso corpo. Na desarmonia entre a Personalidade (nosso jeito de nos colocarmos na vida) e a Alma (nosso verdadeiro eu) temos as doenças. São momentos em que nossas emoções tornam-se negativas e deixam o corpo aberto e desprotegido, provocando desequilíbrios na secreção hormonal, que se manifestarão sob a forma dos mais diversos distúrbios, uma vez que, em nosso corpo há uma interação entre os sistemas nervoso, emocional e endócrino.



Dificuldades nos aparecem sempre, mas o importante é saber como lidar com elas, no sentido de recuperar a paz interna, a alegria e a felicidade. Dr. Bach nos propõe o caminho do autoconhecimento para a prevenção ou a cura das doenças. Portanto, só vamos nos curar quando trouxermos o entendimento e a luz para nossos lados escuros, deixando prevalecer nossas virtudes, eliminando nossos defeitos de alma.
Ou seja, cada um de nós tem uma coleção de virtudes com as quais podemos contar nos momentos difíceis, e que nos fazem reagir bem e adequadamente aos estímulos do meio ambiente que moldam nosso jeito de ser no mundo. Mas cada um de nos também possui sua coleção de defeitos, que são aqueles jeitos de pensar e agir que nos causam problemas, em vez de nos auxiliarem nos momentos em que as dificuldades nos aparecem.  Por exemplo, a pessoa apressada precisa desenvolver a paciência caso o problema que se apresente precise de um longo tempo para ser resolvido.  Ou, em situações de tristeza precisamos desenvolver a alegria, que é o caminho da verdade para comigo mesmo. Dr. Bach nos deixou o ensinamento de que: “A doença vem como um aviso e é uma oportunidade para se mudar. A saúde se recupera quando a energia inofensiva da planta, preservada no floral, ilumina a escuridão do estado negativo, trazendo a luz e a energia do sol. É claro que deve haver o desejo do paciente de melhorar.” Estejamos pois abertos a essa compreensão, entendendo que a doença não é um castigo, mas ela irá nos trazer ao caminho da verdade e da luz, do qual nunca deveríamos ter nos desviado.

Manjericão um aliado para nossa saude física e mental


O manjericão, cujo nome científico é Ocimum Basilicum, é uma planta herbácea de ciclo perene que alcança até 60 cm de altura. Seu caule é quadrangular, ereto e pubescente, finamente estriado. Suas flores são hermafroditas, agrupadas em inflorescências do tipo espiga, que se 
reúnem num fascículo circular em número de seis, pequenas, aromáticas e esbranquiçadas. Seu fruto é do tipo aquênio (como uma pequena noz), com sementes de coloração preto-azulada. Seu aroma é doce e pungente e seu sabor é balsâmico e levemente amargo. Suas folhas são ricas em vitamina A e C, além de terem vitaminas B (1, 2 e 3) e serem uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro); são sudoríferas e diuréticas.

Os componentes químicos do Manjericão são: fenilpropano, metilcavicol e linalol. Por isso suas propriedades medicinais são: antidepressiva, anti-séptica, anti-espamódica, expectorante, digestiva e tônica, pois atua no sistema nervoso central.

Na medicina popular, o chá das folhas do manjericão é utilizado para aliviar as dores de garganta (gargarejo); em bochechos, ajuda a cicatrizar aftas. Este chá atua ainda contra tosses, gripes, resfriados e crises de bronquite e é excelente para combater a insônia. Do óleo canforado obtém-se uma tintura que pode ser aplicada numa compressa sobre ferimentos de difícil cicatrização, ou em massagens sobre as têmporas, para aliviar as dores de cabeça, pois é sedativo suave.

O manjericão ajuda a combater gastrites e tem ação sobre o aparelho urinário, reduzindo o ardor ao urinar e estimulando os rins. É ótimo para cistite. Auxilia na boa circulação, pele e dores reumáticas. Afasta a fadiga. Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: simplesmente bata algumas folhas de manjericão no liqüidificador com água. É muito saboroso. Na culinária, coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os seus princípios ativos.

O escalda-pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e prestes a explodir. Tira a raiva na hora. Em nossa atividade grupal, fizemos o escalda-pés com o chá de manjericão: todos se sentiram mais leves e aliviados da sobrecarga que traziam consigo.

É interessante, pois como Essência Floral do sistema de Florais de Minas, o Basilicum, cuja essência eqüivale ao Elm do sistema dos Florais de Bach, é indicado para aqueles que, sobrecarregados pelas responsabilidades ou pelo estresse, sentem-se temporariamente sem forças e esgotados. Atua sobre as dores de origem nervosa, dificuldades sexuais e psicopatologias, sempre que estejam relacionadas à sensação momentânea de incapacidade ou inadequação.

Em todas as situações em que a personalidade tem dificuldade de expressar as próprias idéias, em que há confusão mental, Basilicum será um clareador e um ordenador dos pensamentos. A essência desperta na mente pensamentos positivos de adequação e de harmonia. É ótima para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.

Quem precisa de Manjericão pode estar necessitando de sua energia determinante para ajudá-lo a recuperar o desejo de mostrar o próprio valor. Por isso, é indicado para as pessoas que sentem falta de autoconfiança e sofrem de um sentimento permanente de não serem boas o suficiente, pois têm inexplicáveis sentimentos de culpa. Em geral, essas pessoas buscam o reconhecimento, mas, ao mesmo tempo, são incapazes de “suportar o peso” do sucesso e do aplauso e por isso, acabam sempre pondo à prova o próprio medo de fracassar.

Em nosso grupo, constatamos que o manjericão resgata, de fato, o movimento com a vida, pois todos nós nos sentimos entusiasmados no final do dia. Um forte sentimento de solidariedade estava presente em nossas conversas. As seguintes frases são exemplo dos depoimentos dos participantes do grupo: “tive a sensação de equilíbrio e ao mesmo tempo de uma alegria libertadora”; “o manjericão me acalmou ao mesmo tempo que me deixou para cima”; “sentir que o manjericão pode me ajudar a superar o medo do abandono”; “ajudou a me sentir disposto para seguir em frente novamente”; “senti a alegria que precisava para curar a minha tristeza”.

Ao final, agradecemos à natureza por sua generosidade incondicional e tornamos a nos comprometer a continuar zelando por seu equilíbrio.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...