sábado, 20 de outubro de 2012

PARA VIVER.....


Para viver

Não há vida sem sofrimento\Ele nos impele a carregar pedras\ em nosso caminho,\ enfrentar tempestades \que nos perturbam\construir pontes\ que nos permitem enfrentar obstáculos. \ Chegará o dia em que \o sol brilhará com
mais intensidade,\ a manhã de nosso despertar nos verá\ sorrindo.
A tarde de nosso amadurecimento \nos fará compreender\ que antes da chegada da noite,\ a tristeza dissipou.\Não há mais
solidão.\ Porque a vida vale a pena ser vivida \ pelo que construimos, \ pelas pessoas que nos amam,\ pela recuperação
de nossa capacidade de amar. \ A vida é curta demais para o tanto que somos capazes \de dar, de receber, de compartilhar.\ A vida é bela demais \ para não ser sorvida com sofreguidão. \Adeus solidão.
Vivamos cada momento,\ cada conquista, \com a plenitude
da percepção de nossa capacidade \de amar a vida.

Themis Groisman Lopes
texto copiado de uma amiga muito querida de meu facebook.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

NÃO ESTRAGUE O SEU DIA.

NÃO ESTRAGUE O SEU DIA.

A sua irritação não solucionará problema algum.

As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.

Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo consegue realizar.

O seu mau humor não modifica a vida.

A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.

A sua tristeza não iluminará os caminhos.

O seu desânimo não edificará a ninguém.

As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade.

As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você.

Não estrague o seu dia.

Aprenda, com a sabedoria divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito bem.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

confiança

Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de se decepcionar é grande.
 As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela. Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.
 As pessoas não se precisam, elas se completam... Não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida. 
Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. 
Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.
 Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você.

 O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você. 

 No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

 Mário Quintana

ALLAN KARDEC

A CURA QUE VEM DA NATUREZA

Florais de Bach
Segundo os estudos feitos pelo médico Edward Bach, as vibrações das flores correspondem às diversas características da personalidade humana, mas em seu estado puro, perfeito. Estas essências harmonizam as emoções, reestabelecendo o equilíbrio interior.
Desde a infância as pessoas aprendem a reprimir suas emoções de raiva, medo, insegurança…, e com o passar do tempo estes sentimentos vão se solidificando, criando um bloqueio que os impedem de ser elaborados e consequentemente possibilitando o desencadeamento de doenças.
As essências florais ajudam trabalhar esses conflitos possibilitando a integração das emoções positivas e negativas à personalidade. À medida em que as pessoas passam a aceitar e lidar melhor com suas dificuldades esses conflitos vão se dissolvendo e com ele vão sendo dissipados o medo excessivo, o stress, insegurança e a culpa. Os florais agem de forma a desmanchar as couraças de cada um, resgantando a espontaneidade, autenticidade em busca do equilíbrio e da saúde. Através de acompanhamento de casos práticos é possível comprovar a profundidade da ação das essências na transformação e crescimento interior.
Os Florais de Bach buscam chegar à raiz dos problemas e erradicar devidamente a causa dos desequilíbrios. São indicados através da análise das características de sua personalidade e do quadro emocional que você apresenta. A medida em que o organismo vai sendo harmonizado como um todo, os sintomas vão gradativamente desaparecendo. É um mecanismo natural sem efeitos colaterais e deve ser acompanhado por um terapeuta.
São 38 remédios que constituem um complexo sistema de cura. Cada planta foi escolhida especificamente pela sua capacidade de tratar a mente. Os remédios do Dr. Bach tratam da pessoa, não da doença

terça-feira, 16 de outubro de 2012

suco de agrião Bebida desintoxica e previne doenças

Já experimentou suco de agrião? Bebida desintoxica e previne doenças Que tal dar uma nova utilidade para as folhas de agrião e transferi-las para uma receita de suco? A verdura, segundo a nutricionista e médica ortomolecular, auxilia no combate ao câncer, além de ajudar em dezenas de outros tratamentos medicinais.

Devido à suas propriedades purificadoras para vários órgãos do corpo como estômago, fígado e pulmão, o agrião é um ótimo aliado para desintoxicar o organismo e ainda prevenir doenças como o câncer.

Rico em Vitaminas B3 e B6, Betacaroteno, Manganês, Zinco, o Agrião ainda possui inúmeras fibras em sua constituição para o melhor funcionamento do trato intestinal – ação fundamental para diminuir o inchaço da barriguinha e parecer mais magra. Confira receita do suco de agrião com maçã e laranja:

Ingredientes
8 laranjas
1 maçã com casca
4 galhos de agrião, com talos
1 copo de água
Adoçante a gosto

Modo de preparo
Esprema as laranjas e reserve. Bata no liquidificador a maçã com água e separadamente o agrião com a água restante e coe. Junte os sucos e adoce.

PREPARAÇÃO CORRETA DOS CHÁS

 
Chás: conceito e modos de preparo

O chá propriamente dito é o nome dado à bebida preparada a partir do vegetal chamado Camellia sinensis, mais popularmente conhecido como chá verde. Porém, este nome foi associado de uma forma popular a qualquer bebida feita com água fervente e vegetais.
Os nomes corretos para estes preparados são: infusão e decocção.

