sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Diversos problemas podem ser tratados com ajuda de florais, entre eles estão

Diversos problemas podem ser tratados com ajuda de florais, entre eles estão:







 
 depressão
 ansiedade
 insegurança ou timidez
 desânimo
 baixa auto-estima
 angústia
 insônia
 pânico
 TPM (tensão pré-menstrual)
 medo
 acne
 ciúmes
 carência afetiva
 agressividade
 apatia
 frigidez
 desconfiança
 cansaço físico
 intolerância
 distração
 enxaqueca
 alergia
 pesadelos
 pessimismo
O tratamento também se mostra eficaz para o tratamento em situações como:
 separação conjugal
 ansiedade antes do casamento
 luto
 adolescência
 conflito familiar
 desilusão amorosa
 
Deixe os florais cuidarem de vc,permita-se e marque uma consulta ;)

Voce pode fazer a diferença - Reflexão

SEMPRE É POSSIVEL FAZER A DIFERENÇA!!!!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Hoje é dia de limpar a casa emocional...

Postagem que copiei de uma amiga querida do face,(Gheo purcino)

Hoje é dia de limpar a casa emocional... É dia de abrir as caixas e decidir: Essas lembranças eu quero guardar... Essas alegrias irei retribuir... Essas mágoas jogarei fora...

Hoje é dia de esvaziar gavetas... Desfazer-se dos entulhos das lamentações... Dos apegos a tudo aquilo que não volta mais... Das tristezas acerca do que deixou de ser...

Hoje é dia de abrir os armários e filtrar os sentimentos... De sorrir diante dos objetos que marcaram momentos únicos e incríveis... De se emocionar com fotos que registraram nossas existências sendo bem vividas... De vibrar com os bilhetes de amizade e de amor que felizmente guardamos.

Hoje é dia de colorir a casa com flores... De ouvir as nossas músicas preferidas e as novas músicas que nos encantam... De dançar e sorrir no meio da sala embalados pelas boas lembranças e pelos mais belos sonhos... De sentir o amor invadir o coração e a paz invadir o lar...

Hoje é dia de limpar... Organizar... Relembrar... Hoje é dia de decidir o que fica e o que parte... Hoje é dia de escolher com qual parte de nós desejamos ficar... Hoje é dia de comemorarmos o que já fomos, o que somos e o que ainda seremos!"

- Lígia Guerra -

VEJA VC MESMO OS RESULTADOS

OI AMIGOS

SE VOCE SE ENCONTRA EM UMA FASE DE SUA VIDA AONDE SUAS EMOÇOES NEGATIVAS ESTÃO TE ATRAPALHANDO NO SEU DIA A DIA COM DESANIMO,TRISTEZAS,IRRITABILIDADE,FALTA DE PACIÊNCIA OU TANTAS OUTRAS REAÇOES QUE TENS AO LONGO DOS DIAS,PENSE QUE OS FLORAIS DE BACH PODEM LHE AJUDAR A COLOCAR TUDO EM ORDEM AI DENTRO DE VC .

OS FLORAIS TRATAM AS EMOÇÕES E FAZEM COM QUE VC TENHA UMA MELHOR VISÃO DE SUA VIDA,POIS DESBLOQUEIA ESSAS ENERGIAS QUE ACABAM ATRAPALHANDO SUA VIDA.
PENSE ASSIM SE VC AINDA TEM DÚVIDAS EM RELAÇÃO A ESSA TERAPIA DE FLORAIS  FAÇA USO DELA E PERCEBA QUE ALEM DE NATURAL TEM RESULTADOS POSITIVOS EM SEU SER.

Quando nos sentimos bem, realizados e felizes, estamos em equilíbrio com tudo e conseguimos transmitir aos nosso familiares e amigos somente bons fluidos.
Porém, com os acontecimentos da vida, às vezes precisamos de um pouco de ajuda para alcançarmos este equilíbrio e seguirmos em frente. É nesse momento que os Florais de Bach podem ajudá-lo.
Criados por um médico inglês nos anos 30, os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais que podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica. Pode ser tomando individualmente ou misturado de acordo com o que estiver sentindo.
Pesquisas recentes sobre as emoções e o sistema imunológico reforçam o ponto de vista de que a saúde emocional e a saúde física estão relacionadas.
Cada vez mais, peritos médicos concordam que uma mente saudável garante realmente um corpo saudável. Os Florais de Bach podem ajudá-lo a controlar os seus sentimentos e aproveitar melhor a vida.

