sábado, 9 de março de 2013

NADI SODHANA - Respiração Alternada



Nadi= Canais de Energia
Sodhana= Purificação

1. Sente-se com a coluna ereta e respire completamente por ambas as narinas.

2. Com a mão direita faça visnu-mudrá (como na imagem) com o polegar direito feche a narina direita.

3. Inspire pela narina esquerda, feche a narina esquerda com o dedo anular direito e espire pela narina direita. Inspire pela narina direita, feche a narina direita e expire pela narina esquerda.

4. Inspire pela narina esquerda, feche a narina esquerda, expire pela narina direita e inspire pela narina direita; feche a narina direita e expire pela narina esquerda.

5. Este movimento é contínuo de inalar e exalar alternando as narinas. Completam-se, assim, dois ciclos.

6. Fazer em média 5 a 10 ciclos diariamente. No início, não devemos impor ritmo na respiração e muito menos reter os pulmões cheios ou vazios.

*A media que se avança na prática, sim, pouco a pouco, vá introduzindo um ritmo para inalar e o dobro deste ritmo para exalar. Por exemplo, 5 tempos para inalar, e 10 tempos para exalar.

EFEITOS:
° Purifica os nadis (canais de energia), nervos e centros nervosos.
° Reduz o estresse, pois equilibra a predominância habitual do sistema nervoso simpático, o qual produz adrenalina.
° Estabiliza as funções cardiorrespiratórias.
° Equaliza as funções dos sistemas nervosos simpático e parassimpático e dos hemisférios cerebrais direito e esquerdo.
° Equilibra as funções nervosas e energéticas do corpo, eliminando o estresse, a fadiga mental e a insônia.
° Acalma o coração, estabiliza a mente e prepara para a meditação.


Fonte:Senda do Yoga

NADA acontece por ACASO - Marcos Mattos

Viva Intensamente!!!!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Evite atropelar-se

Você se considera uma pessoa tranquila, ou sente-se ansiosa com freqüência?

Reflitam!!

É digno de observação a maneira como as pessoas, de modo geral, se conduzem nas lidas cotidianas, nos diferentes compromissos e atividades que tenham que atender.

Tudo parece estar assinalado por temível fator de ansiedade, desde que bem poucas, pouquíssimas mesmo, são as almas que não se deixam minar pela ansiedade.

Essa ansiedade imprime em alguns tal destrambelhamento nervoso que o indivíduo se põe estático; tenso e preocupado com o que tem a sua frente para fazer, para esperar, para encarar.

Embora a tensão, não consegue tomar decisões; não consegue fazer nada. Como se se encontrasse em estado de choque.

Outras pessoas, quando visitadas pela ansiedade ficam superexcitadas, disparam numa tormenta mental, numa confusão de pensamentos e sentimentos que surgem na mente quase que a um só tempo.

Essa ansiedade é responsável, na maioria das vezes, pela agitação ou excessiva pressa em que se ajustam.

No dia-a-dia terreno, principalmente nos grandes centros urbanos, as pessoas correm daqui para ali, de um para outro lado, em tal nível de tensão do sistema nervoso que dão a impressão de que vão explodir ou implodir, de conformidade com o nível da ansiedade gerada.

Encontramos a excitação e correria naqueles que dirigem veículos nas ruas; nos que esperam nas filas; nas atividades e tarefas domésticas; nos que caminham pelas vias públicas; nos que têm o dever de administrar ou de controlar em várias situações da vida.

Se você se considera uma pessoa ansiosa e deseja deixar de ser, é preciso fazer pequenos esforços diariamente.

Evite, assim, atropelar-se nas rotas do mundo, habituando-se aos exercícios mentais de harmonização íntima por meio da oração, da meditação séria, da reflexão útil.

É de grande utilidade o esforço para a autodisciplina, a fim de que se alcance o nível desejado de integração com as leis de Deus.

Dessa maneira, aprenda a sair mais cedo para o trabalho, para os deveres sérios, evitando os excessos de adrenalina que impõem correr aqui, ali, em tudo e para tudo.

Busque alimentar-se alimentando-se, estudar estudando com atenção, dirigir veículos automotores ou não, quaisquer que sejam, com a necessária tranqüilidade e calma.

Evite a tortura de querer fazer tudo ao mesmo tempo, aprendendo a fazer cada coisa por sua vez, desenvolvendo-se para melhor contribuir com o progresso geral.

Evite criar o costume de atrasar-se em tudo, porque você aprenderá a justificar todas as vezes, fazendo do seu atraso marca de sua personalidade.

Os atropelos humanos procedem, quase sempre, de mais ou menos grave estado de desorganização interior a refletir-se em tudo quanto o desorganizado faz.

O trabalho de reorganização íntima, a ser iniciado pelos pensamentos, é algo trabalhoso e demorado, e ninguém precisará criar novos procedimentos ansiosos para ter acesso a tal estado.

As ações atropeladas são características de pessoas imprudentes, agitadas, desastradas, indisciplinadas sempre.

O tempo que você aprende a homenagear, utilizando-o com dignidade, respeitosamente, é o mesmo que deporá a seu favor perante a consciência superior da vida, mostrando o quanto você cresceu, o quanto avançou e amadureceu, sem causar prejuízos a nada e a ninguém.

Pense nisso!

Exercite-se na paz diariamente.

Quando vir que se desarmoniza, que se excita por nada e que está levando os nervos à flor da pele, não demore em buscar o auxílio da prece; procure um ambiente que lhe inspire suavidade, para que leve adiante o seu feliz exercício da auto-harmonização.

Busque a paz por dentro d'alma.

