terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

As vantagens de beber suco de fruta

 Ótima materia para esclarecer varias dúvidas.

Os sucos são excelentes fontes de nutrientes e vitaminas, mas várias dúvidas rondam o seu consumo: qual a melhor hora de tomá-los? Eles substituem as refeições? É melhor adoçar ou não? A nutricionista Caroline Bergerot responde a todas elas.
Qual a melhor hora para tomar os sucos?
Pela manhã o organismo absorve mais os nutrientes. Por isso, é importante caprichar no café da manhã. E caprichar não é comer pães, bolos e embutidos, mas fazer uma refeição que forneça energia para o início do dia, que dê disposição e não seja demorada, afinal de contas ninguém tem tempo para demorar no café em dia de semana. Os sucos são perfeitos para serem bebidos pela manhã. Acompanhados de pão ou torrada integral, queijo branco e café podem atender bem as necessidades matinais.

Eles podem substituir algumas refeições? É melhor não substituir, mas tomá-los como lanche entre as refeições é perfeito. Caso você almoce ou jante somente um suco, a fome aparece rapidinho de novo. O problema é acabar descontando essa fome na próxima refeição.
 
Incluir cereais, como aveia, nos sucos, pode fazer com que eles fiquem mais "nutritivos" e "saciem" mais?
Ao incluirmos cereais nos sucos, podemos fazer combinações magníficas. Cereais ou legumes acrescentam doses extras de aminoácidos, vitaminas e proteínas. A sensação de saciedade realmente é maior.
 
a pessoa sentir muita necessidade de adoçá-los, é melhor usar adoçante, açúcar ou não adoçar ainda é o mais indicado?
O açúcar só serve para aumentar o aporte calórico, sem fornecer qualquer nutriente. Na necessidade, recomendo o melado de cana que é riquíssimo em ferro ou o açúcar mascavo. Em caso de diabetes ou regimes alimentares, o indicado seriam os adoçantes dietéticos.

Quantos copos de suco podemos tomar por dia? Não vejo restrições, mas todo exagero é prejudicial. Como indico seis refeições diárias, os sucos podem entrar entre essas refeições, então dois ou três seria o ideal. Sugiro que os sucos não sejam ingeridos durante as principais refeições, mas entre elas.

Há alguma restrição com relação ao consumo de sucos? Sim, é importante saber que não dá para tomar só sucos, tem que se alimentar direito. Mesmo em caso de tratamento de desintoxicação ou em dietas de redução de peso corporal, não se deve achar que tomando sucos, mesmo que naturais e cheios de verduras cruas e frutas, estará suprindo todas as necessidades nutricionais.
 
Depois ou logo antes das refeições é recomendado tomar?
Líquidos devem ser tomados 30 minutos antes ou 1 hora depois das refeições para que não haja dilatação do estômago e para uma digestão correta
 
Se a intenção é perder peso, o que se recomenda?
Para quem deseja reduzir o peso corporal, o melhor seria fazer um planejamento do cardápio com dieta personalizada onde se levaria em consideração todos os hábitos, horários, gostos e possibilidades individuais. Sucos podem sempre entrar nos cardápios, tanto para elevar o peso corporal ou para reduzir. Tudo depende dos ingredientes, quantidade e combinações.
 
E essa nova mania de colocar rúculas e outras verduras e legumes nos sucos. É interessante?
Muito bom. Hoje não temos muito tempo para nos dedicarmos a uma alimentação correta e equilibrada, que possa atender às necessidades nutricionais diárias. Tomar suco é mais rápido que comer um prato de salada, por exemplo. É importante lembrar que ao fazer o suco na centrifuga, todas as fibras ficarão separadas, portanto, indico sempre adicionar fibras solúveis e insolúveis, tornando assim o suco bem completo. Se ele for batido no liquidificador, as fibras continuam todas lá. E para garantir o frescor e o valor nutricional, deve ser ingerido imediatamente.
 
Caroline Bergerot é nutricionista clínica, faz parte da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SINESP) e da Associação Paulista de Nutrição (APAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...