Gayatri Mantra bellísimo!

Ho'Oponopono

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

15 dicas para manter sua auto-estima elevada!

15 dicas para manter sua auto-estima elevada!

Estou convencida que recuperar nossa auto-estima é o primeiro passo para uma vida melhor, com mais harmonia, entusiasmo e confiança. Assim equilibramos nossa força interior, com estímulo e aleg
ria e criamos uma atmosfera mais feliz, mandando mais energia e saúde para nosso corpo e espalhando mais esperança e alegria ao nosso redor.

1- Tenha confiança em si mesmo, acredite em sua capacidade.

2- Esteja aliada à sua auto-imagem, pois ela é a base do sucesso pessoal e não há limite de idade para conquistá-la; procure preservá-la e mantê-la sempre.

3- Procure reduzir a ansiedade, vencendo os desafios diários. Isso ajuda a sentir-se mais seguro a cada desafio da vida.

4- Cuidar da beleza, se manter bem e principalmente se sentir bem consigo mesmo é a chave. Pois ame-se, se aceite e se cuide com todo carinho que você merece.

5- Invista em autoconhecimento. Sempre há coisas novas e interessantes a se aprender. Busque e terá mais opções de novas mudanças ou descobertas que poderão auxiliar em decisões mais adequadas.

6- Cuide também da saúde física e dos pensamentos. Pois uma boa alimentação, hábitos saudáveis e atitudes mais positivas diante da vida melhoram muito a qualidade de vida. "Abra-se para a vida, esteja de bem com o mundo".

7- Seja gentil e amável com você mesmo; aprenda com seus erros, perdoe-se e se aceite.

8- Respeite sua vida, se ligue em você por inteiro: corpo, mente e espírito. Quem se ama, se respeita e se cuida!" Quando valorizamos o que temos de melhor e respeitamos as diferenças ,criamos uma confiança interior que se baseia em si conhecer
e se respeitar. Assim: a beleza se desponta livre de padrões impostos e com a naturalidade única de cada ser."

9- Valorize suas conquistas; acredite em seus talentos e principalmente orgulhe-se de ser quem você é.

10- Saiba e sinta-se uma pessoa especial e que é muito amado(a).

11- Movimente-se: caminhe, nade, dance, faça alongamento... procure fazer o que mais lhe dá prazer, mas movimente-se.

12- Mantenha seus amigos, semeie essa relação com carinho. Ter amigos é fundamental. E quando estamos bem nosso magnetismo atrai situações e pessoas na mesma frequência. Uma pessoa motivada e feliz com sua vida cria uma vibração gostosa e torna-se mais atraente.

13- Sua família também é base da sua existência e nos sentimos mal quando algo não vai bem. Procure sempre ter calma para resolver qualquer situação familiar ou qualquer outra situação, sem estresse.

14- Motive-se sempre. Lembre-se: seja o seu melhor amigo! Ao acordar diga seu nome e diga: "Eu te amo! O que posso fazer hoje por sua felicidade? Eu te amo de verdade." E quando precisar de ajuda procure-a pois todos precisamos de carinho e atenção ou uma opinião diferente dependendo da situação. É sempre bom saber que não estamos sozinhos.

15- Agradeça por tudo o que tem: sua saúde, suas conquistas, suas oportunidades e desafios. Manter-se especialmente tranquilo e com fé e confiança na vida vai recarregar suas forças e dar mais energia para viver melhor e se cuidar sempre.

"Estar de bem consigo mesmo e com a vida traz paz interior então tudo flui."

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aprendendo a Desintoxicar

"Aprendendo a nos desintoxicar descobriremos os segredos da saúde plena. Aprenderemos a prevenir doenças e a evitar os estimulantes artificiais, que mascaram tudo com a falsa idéia de gerar prazer.

Quanto melhor nos sentimos, mais procuramos meios naturais para nos equilibrarmos (sol, água, alimentos vivos, atividade física, lazer, respiração, etc.).

Recorrer às drogas que causam dependência e arruínam a saúde não pode ser considerada uma atitude espiritual.

