quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Sucos Desintoxicantes



Você não precisa iniciar com mudanças radicais na sua alimentação para manter ou criar a saúde do seu corpo.

Um primeiro passo importante, para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do nosso organismo, é fazer uso de sucos frescos no seu cardápio matinal. Eles têm baixas calorias, previnem doenças e facilitam o trânsito intestinal.

Sucos não são remédios. São alimentos puros e nutritivos que oferecem ao corpo energia, vitaminas, sais minerais e fibras, para que ele se mantenha saudável.

ALERTA
Nada de trocar almoço ou jantar por suco. Ele deve ser um complemento dos novos hábitos alimentares. O ideal é que seja ingerido pela manhã em jejum, momento mais adequado do dia, quando o corpo humano está mais preparado para a mobilização (eliminação) dos seus dejetos. Outro momento adequado seria num intervalo da manhã ou da tarde, quando aguardamos o melhor horário para a próxima refeição principal.

Os benefícios dos sucos são numerosos, porque a absorção dos nutrientes é mais rápida e intensa. Vejamos alguns deles:

- Melhora o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão, quando ajuda na desintoxicação do sangue.
- Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos.
- Ajuda na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez.
- Ativa o sistema imunológico, portanto previne o câncer e aumenta a resistência a gripes e resfriados.
- Aumenta o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação.

Evite tomar sucos industrializados e concentrados de caixinha, garrafa ou lata. Os ingredientes passam por uma espécie de aquecimento (pasteurização) para evitar a deterioração, além dos famosos aditivos e conservantes químicos.

O suco fresco, contendo frutas e hortaliças, é sem dúvidas, o mais saudável. Deve ser ingerido imediatamente após o seu preparo, para que não perca seus efeitos nutricionais.

ESTES SUCOS SÃO IMPORTANTES
- De frutas cítricas - Fonte de vitamina C, que retarda o envelhecimento e previne doenças infecciosas.
- De cenoura com aipo - Um bom revigorante.
- De folhas verdes - Ricos em clorofila trazem serenidade e ativam todo o sistema digestivo. Energisa, limpa o sangue e combate a prisão de ventre.Misture sempre com o limão para proporcionar a perfeita fixação do ferro.
- De alimentos com betacaroteno - Ajudam a prevenir certos tipos de câncer. São eles a cenoura, agrião, espinafre, beterraba, brócolis ...

IMPORTANTE
Prepare os sucos em casa com frutas e hortaliças frescas, preferentemente orgânicas (principalmente pepino, berinjela, tomate e morango), e muito bem lavadas.

Tome o suco imediatamente após o seu preparo e não guarde sobras na geladeira ou congele. Após 5-10 minutos de preparo eles não terão mais as mesmas propriedades terapêuticas e nutricionais.

Você poderá prepará-los no liquidificador ou na centrífuga. Para quem consegue, o ideal é usá-lo sem coar, porque a presença de fibras é máxima e não existem perdas. Em ambos os casos, coado ou não, o ideal é ingerir o suco mastigando-o, ou seja, saboreando-o em pequenos goles.

Tente colocar o mínimo de água possível nas receitas, para evitar a diluição dos nutrientes.

O ideal é tomá-lo ao natural, ou seja, sem adoçar. Caso impossível, usar frutas secas (1/2 colher de sobremesa) como uva passa (ou ameixa preta picada) ou dose muito discreta de um adoçante natural (estevita). Aproveite para apreciar melhor o sabor dos alimentos "in natura" e começar a reduzir suas necessidades de ingerir açúcar em excesso.

ESTES SÃO INFALÍVEIS
Imunidade- 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Calmante - 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Desintoxicante - 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba crua + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Digestivo - 1 xícara de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Energético - 1 xícara de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.

Mousse laxante - 1 fatia de mamão formosa (o papaia é mais calórico) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem caroço (ou 2 colheres de sopa de uva passa sem caroço). Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.

Engana fome - 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.

ESPECIAL Energético, dizem que é o suco do renascimento. Previne gripes e resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixa a pele suave - 4 cenouras + 1 maçã descascada + 1 limão inteiro (polpa e casca) + 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente.

