segunda-feira, 8 de julho de 2013

ISOLAMENTO SOCIAL E SOLIDÃO




Isolamento social é diferente de solidão. Refere-se mais aos aspectos físicos da separação. Significa a privação de contatos sociais. isolamento social, classificando-se como isolamento social passivo e isolamento voluntário. Isolamento social passivo é aquele fenômeno de privação social contínua ou variável que ocorre à revelia do sujeito, ou seja, aquelas contingências de vida ou situações sociais que determinam um indivíduo a afastar-se involuntariamente do seu contexto social. Caracteriza-se geralmente, pelo caráter coercitivo e imposto da separação social. Já o isolamento social voluntário é composto por aquelas formas de isolamento onde o sujeito é o elemento ativo do processo, isto é, é ele quem, espontaneamente e sem sofrer qualquer pressão externa, anseia e busca tal distanciamento do seu meio social habitual, seja por um período de tempo restrito, seja por um período prolongado. Existem dois tipos de solidão: o isolamento social e o isolamento emocional. O primeiro, isolamento social, é o afastamento de um determinado grupo social. O segundo, isolamento emocional, é a falta de relacionamentos afetivos satisfatórios com outra pessoa.

Na interpretação do isolamento social e solidão o primeiro refere à experiência sentida por muitos, e objetivamente mensurável, de que são qualitativa e numericamente pobres os contatos e relações que tem com outras pessoas; a solidão, entretanto, é a dramática vivência do sentir-se sozinho, sem vínculos, sem conexão afetiva com outros, enclausurado. Esta última, em relação à primeira, é mais significativa, especialmente sob a perspectiva existencial.

Podem existir algumas relações entre isolamento social e solidão... pode haver isolamento social acompanhado do sentimento de solidão; pode haver isolamento social sem o sentimento de solidão; pode haver solidão em situação de isolamento social; pode haver solidão sem situação de isolamento.
O isolamento é o estar só, sem o sentimento de solidão. A solidão é o sentir-se só.
VIA: Laura Lencastre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...