Quanto mais intoxicados estamos, mais precisamos de estimulantes - cada vez mais fortes - para "manter" o equilíbrio.

Qualquer desequilíbrio no nosso corpo físico muda a nossa disposição e provoca distúrbios emocionais. Qualquer emoção provoca uma descarga de adrenalina no sangue - reação ao stress. Isso cria um bloqueio das funções de eliminação do corpo, elevando o nível de intoxicação e agravando os distúrbios emocionais.

Esse círculo vicioso é interrompido assim que usamos um processo de desintoxicação - precioso meio preventivo e curativo de numerosos desequilíbrios psíquicos.

Muitos distúrbios, que à primeira vista parecem ter apenas causas psicológicas, são transformados pelos processos físicos de limpeza do organismo. A cura de diversas doenças psiquiátricas graves, freqüentemente consideradas incuráveis, mostra isso.

Qualquer intoxicação do corpo e qualquer distúrbio emocional provoca uma diminuição das funções cerebrais. Todos nós sabemos como é difícil raciocinar com clareza após uma refeição pesada.

Descobrir o efeito positivo da desintoxicação sobre as faculdades mentais é apaixonante. A concentração, a memória, a capacidade criativa e intuitiva ficam extraordinariamente aguçadas.

Eu sempre afirmo: intestino preso e corpo intoxicado "emburrecem". Em contrapartida, um corpo desintoxicado fica mais criativo e inteligente. E para fechar, um corpo limpo gera uma harmonia que é sinal da espiritualidade em condição de evolução.

Todas as grandes religiões da história instituíram períodos de descanso do organismo (Shabat, Ramada, Quaresma, jejum ritual) para assegurar a boa condição física durante o ano e criar momentos privilegiados para a vida espiritual.

As técnicas de desintoxicação são instrumentos valiosos para nos libertarmos do condicionamento educacional, dos hábitos sociais nocivos para a saúde, das emoções desequilibradas, dos preconceitos e da intolerância.

A experiência individual é insubstituível quando se trata de aprender, sem fanatismo, a manter a forma física, a equilibrar a vida emocional, a ampliar nossa consciência espiritual.

Os hábitos agradáveis, a refeição saborosa e os pequenos prazeres não devem ser obrigatoriamente abolidos para sempre. Não há como obter saúde com atitudes de disciplina espartana, mas sim por uma sucessão de adaptações sábias.

A DESINTOXICAÇÃO ALIMENTAR

É salutar aliviar o organismo da sobrecarga alimentar. A energia normalmente consumida para realizar a digestão de alimentos pesados servirá então para realizar uma limpeza e uma regeneração do corpo físico. Os produtos da natureza (frutas, hortaliças, ervas e grãos) são os alimentos que exigem o menor trabalho digestivo.

Além disso, são dotados de extraordinárias propriedades despoluidoras, ou seja, depurativas. A sua riqueza em fibras assegura uma verdadeira "limpeza" no tubo digestivo, levando, junto com as fezes, uma grande quantidade de toxinas e resíduos.

Graças a seu elevado teor de vitaminas, sais minerais, oligoelementos, enzimas e substâncias biologicamente activas de todo tipo, os vegetais fornecem aos órgãos de eliminação os elementos de que necessitam para funcionar perfeitamente. Além disso, quando consumidos crus, fornecem ao corpo uma água cheia de vitalidade.

A maioria das hortaliças demanda calorias ao se deslocarem de uma extremidade à outra do tubo digestivo. Na realidade, para digeri-las, o organismo queima mais calorias do que recebe. Isso gera um balanço calórico negativo, provocando uma perda de peso por combustão das gorduras em excesso.

Em alguns trabalhos que consultei, os alimentos estão classificados em quatro categorias, de acordo com o seu grau de VITALIDADE.

Acho este conceito de extrema sabedoria, e toda vez que acesso um esclarecimento de forma tão clara e objetiva, não resisto, compartilho imediatamente:

1) Alimentos que GERAM VIDA - chamados BIOGÊNICOS

São a base ideal da alimentação, usando um ponto de vista qualitativo. São os germes e os brotos dos grãos, dos cereais, das leguminosas, das ervas e das hortaliças.

Germes e brotos são as plantas no início de seu crescimento, portanto extremamente ricas em substâncias que os cientistas chamam de micronutrientes. São as vitaminas, sais minerais, oligoelementos, aminoácidos, enzimas, hormônios vegetais, estimulantes biológicos, etc.).