Este texto faz parte do livro Alimentação Desintoxicante – Conceição Trucom – Editora Alaúde.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
:: Conceição Trucom ::

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Combine alimentos para ganhar nutrientes

Arroz com feijão é só uma das duplas que tornam sua refeição bem mais poderosa

"O segredo para uma dieta equilibrada está baseado em dois pontos: moderação e variedade", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. Isso quer dizer que um prato colorido e com boas proporções entre os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, gorduras) você garante os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo sem extrapolar nas calorias. Para atingir esse objetivo, entretanto, existe ainda um truque: combinar os alimentos certos para aumentar o aproveitamento dos nutrientes - caso do ferro, quando consumido na presença de vitamina C.

Arroz com feijão

O arroz com feijão é uma dupla mais do que recomendada, pois o que falta em um pode ser encontrado no outro. Isso porque os aminoácidos (menor unidade formadora das proteínas) do arroz somados aos do feijão tornam o prato uma fonte proteica semelhante à carne, ou seja, de alto valor biológico, ou seja, reúnem todos os aminoácidos essenciais e em quantidades ideais para o organismo. "Além disso, o arroz apresenta um índice glicêmico elevado, aumentando a taxa de glicose no sangue, enquanto que o feijão é rico em fibras, que mantêm a glicemia estável", afirma a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo.


Tomate com azeite - Foto Getty Images

Tomate com azeite

"As gorduras mono e poli-insaturadas, presentes no azeite, permitem maior absorção do licopeno, antioxidante presente no tomate", afirma a nutricionista Cátia. O licopeno é um carotenoide conhecido por combater radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo surgimento de diversas doenças, como o câncer. Outra dica para melhorar a absorção desse nutriente pelo organismo é optar pela versão em molho do tomate. "O aquecimento rompe membranas que liberam o licopeno e favorecem o contato com a parede intestinal", diz. Por isso, nada melhor do que ma macarronada com um fio de azeite como toque final.


Carne com laranja - Foto Getty Images

Carne com laranja

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C. A carne vermelha, por sua vez, é rica em ferro. "Se consumidos juntos, o ferro é mais bem aproveitado pelo corpo", afirma a nutricionista Daniela. A união é importante principalmente quando a fonte de ferro for de origem vegetal. Neste caso, a vitamina C é indispensável para que haja absorção do nutriente.


Mamão - Foto Getty Images

Mamão com linhaça

Mamão e linhaça são uma dupla mais do que recomendada para pessoas com prisão de ventre. "Ambos os alimentos auxiliam no bom funcionamento do intestino", afirma a nutricionista Cátia. O mamão é rico em fibras, sais minais e betacaroteno, potente antioxidante. A linhaça, por sua vez, é fonte de fibras solúveis e insolúveis, que aumentam o bolo fecal e auxiliam no trânsito intestinal.


Suco de abacaxi com hortelã - Foto Getty Images

Abacaxi com hortelã

Para uma boa digestão, nada melhor do que a combinação do abacaxi com a hortelã. "A fruta possui a enzima bromelina, que auxilia na digestão como um todo, mas especialmente de carnes e gorduras", explica a nutricionista Daniela. A hortelã, por sua vez, estimula o aparelho digestivo e, quando consumida em chá,combate dores de barriga e a prisão de ventre.


Copo de leite e banana - Foto Getty Images

Leite com banana

Combinação ideal para o café da manhã ou o lanche da tarde, a banana com leite é uma ótima pedida. Segundo a nutricionista Cátia, a banana é rica em carboidratos, vitamina B6, potássio e fósforo. "Junto com o leite, a refeição ainda se torna uma boa fonte de proteínas e cálcio, que é retido no organismo graças ao potássio", afirma. A bebida é recomendada para reforçar o sistema imunológico, a elasticidade dos músculos e o fortalecimento ósseo

.
Cenoura com ervilha - Foto Getty Images

Cenoura com ervilha

"O zinco, presente na ervilha, é fundamental para a formação de uma proteína responsável pela conversão do betacaroteno, encontrado na cenoura, em vitamina A", afirma a nutricionista Cátia. A vitamina A é um poderoso antioxidante e ainda é fundamental para a saúde ocular, pois protege a córnea, parte transparente e protetora dos olhos. A profissional complementa dizendo ainda que o zinco pode ser encontrado em outras leguminosas, como o feijão, a lentinha e o grão de bico.


Tomate com brócolis - Foto Getty Images

Tomate com brócolis

Tomate e brócolis travam uma verdadeira batalha contra o crescimento de células tumorais. "O licopeno do tomate e o sulforafano do brócolis são potentes antioxidantes e são famosos principalmente na prevenção do câncer de próstata", diz a nutricionista Daniela.