Evite atropelar-se, porque você não resolverá nada assim, pois tudo será solucionado na hora certa, com as providências devidamente tomadas, sem atropelos


Fonte: site velho sábio,uma pagina que adoroooooo....

Homenagem ao dia da mulher

quarta-feira, 6 de março de 2013

Boa tarde a todos ''PARA REFLETIR''




..não perca tempo,
faça o que quer,
demonstre o amor que sente,
lute pelos seus sonhos,
conquiste pessoas,
abra seu espaço,
construa seu caminho, sua trajetória,
seja flexível,
esteja preparado,
não se ganha todas as lutas,
acredite em você,
não julgue pelas aparências,
e se alguma coisa der errado,
recomece....
reconstrua o que for preciso,
porque a vida é feita de altos e baixos,
seja agradável,
nunca revida com ódio,
mantenha a calma,
ainda que seja difícil,
não queira o mal a ninguém,
por mais que esse tenha feito a você,
não deixe de escutar conselhos,
diga as pessoas o quanto elas são especiais,
gaste tempo com você,
faça o que você gosta,
seja positivo,
dê o melhor de si,
não guarde e muito menos alimente o rancor,
ele apodrece a alma,
faça tudo com amor,
esteja pronto a ouvir,
pois, a vida passa,
muito rápido,
como um trem,
na plataforma,
esteja preparado,
muitas oportunidades não passam por nós duas vezes,
esteja bem com você mesmo,
assim,
independente das circustâncias,
você estará FELIZ!!!!!

Espero seu comentário...



Boa tarde a todos...



segunda-feira, 4 de março de 2013

O Limão no tratamento do Sistema cardiovascular

Como já esclarecido em textos anteriores, a casca do limão contém cerca de 0,5% de óleo essencial (OE), rico em d-limoneno (65%) e vários outros monoterpenos, como 10-20% de pinenos e cerca de 10% de gama-terpineno.

Pesquisas japonesas revelaram que estes compostos apresentam uma poderosa ação antioxidante, capaz de inibir a oxidação do colesterol LDL (mau colesterol), impedindo assim o depósito das famosas placas de gordura nos vasos sanguíneos, que podem causar a arteriosclerose e outros problemas cardiovasculares.

A explicação para tal fenômeno é que ocorre uma ação sinérgica destes monoterpenos do limão, que previne depósitos e favorece na desobstrução de vasos sanguíneos.
Por outro lado, o consumo diário do suco do limão, por ser um agente desintoxicante que ativa a eliminação de toxinas, afina e fortifica o sangue; é um tônico deste sistema.

O suco do limão preparado juntamente com sua polpa e casca contém um bioflavonóide (Vitamina P) que, combinado com a vitamina C, tem ação benéfica sobre a queda do colesterol LDL e os capilares sangüíneos, aumentando sua resistência e auxiliando quem sofre de varizes e pressão alta.
Portanto, suco, polpa e casca têm ação combinada que impedem e neutralizam a proliferação das tão temidas toxinas do sistema cardiovascular.
Assim, a sugestão é o consumo diário de sucos desintoxicantes contendo o limão (suco, polpa e casca), três vezes ao dia, por um período mínimo de três meses.
Tal tratamento irá favorecer na redução até os níveis ideais do colesterol e triglicérides, melhorar a flexibilidade e porosidade das veias, vasos e artérias, geralmente sem efeitos colaterais.

A Vitamina P do Limão
Esta vitamina é encontrada em profusão nos frutos cítricos como o limão. Ela funciona em sinergia com a vitamina C, contribuindo para melhorar sua absorção e ação no organismo.

A vitamina P está representada por um grupo de substâncias chamadas bioflovonóides (flavonas, flavonóides), e as mais ativas são a citrina, a rutina e a hesperidina. São substâncias que conferem a cor amarela e laranja aos alimentos que as contém.
Os bioflavonóides não são produzidos pelo próprio corpo, motivo pelo qual têm que ser obtidos externamente, via alimentação. As principais fontes desta vitamina estão na pele branca (entrecasca) e na película que envolve os gomos das frutas cítricas, como o limão, a laranja, a tangerina e o grapefruit.

Assim, sempre é indicado que o suco do limão seja preparado de forma que contenha ao máximo suas fibras, encontradas justamente na sua entrecasca, como também na sua polpa.
Os principais benefícios da Vitamina P são:
• Evita que a vitamina C seja destruída pela oxidação, potencializando sua eficácia;
• Trabalha junto com a vitamina C fortalecendo os tecidos (paredes) capilares e conjuntivos, prevenindo assim a fragilidade capilar, portanto sangramentos como os de gengiva, e agindo como um auxiliar na cicatrização;
• Ajuda no tratamento de edema nos tecidos como manchas roxas e equimoses;
• Ajuda na manutenção das artérias, ativando a circulação sanguínea e equilibrando as taxas ideais de colesterol.
• Aumenta a resistência contra infecções e viroses;
• Contribui para um rápido alívio da gripe e resfriados.

Notícias da mídia: Pesquisadores dos EUA e Canadá descobriram que a casca das frutas cítricas contém uma família de substâncias que reduz o colesterol ruim, mais eficazes do que os remédios alopáticos convencionais.
Identificada como Flavonas PMF, são similares a outros pigmentos vegetais benéficos para a saúde, como na proteção contra o câncer, doenças cardíacas e inflamações.


Texto extraído do Livro O poder de cura do limão – Editora Alaúde.
Reprodução permitida deste que citada a fonte.

 
:: Conceição Trucom ::

Fonte:  http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=04549
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...