Ao ingerirmos esse tipo de alimento cru irão reforçar a vitalidade das células e permitir que elas se regenerem constantemente.

2) Alimentos que ATIVAM A VIDA - chamados BIOATIVOS

São a base ideal da nossa alimentação do ponto de vista quantitativo.

São as frutas, ervas, hortaliças, leguminosas, nozes (sementes oleaginosas), os bagos, grãos e cereais que já estão maduros e são consumidos em perfeito estado, crus ou deixados de molho.

Os alimentos que geram a vida, e os alimentos que ativam a vida são considerados ALIMENTOS VIVOS.
Foram previstos pela natureza para assegurar a vida e o bem estar do ser humano. Seu consumo traz vitalidade e saúde em qualquer idade.

3) Alimentos que DIMINUEM A VIDA - chamados BIOESTÁTICOS

São os alimentos cuja força vital foi reduzida pelo tempo (alimentos crus por muito tempo armazenados), pelo frio (refrigeração e congelamento) ou pelo calor.

Estão incluidos aqui as carnes, o leite e derivados e os ovos.

O consumo de alimentos bioestáticos é o resultado de hábitos sociais. O seu consumo assegura o funcionamento mínimo de nosso organismo, mas provoca o envelhecimento das células, pois não lhes fornece as substâncias vivas necessárias para sua saudável regeneração.

4) Alimentos que DESTROEM A VIDA - chamados BIOCÍDICOS

São os alimentos que predominam na alimentação moderna.

São todos os alimentos cuja força vital foi destruída pelos processos físicos ou químicos de refino, conservação ou preparo.

Os alimentos biocídicos foram inventados pelo homem para sua própria perda. Ganham em praticidade, perdem em qualidade. Ganham em prazer, perdem em saúde.

Açúcar, principalmente o refinado, sal, chá preto, café, chocolate, bebidas alcoólicas, frituras, alimentos industrializados e aditivados, margarina e óleos refinados.

Envenenam pouco a pouco as células com as substâncias nocivas que contêm. É preciso saber que, mesmo em pequenas doses, qualquer produto químico adicionado aos alimentos é tóxico.

Os processos agrícolas modernos e a industrialização introduzem no organismo substâncias que paralisam o instinto alimentar, perturbam a assimilação e bloqueiam a eliminação.

Enfraquecem pouco a pouco o sistema imunológico, causam vários problemas de saúde e abrem portas às chamadas doenças da civilização - doenças cardiovasculares, câncer, reumatismo, diabetes e outras doenças degenerativas, doenças mentais.

Resumindo:

ALIMENTOS DE ALTA VITALIDADE

São os alimentos usados nas receitas da Alimentação Desintoxicante. São fáceis de digerir e apóiam os mecanismos de desintoxicação do corpo à BIOGÊNICOS (geram vida) + BIOATIVOS (ativam a vida).

ALIMENTOS DE BAIXA VITALIDADE

Exigem do organismo grande esforço para serem digeridos, intoxicam e entopem o organismo à Bioestáticos (diminuem a vida) + Biocídicos (destroem a vida).

FINALIZANDO

Agora já sabe o que deve constar no preparo dos seus sucos desintoxicantes.

E mais, o trabalho com a Alimentação Desintoxicante provoca uma real mudança de contextos e hábitos que vai muito além destes conceitos de seleção dos alimentos. São os novos rituais, a serem praticados com uma consciência em estado constante de expansão.

Existem 2 propostas neste trabalho, a da desintoxicação diária, através de sucos, sumos e lanches desintoxicantes, e a proposta de 1 ou mais dias de desintoxicação intensiva com sucos, sumos e sopas desintoxicantes. Esta desintoxicação intensiva deve ser realizada por pessoas que desejam sair de um processo excessivamente tóxico como parar de fumar ou beber, depressão, obesidade, relacionamentos destrutivos e etc.

De qualquer forma, recomendo para todas as pessoas, principalmente aquelas que estão numa busca determinada por crescer, a desintoxicação diária com a desintoxicação intensiva (de 1 a 7 dias) a cada 1-2 meses.