 Fonte:http://www.minhavida.com.br/ 

 Uma pagina que gosto muito,com um conteudo muito bom.

As vantagens de beber suco de fruta

 Ótima materia para esclarecer varias dúvidas.

Os sucos são excelentes fontes de nutrientes e vitaminas, mas várias dúvidas rondam o seu consumo: qual a melhor hora de tomá-los? Eles substituem as refeições? É melhor adoçar ou não? A nutricionista Caroline Bergerot responde a todas elas.
Qual a melhor hora para tomar os sucos?
Pela manhã o organismo absorve mais os nutrientes. Por isso, é importante caprichar no café da manhã. E caprichar não é comer pães, bolos e embutidos, mas fazer uma refeição que forneça energia para o início do dia, que dê disposição e não seja demorada, afinal de contas ninguém tem tempo para demorar no café em dia de semana. Os sucos são perfeitos para serem bebidos pela manhã. Acompanhados de pão ou torrada integral, queijo branco e café podem atender bem as necessidades matinais.

Eles podem substituir algumas refeições? É melhor não substituir, mas tomá-los como lanche entre as refeições é perfeito. Caso você almoce ou jante somente um suco, a fome aparece rapidinho de novo. O problema é acabar descontando essa fome na próxima refeição.
 
Incluir cereais, como aveia, nos sucos, pode fazer com que eles fiquem mais "nutritivos" e "saciem" mais?
Ao incluirmos cereais nos sucos, podemos fazer combinações magníficas. Cereais ou legumes acrescentam doses extras de aminoácidos, vitaminas e proteínas. A sensação de saciedade realmente é maior.
 
a pessoa sentir muita necessidade de adoçá-los, é melhor usar adoçante, açúcar ou não adoçar ainda é o mais indicado?
O açúcar só serve para aumentar o aporte calórico, sem fornecer qualquer nutriente. Na necessidade, recomendo o melado de cana que é riquíssimo em ferro ou o açúcar mascavo. Em caso de diabetes ou regimes alimentares, o indicado seriam os adoçantes dietéticos.

Quantos copos de suco podemos tomar por dia? Não vejo restrições, mas todo exagero é prejudicial. Como indico seis refeições diárias, os sucos podem entrar entre essas refeições, então dois ou três seria o ideal. Sugiro que os sucos não sejam ingeridos durante as principais refeições, mas entre elas.

Há alguma restrição com relação ao consumo de sucos? Sim, é importante saber que não dá para tomar só sucos, tem que se alimentar direito. Mesmo em caso de tratamento de desintoxicação ou em dietas de redução de peso corporal, não se deve achar que tomando sucos, mesmo que naturais e cheios de verduras cruas e frutas, estará suprindo todas as necessidades nutricionais.
 
Depois ou logo antes das refeições é recomendado tomar?
Líquidos devem ser tomados 30 minutos antes ou 1 hora depois das refeições para que não haja dilatação do estômago e para uma digestão correta
 
Se a intenção é perder peso, o que se recomenda?
Para quem deseja reduzir o peso corporal, o melhor seria fazer um planejamento do cardápio com dieta personalizada onde se levaria em consideração todos os hábitos, horários, gostos e possibilidades individuais. Sucos podem sempre entrar nos cardápios, tanto para elevar o peso corporal ou para reduzir. Tudo depende dos ingredientes, quantidade e combinações.
 
E essa nova mania de colocar rúculas e outras verduras e legumes nos sucos. É interessante?
Muito bom. Hoje não temos muito tempo para nos dedicarmos a uma alimentação correta e equilibrada, que possa atender às necessidades nutricionais diárias. Tomar suco é mais rápido que comer um prato de salada, por exemplo. É importante lembrar que ao fazer o suco na centrifuga, todas as fibras ficarão separadas, portanto, indico sempre adicionar fibras solúveis e insolúveis, tornando assim o suco bem completo. Se ele for batido no liquidificador, as fibras continuam todas lá. E para garantir o frescor e o valor nutricional, deve ser ingerido imediatamente.
 
Caroline Bergerot é nutricionista clínica, faz parte da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SINESP) e da Associação Paulista de Nutrição (APAN)

Suco de couve manteiga com abacaxi, laranja e maça

Suco de abacaxi - Foto Getty Images
Embora três dos quatro ingredientes desse suco sejam frutas, seu grande destaque é a couve manteiga. "Ela é uma excelente fonte de ácido fólico, cálcio, ferro, potássio e beta-caroteno, precursor da vitamina A", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. Assim, seus principais benefícios estão ligados à prevenção da osteoporose, ao controle da pressão arterial, à digestão e à prevenção contra o envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares e doenças degenerativas.

