quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Benificios do suco natural e propriedade de cada fruta.

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, revelou que o consumo de frutas aumentou no Brasil.
De acordo com a pesquisa, a família brasileira consome, em média, 33,50 quilos de frutas por mês. As frutas mais procuradas são as bananas e laranjas.  Mas ainda assim os dados veiculados não são satisfatórios. De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos brasileiros ainda não consomem as doses de frutas, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, que é de 400 gramas diárias.
Outros estudos recentes ligam a ingestão de frutas à beleza da pele. Como o publicado recentemente no jornal online Plos One, que mostra que o consumo diário de frutas garante um aspecto saudável para pele.
Se você não tem o hábito e comer frutas, pode abusar dos sucos e receber os benefícios que esses alimentos podem proporcionar.
Para não correr o risco de exagerar nas calorias, a médica pós-graduada em endocrinologia e metabologia, Dra. Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada, preparou uma lista com as qualidades de cada suco.
As frutas mais recomendadas para sucos são: morango, maçã, melão, limão, melancia, laranja, 


abacaxi, pêra, uva, acerola, maracujá e manga além de muitos outros que contribuem para a saúde cardiovascular, ajudam na pressão arterial, melhora a saúde a cada dia e nos ajudar a dormir bem melhor, proporcionando mais energia e ampliam nossa capacidade.

Abacaxi– Um copo de suco de 200 ml possui 53 calorias. O suco combina vitamina A e complexo B e C, a que fazem bem ao sistema imunológico, auxilia na boa circulação sanguínea, além de fazer bem para a pele e olhos. O suco de abacaxi é uma fantástica fonte de sais minerais (potássio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio e ferro). Além disso, contém a bromelina, enzima que ajuda a digestão.

Abacate – Possui grandes doses de vitamina E, que é uma mão na roda contra o envelhecimento precoce. A metade da fruta, referente a uma porção de 200g contém 324 calorias.

Mexerica – Pouco calórica, a fruta auxilia no funcionamento do intestino por ser rica em fibras. A unidade possui cerca de 50 calorias.

Morango – Rico em vitamina C, o morango é uma ótima opção antioxidante, com propriedades que combatem o envelhecimento. Ele é rico em potássio e ferro, que são bons para o fortalecimento do sangue. (240ml = 52kcal)

Limão- Excelente na limpeza do organismo, já que libera as toxinas do corpo. Uma unidade de limão contém 12 calorias. (240ml = 61 kcal)

Maracujá- Com apenas 24 calorias, um copo de suco de maracujá é calmante, eficiente para dores de cabeça, dente, pois tem propriedades antiinflamatórias.

Suco de Maçã
Famoso pelo seu poder rejuvenescedor, contém grande quantidade de antioxidantes. Além disso, o suco contém excelentes fontes de pectina — que forma o gel que remove as toxinas do organismo — e, ao mesmo tempo, estimula os movimentos peristálticos dos intestinos e a evacuação. O potássio e o cálcio existentes na maçã ajudam no funcionamento dos rins e controlam os distúrbios digestivos. (240 ml = 154 kcal)


Suco de Pêra
Contém vitamina B1 (tiamina, importante parte do complexo B), que contribui para a saúde do coração e para um alto nível de energia. Além disso, contém boa dose de vitamina C e sais minerais, como fósforo, potássio e cálcio. Ainda mais que a maçã, a pêra é excelente fonte de pectina, que ajuda na digestão e na limpeza das toxinas do organismo. (200ml = 120kcal)


Suco de Uva
Rico em potássio, que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo que estimula o funcionamento dos rins e ajuda a diminuir o colesterol. Fonte de ferro, estimula a digestão, a ação intestinal, limpa o fígado e ajuda na eliminação do ácido úrico do organismo. Se o suco de uva ficar muito doce, adicione um pouco de limão. (200ml = 146Kcal)


Suco de laranja: é ótimo e tem grande quantidade de vitamina C. Otimo para aumentar a imunidade e ajudar a combater a gripe de maneira natural. (240ml = 140 calorias)

Suco de laranja batido com couve: ajuda a combater a anemia, devido à presença de ferro e vitamina C (que ajuda o organismo absorver o ferro).

Suco de maçã com couve e cenoura
Ótima fonte de vitamina A, rica em beta caroteno! Age como antioxidante e além disso, a casca da maçã é rica em pectina, que evita a deposição de gordura nas paredes arteriais.

Essa composição oferece alto poder de desintoxicação, pois acelera o funcionamento das enzimas do fígado, eliminando mais rapidamente as toxinas do corpo.
(bata no liquidificador 1/2 cenoura, 1 folha de couve, 2 galhinhos de salsinha, 1 maçã e 200 ml de água. Coe e sirva). Em média 110kcal.

Suco de água de coco com pepino
Para aqueles que ainda não se acostumaram com a ideia de misturar frutas e verduras, comece com esta opção mais simples! Mistura apenas o pepino, composto basicamente por água, com água de coco, formando um suco rico em fibras e potássio – e o melhor: com pouquíssimas calorias

Suco de alto poder diurético, pois ambos os ingredientes ativam as vias urinárias, eliminando mais facilmente as toxinas do corpo. (bata no liquidificador 1 pepino e 200 ml de água de coco. Coe e sirva). Em média = 50kcal

de abacaxi, maçã com casca e uma colher de sopa de gengibre - Poderoso e diurético elimina as toxinas do corpo. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a eficiência do gengibre contra enjoos e náuseas. (100g de abacaxi + 1 maça = 135kcal)

Suco de maçã com cenoura – Auxilia na dieta e na digestão fazendo com que a gordura deixe seu corpo com rapidez, ainda pode ser acrescentada em seu suco a beterraba que ajuda a circular o sangue, estimula a saciedade e inibe a fome, o suco deverá ser tomado na hora em que foi feito; se passar algum tempo ele perderá a capacidade de benefícios. (Em media 120 kcal)

Suco de cenoura com beterraba – Energética e poderosa, essa receita é capaz de trazer vários benefícios à sua saúde! A cenoura combate os níveis de colesterol ruim, atua como um antioxidante natural devido ao betacaroteno e diminui o cansaço, enquanto a beterraba desintoxica o fígado.(4 cenouras e 1 beterraba = 160 kcal)

Suco de couve com cenoura, gengibre, pepino e laranja lima- Rico em vitamina C, betacaroteno e fibras, esse suco tem tudo para virar o queridinho entre as mulheres. Isso porque ele não só ajuda na prevenção do câncer de colo e de mama como também combate a celulite. Além disso, ele funciona como um importante eliminador de toxinas do organismo.
(bata no liquidificador 1 cenoura, 2 dedos de raiz de gengibre, 1 pepino, 1 folha de couve manteiga e suco de 1 laranja lima. Coe e sirva). 120kcal
Sucos que ajudam a desinchar e acelerar o metabolismo. Feitos com ingredientes desintoxicantes e que estimulam o trabalho do intestino. O ideal é que você tome pelo menos três copos por dia:

- Suco de maçã e abacaxi – Bata 1/2 maçã com casca, 1 fatia de abacaxi, 1 rodela de gengibre e 200 ml de água. (130 kcal)

- Suco de uva com água de coco – Bata 1 copo de água de coco, 12 uvas sem semente, 1/2 limão espremido e gelo (100kcal).

- Suco de laranja e ameixa – Bata o suco de 2 laranjas-pera, 1 laranja-lima, 3 ameixas secas sem caroço e 100 ml de água. (210 kcal)
Fonte- Médica Pós-Graduada em Endocrinologia e Metabologia, Dra. Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...