Texto baseado nos livros: Alimentação Desintoxicante - Conceição Trucom - Edição Independente

Vai Dar tudo Certo - Waldecy Aguiar

CATARSE

CATARSE > é um termo grego traduzindo a idéia de PURIFICAÇÃO limpeza, libertação, superação feliz, consciente, no ato, de alguma forma de opressão, estranha à essência do ser, que influindo na expressão da sua verdade interior, corrompe e faz sofrer... Vejo a Catarse Floral como uma LIMPEZA, um sinônimo de limpeza, de padrões emocionais, tais como emoções, sentimentos ou pensamentos que se encontram reprimidos no inconsciente.

Embora ela possa trazer algum desconforto, é uma indicação muito boa da ação do floral, é sinal que mexeu na ferida... Em homeopatia também se dá a catarse e é definida como “crise de cura”... À medida que fui vendo a importância das catarses, fui amando-as, porque eu sabia que minha bagagem estava ficando mais leve...

A catarse para mim também pode ser um indicador de resistências internas à mudança... Conscientemente podemos desejar mudanças, mas nosso subconsciente reage de outra forma, talvez por medo do desconhecido, talvez por querer permanecer com algo que já conheça, ou também, padrões muito cristalizados... Bem, como a coisa toda se passa em nível subconsciente, acho meio difícil precisar as razões desses registros, o fato é que elas poderão ocorrer muitas e muitas vezes... Mas, não precisamos ficar vivenciando esse desconforto... Em uma Terapia Floral como medida para se sair de catarses é tomar o floral de hora em hora, por algumas horas e quando perceber que voltou a um estado de equilíbrio, voltar à dosagem normal. Como utilizo o método radiestésico ou cinesiologia em consulta pessoal, quando a pessoa se encontra em catarse, busco saber de onde provém a mesma, porque muitas vezes a pessoa está com uma Fórmula Pessoal e o Floral Âncora em vidros separados, tudo vai sempre como é orientado radiestésicamente em consulta.
    
Tem pessoas que passam pela catarse e nem percebem, ou seja, passam pelo desconforto que poderá ser qualquer tipo de sintoma, físico (também, certos distúrbios que já existiam antes de uma consulta, podem dar a aparência de ter ser agravado), mental, emocional e através de sonhos também... Podem ser sonhos muito estranhos, por vezes terrivelmente cruéis... Aprendi a vê-los como magníficos, acho fantástico a maneira com que nosso subconsciente nos mostra nossos registros precários, nosso estado interior, felizmente, sendo ocupado pela paz, mesmo que quando está acontecendo, não consigamos perceber!

Percebi em minha própria vivência com florais, que há catarses que são acionadas por fatores externos também... Em nosso estado de desequilíbrio é meio complicado entender, que quando estamos bem de verdade, embora o mundo esteja desabando, continuamos em nosso centro.

Podemos vivenciá-las com florais e Ho’oponopono (processo de cura havaiano) também.

Exemplo de dois casos de catarses:
Caso 1. > Catarse física: Problemas de Tireóide
Minha mãe já há alguns anos sentia algo que a incomodava na garganta, era um distúrbio que aparecia por um tempo e desaparecia. Ano passado ao relatar ao seu médico o mesmo lhe pediu exames e foi constatado que sua Tireóide estava com um aumento do lado esquerdo... É uma pessoa de 80 anos, que aprendeu a confiar no tipo de terapia que utilizo, porém no que melhora de algo pára de tomar florais... Só me resta respeitar... Há questão de um mês se agravou bastante e ela quis que eu tirasse uma fórmula floral e somente saiu o seu Floral Âncora (38-Willow) e de hora em hora, foi quando chegou o Kit Florais Dr. Edward e preparei até para experimentar o novo sistema em algo ali já somatizado... Continuou tomando de hora em hora, três horas depois estava em catarse, manifestada por tontura e que testei com cinesiologia... No teste muscular dava para parar o floral por aquela noite, já era 21:00h e no dia seguinte era para continuar com 4 gotas 4 vezes ao dia, ou seja, dosagem normal... Ela que estava tendo noites muito ruins por conta do problema físico, dormiu muito bem sem ter nenhum desconforto na garganta e daí em diante passou a melhorar cada vez mais... Com dias espaçados teve outras catarses que precisou tomar de hora em hora novamente por algumas horas, depois diminuiu ainda uma vez a dosagem, que desde lá passou a somente 4 gotas 3 vezes ao dia.
OBS: Na linguagem do corpo, problemas com Tireóide tem a ver padrões de sentimentos de humilhação no sentido de não conseguir fazer o que se deseja... Minha mãe veio morar comigo, saiu de SP há 18 anos e passou até há pouco tempo insatisfeita por morar fora de fora de lá... Daí a somatização inevitável...