A couve ainda tem a sua atuação ampliada quando unida ao abacaxi, já que ambos eliminam as toxinas do corpo.

Faça você mesmo: bata no liquidificador 2 colheres de sopa de couve manteiga picada, 2 fatias médias de abacaxi, suco de 1 laranja e 1 maçã sem casca e sem semente. Coe e sirva.

Suco com fonte de vitamina A

Suco de cenoura - Foto Getty ImagesSuco de maçã com couve e cenoura
Combinação rica em beta-caroteno, esse suco é uma ótima fonte de vitamina A, que não só age como antioxidante como também auxilia na reação dos olhos à luminosidade, permitindo a visão. Além disso, a casca da maçã é rica em pectina, que evita a deposição de gordura nas paredes arteriais.

Segundo a nutricionista Daniela Jobst, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA, essa composição oferece alto poder de desintoxicação, pois acelera o funcionamento das enzimas do fígado, eliminando mais rapidamente as toxinas do corpo.

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1/2 cenoura, 1 folha de couve, 2 galhinhos de salsinha, 1 maçã e 200 ml de água. Coe e sirva.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Enxaqueca

Enxaqueca não é uma doença simples, que possa ser curada com um comprimido ou um chá, embora qualquer um dos dois possa aliviar os sintomas, apenas momentaneamente.

O trabalho do naturopata é investigar, junto com a pessoa que deseja a cura, (esta não deve ser chamada de “paciente”, porque não é passiva e vai contribuir para a cura), o que provocou a enxaqueca. Para curar-se, é necessário que queira o tratamento e, acima de tudo, tenha coragem para mudar, assumir uma nova postura de vida, experimentar, transformar-se para tornar-se um ser mais saudável.

Estas mudanças podem ser alimentares, adquirir uma nova postura de vida, nova maneira de pensar, de agir, para viver com equilíbrio emocional e aceitar as coisas da vida como elas são, principalmente se não existe possibilidade de tranformação.

Considerando que o homem é um ser holístico, ou seja, composto das áreas física, emocional, mental e espiritual, que são interligadas, o naturopata deve perguntar, de início, como está seu habitat, profissão, família, amor e alimentação.
Também é importante considerar quais são seus medos, culpas, ressentimentos, insegurança, etc. Imaginemos alguém sendo ameaçado dia após dia, ou pisoteado, humilhado, sentindo pavor ou coisa parecida… Poderá ter saúde?

As emoções negativas enfraquecem o sistema imunológico, ao contrário do que acontece quando sentimos amor, alegria e confiança.

No caso da enxaqueca, há grande possibilidade da origem está numa alimentação errada, prisão de ventre, além disso fígado e vesícula desequilibrados.
Emocionalmente, esta pessoa deve ter excesso de controle e autoritarismo. Ela necessita que tudo aconteça do seu jeito, então quer controlar tudo e todos, e não suporta que as coisas aconteçam diferentemente do que foi planejado, daí vêm o sofrimento e o sentimento de frustração, que podem desencadear a doença.

Ela impede o fluxo da vida e o corpo controla a circulação sanguínea; não deixa o sangue fluir naturalmente, sendo assim a circulação fica lenta. Como a cabeça é a parte mais alta do corpo, o sangue sem força, não conseguirá irrigá-la necessariamente.

Outra causa da dor de cabeça é a falta de prostaglandina, por isso que recomendamos usar gengibre, pois nele contém uma substância que sintetiza a prostaglandina.

É imprescindível curar a prisão de ventre, responsável pela grande maioria dos problemas de saúde, como também pela enxaqueca. Um intestino sadio deve funcionar três vezes ao dia (de oito em oito horas); quando isso não acontece, acumulam-se toxinas e gases, proveniente das fezes, que podem envenenar não só a cabeça, como todo o corpo, já que, o sangue que circula pelo corpo é o mesmo.

Uma alimentação correta é imprescindível, que deve ser rica em fibras, como arroz e farinha integrais, muita fruta, verdura e legumes. Retirar o uso de enlatados, substâncias químicas, carnes e açúcar refinado.
Outros grandes aliados podem ser o banho de assento e os florais de Bach, além de massagem e Reiki.

Fonte: saude integral,site da internet.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...