Caso 2. > Catarse através de sonho: segundo a pessoa que reside em Recife
Está tomando o floral (33-Walnut) e que segundo suas palavras, sonhou que sua casa tinha desabado que ficou com muito medo, perdeu tudo, que somente ficou com a roupa do corpo, que pessoas pegou seus pertences, mas, que saiu aliviadíssima no sonho, que foi uma loucura e que nunca tinha lhe ocorrido algo parecido...
OBS: Analisei meus próprios sonhos catárticos por tantos anos e percebi a linguagem simbólica do subconsciente, meu estado interior... Analisando esse sonho,  Walnut nos ajuda em nossas transições, em novos começos, mudanças internas vitais, o Dr. Bach dizia que Walnut era para “aqueles que decidiram dar um grande passo à frente na vida, romper velhas convenções, deixar antigos limites e restrições e enveredar por um caminho novo”.
Em linguagem simbólica, a casa em nossos sonhos somos nós mesmos, nossa estrutura interna. O floral mexeu em toda sua estrutura interna e externamente...  Seu subconsciente lhe mostrando através do sonho o que está sendo limpo, que não serve mais, velhas estruturas que precisam cair por terra... Seu próprio alívio mostra a carga que está deixando para trás, está tendo a oportunidade de enxergar as coisas de uma nova maneira, mais harmoniosa com sua nova condição.

Enfim, catarses para mim são bênçãos!!! Aprendi a amar e ter muita gratidão por elas, catarse para mim é definitivamente, LIBERTAÇÃO!!!
Sinto muito, não sei como as criei... Eu me perdôo... Eu te amo minhas memórias... Sou grata pela oportunidade que estou tendo de libertar vocês e a mim!
Por Lena Rodriguez Maio

FLORAIS DE BACH(entenda melhor essa terapia com os florais)

Medicina floral :
é o sistema terapêutico baseado na aplicação do poder sutil de diversas flores para corrigir de­sequilíbrios físicos ou psíquicos. Sabe-se hoje que tal efeito é pos­sível graças à capacidade das essências das flores de penetrar profundamente no delicado terreno vital do corpo humano e de interagir nas áreas anômalas, levando a elas um poderoso subs­trato energético carregado de cargas vibratórias de alta freqüên­cia. Esse processo terapêutico é realizado através das essências florais, principalmente por meio da terapia pela ingestão oral de remédios florais.
Os profissionais que se dedicam a esse tipo de tratamento ­ hoje difundido pelo mundo inteiro -, em sua grande maioria consideram que as essências florais não agem de modo "direto" sobre a doença, seja ela física ou não, mas indiretamente, traba­lhando primeiro nos sutis terrenos bioenergéticos. Estas áreas onde agem tais remédios são as fôrmas etéricas da energia cós­mica condensada no ser humano e responsáveis por toda a forma e condição do corpo físico. Diz-se, muito apropriadamente, que qualquer doença, antes de se apresentar no campo orgânico, já existia no campo energético vital, sob a forma de uma turbulência que, aprioristicamente, é derivada de um excesso ou de uma ca­rência de modalidade típica de energia num determinado setor da rede vital. Quando se utiliza uma droga para um tratamento direto qualquer, atinge-se apenas os efeitos periféricos do pro­blema, permanecendo intacta - e às vezes piorada - a entidade mórbida que gerou os sinais e/ou sintomas dos quais o paciente se queixa. O tratamento indireto, não apenas através das terapias florais, mas também pela homeopatia, pela acupuntura e pelas demais terapias ditas vitalistas, caracteriza-se pela estimulação da capacidade de cura do próprio organismo, por meio da ação lenta e constante de compostos curativos naturais e pela restauração da distribuição energética ideal.
Edward Bach foi um dos estudiosos que mais se dedicou ao conhecimento das essências florais e a ele se deve o ressurgimento em maior escala das terapias florais, sendo que a mais importante - hoje difundida pelo mundo inteiro - recebe o nome do seu autor, os "Florais de Bach". O dr. Bach foi um conhecido médico inglês que atuou a princípio como bacteriologista no princípio deste século, tendo sido muito criticado na época pela sua con­versão à homeopatia. Antes de tornar-se homeopata, Bach era um médico ortodoxo comum e trabalhava num grande hospital de Londres.
Como não gostava de ministrar remédios comuns, Bach teve a intuição de que existiriam na natureza vários remédios vibracionalmente semelhantes, os quais poderiam duplicar os efeitos dos remédios homeopáticos. A partir daí, ele começou a procurar agentes naturais que tivessem a capacidade de tratar, não a doen­ça já estabelecida, mas seus precursores emocionais. Esses agentes foram encontrado nas essências de determinadas flores, que Bach classificou em 38 essências. A 38ª. essência era uma mistura floral conhecida familiarmente como Rescue, ou "remédio da salvação".
Bach compreendeu que as doenças são causadas pela desarmonia entre a personalidade física e o eu superior, o que se reflete em determinados tipos de peculiaridades mentais e atitudes presentes no indivíduo. Essa desarmonia mental e energética entre a personalidade física e o eu superior foi por ele considerada mais importante do que a doença manifesta. Bach foi um dos famosos médicos que perceberam a ligação doença-personalidade como provocada por padrões energéticos disfuncionais nos corpos sutis.
Bach compreendeu que as energias vibracionais sutis das es­sências florais poderiam contribuir para restaurar os padrões emocionais de disfunção. O indivíduo poderia gozar de mais har­monia interior através do aumento no alinhamento da persona­lidade física com as energias do eu superior, o que redundaria em maior paz de espírito e expressão de alegria. Através de cor­reção desses fatores emocionais os pacientes seriam ajudados a aumentar a vitalidade física e mental, o que contribuiria para a cura de qualquer doença física. Ele percebeu também o relacio­namento energético entre a mente e as qualidades magnéticas dos corpos sutis superiores e que as faculdades mentais e emo­cionais que se manifestam através do cérebro e do sistema nervoso físico são produtos dos inputs energéticos provenientes dos corpos etérico, astral e mental. Graças à capacidade das essências florais atuarem energeticamente sobre esses corpos superiores, seus efei­tos acabam atingindo a estrutura física mais densa.
Bastante adiantado para a época, Bach descobriu também a ligação entre o estresse e as doenças, várias décadas antes que a maioria dos médicos contemporâneos começasse a se dedicar a essa questão. Mas diferentemente da tendência da medicina ana­lítica, Bach não procurou meios para "abafar" os sintomas das doenças, mas recursos simples e naturais para fazer com que as pessoas retomassem a um nível de equilíbrio harmonioso. Foi essa busca de uma cura na natureza que acabou levando Bach a descobrir as propriedades curativas das essências florais.
Bach também procurou encontrar uma forma de preparar essas essências vibracionais sem ter de pulverizar a planta e potencia­lizá-Ia segundo o trabalhoso método homeopático. Os remédios florais de Bach foram usados para tratar não apenas as reações emocionais às doenças como também os temperamentos que fa­vorecem o eventual surgimento de patologias celulares no corpo. Se um paciente apresenta uma determinada fobia, por exemplo, lhe é prescrita a essência de Mimulus. Indivíduos que sofrem de qualquer espécie de choque recebem uma tintura preparada a partir da flor da Star of Bethlehem; os que vivem às voltas com uma constante indecisão encontram alívio numa essência prepa­rada a partir da flor do Scleranthus. Os pensamentos de natureza obsessiva parecem acalmar-se quando os pacientes são tratados com essências florais preparadas a partir do White Chestnut, e assim por diante.
Depois da morte de Bach, ocorrida em 1936, seus discípulos e muitos terapeutas obtiveram sucesso no tratamento de padrões crônicos de perturbação emocional e distúrbios de personalidade utilizando os remédios florais. Criou-se o Centro de Cura Dr. Edward Bach, na Inglaterra, que continuou a preparar essências florais de acordo com o sistema descoberto pelo médico. Em vá­rias escolas naturopáticas da Europa e Estados Unidos os remé­dios florais foram usados de acordo com os critérios mentais e emocionais estabelecidos por Bach. Embora tenham sido feitos vários tipos de experimentos utilizando diferentes flores encon­tradas na natureza, somente na década de 70 uma série inteira­mente nova de essências florais curativas foi desenvolvida.
Em 1979, Richard Katz fundou na Califórnia, Estados Unidos, a Sociedade de Essências Florais (SEF), que proporcionou meios para que pesquisadores e terapeutas da área das essências florais pudessem trocar informações a respeito do uso desses remédios. Depois disso foram introduzidas diversas novas essências pre­paradas a partir de flores nativas da América do Norte (espe­cialmente da Califórnia, onde estava sediada a SEF). Os pesqui­sadores da SEF publicaram dados a respeito dos diferentes mé­todos de utilização dos remédios florais de Bach e das novas essências, que ficaram conhecidas como essências californianas.
Com o desenvolvimento dos florais californianos, surgiram estudos e, posteriormente, remédios florais em diversas partes do mundo, sendo conhecidas as essências do Alasca, as essências australianas e, no Brasil, os Florais de Minas Gerais. Existem disponíveis hoje, nas boas farmácias homeopáticas e de manipulação, mais de duzentos remédios florais, sendo 38 de Bach, noventa californianos e 68 de Minas, sem contar com os novos remédios experimentais atualmente em estudos, tanto do grupo da Califórnia quanto de Minas; os florais do Alasca e da Austrália não são facilmente encontrados.
Neste manual as indicações para o uso dos remédios florais, para os casos em que são recomendados, são mencionadas sob o título "Florais", que figura no item terapêutico denominado Indicações Importantes e Complementos. Para a seleção entre os remédios florais, de Bach, californianos ou de Minas, deve-se estudar a vasta literatura hoje disponível. Para o Brasil, aconselha-se a utilização dos Florais de Minas, devido à identificação sutil entre as flores e os habitantes de uma mesma região. Caso o repertório e as indicações relativas aos Florais de Minas sejam insuficientes para cobrir o caso observado, deve-se então tentar os Florais de Bach e os Californianos, para uma boa adequação terapêutica...
Por Dr. Marcio Bomtempo – Do livro: Manual da Medicina Integral

Como atua os florais de bach

Cada uma das essências florais atuará curando determinado quadro desarmonioso. A freqüência restauradora que delas provém percorre todos os meridianos e nadis, que são vias de energia sutil que interligam os órgãos aos centros emocionais energéticos (os pontos de acupuntura e os chackras) atingindo todos os corpos etéricos, desbloqueando e equilibrando todo o sistema.

Sendo assim, elas possibilitam uma harmonização de todo nosso campo bioenergético, atuando diretamente no sistema límbico (sede de nossas emoções) ou diretamente no hipotálamo (responsável pela regulação da atividade sexual, metabolismo da água, carboidratos e regulação do calor), fazendo com que haja uma aceleração da freqüência vibracional de determinadas partes que se encontram bloqueadas, ocorrendo, desta forma, uma modificação das informações energéticas correspondentes.

Desta forma, elas acabam por auxiliar também o indivíduo a trazer à consciência as atitudes que causam os problemas e, em seguida, ajudam-nos a fazer a mudança necessária para a cura.

INSTANTE

INSTANTE

A cada instante escolhemos
Existem dentro de nós 2 senhores
A experiência a ignorância
O manifestado o imanifestado
O bem o mal
O mundo é uma lavoura
Um campo de provas
O ser e o vir a ser
Ao piscarmos os olhos
Numa fração de segundos
Montamos diálogos de extensos conteúdos
E no instante seguinte
Achamos que já não o tivemos
Mais eles não foram embora
E estão lá guardados
No fundo do EU
Agindo
Forjando crenças
Padrões
Mecanismos que ao sabotar
Sugam tiram a atenção a intenção a direção de vida
Escondido por de trás do temores
Esta a força de vida
Que encadeia os acontecimentos
Então a pergunta é
Quem é o agente
Quem é o agenciador
Quem é o senhor da vontade
Da vida
Os arquivos as reminiscências
As impressões imputadas por força dos acontecimentos internos e externos
Ou a vontade daquilo que é
A resposta esta dentro de cada um
A cada INSTANTE
Numa fração de segundos
por André Fontaine

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...