Em casa, as plantas medicinais podem ser preparadas em sua forma mais popularmente conhecida: o chá. No entanto, ainda existem muitas dúvidas na forma de preparação do chá.

Na verdade, a palavra chá é utilizada de uma forma equivocada. O chá propriamente dito é o nome dado à bebida preparada a partir do vegetal chamado Camellia sinensis, mais popularmente conhecido como chá verde. Porém, este nome foi associado de uma forma popular a qualquer bebida feita com água fervente e vegetais. Os nomes corretos para estes preparados são: infusão e decocção.

Infusão em água quente

Preparação líquida, onde a água fervente é vertida sobre a erva medicinal fresca ou seca, deixando esta maceração em repouso por tempo determinado. A infusão em água quente é indicada para ervas que não liberam seus componentes ativos em baixas temperaturas, mas que não podem ser fervidas, pois, dessa forma, podem perder suas propriedades medicinais.

É indicada para todas as partes de plantas medicinais ricas em componentes voláteis, aromas delicados e princípios ativos que se degradam pela ação combinada da água e do calor. Normalmente, são partes das plantas como flores, pétalas e folhas.
Infusão em água quente - modo de preparo

· Separar a medida de 1 colher de sobremesa ou a quantidade prescrita ou indicada da(s) erva(s) a ser(em) macerada(s). Quando a planta estiver na forma de pó, colocar 1 colher (de chá) para cada litro de água.
· Medir a quantidade desejada, prescrita ou indicada de água mineral ou filtrada.
· Colocar a água no recipiente de aquecimento e aquecer a água até a fervura e desligar o aquecimento.
· Adicionar imediatamente a(s) erva(s).
· Mexer suavemente, com o auxílio da espátula e tampar imediatamente o recipiente, deixando o infuso descansando por cerca de 10.
· Com o auxílio do coador ou da peneira, coar o infuso, passando-o para o recipiente que será utilizado na administração da preparação, pressionando as ervas com a espátula, de forma que saia o excesso de água retido dentro da erva.

Decocção

É a fervura por tempo determinado de ervas medicinais frescas ou desidratadas em água ou outro líquido extrator. Preparação normalmente utilizada para plantas que contém princípios estáveis ao calor e para raízes, cascas e outras partes de maior resistência à ação da água quente. Preparação indicada para ervas que não liberam seus componentes ativos em baixas temperaturas.
Não é indicada para ervas com compostos voláteis ou com compostos que se degradam em altas temperaturas.

Decocção - modo de preparo

· Separar a medida de 1 colher de sobremesa ou a quantidade prescrita ou indicada da erva a ser decocta. Quando a planta estiver na forma de pó, colocar 1 colher de chá para cada litro de água.
· Medir a quantidade desejada, prescrita ou indicada de água mineral ou filtrada. Geralmente utiliza-se a quantidade de 1 xícara de água.
· No recipiente de aquecimento (vidro, ágata ou porcelana), misturar a(s) erva(s) à água e mexer suavemente, com o auxílio de uma espátula.
· Quando atingir a ebulição (em torno de 100ºC), permanecer em fogo baixo, com o recipiente tampado, por 5 a 7 minutos.
· Desligar o aquecimento.
· Aguardar o resfriamento ou deixar resfriando até atingir a temperatura desejada.
· Com o auxílio do coador ou da peneira, coar o decocto, passando-o para o recipiente que será utilizado na administração da preparação, pressionando as ervas com a espátula, de forma que saia o excesso de água retido dentro da erva.
· Caso seja necessário, o volume pode ser ajustado neste momento.

Possibilidades de uso do infuso e do decocto

O infuso e o decocto podem ser utilizados no preparo de: bebidas, gargarejos, banhos, cataplasmas, compressas, inalações e lavagens.
Cuidado! 10g de ervas secas não equivale a 10 g de ervas frescas! Ervas frescas, por apresentarem maior quantidade de água, têm menor quantidade de ativos e maior concentração de compostos tóxicos se comparadas às ervas secas. Assim, é preferível a utilização de ervas secas, por oferecerem menor risco de intoxicação e maior eficácia farmacológica, com uma dose reduzida.

Cuidados na compra, uso e preparo das ervas secas

- Procure a erva pelo seu nome científico. O nome popular varia de região para região e pode designar espécies diferentes para fins distintos. Por exemplo: erva-de-bugre, um nome popular da guaçatonga, não tem nada a ver com chá-de-bugre, um apelido da porangaba.
- Mantenha as ervas em sua embalagem original.
- Utilizar o preparado por até 24 horas. Não use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação, mesmo que mantido em geladeira. Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas.
- Antes do preparo, lavar as mãos e os utensílios a serem utilizados.
- A água utilizada nessas preparações deve ser filtrada ou mineral.
- Verificar a dose utilizada para cada necessidade, idade, condição fisiológica de cada pessoa.
- A preparação quente que contenha ervas aromáticas deve permanecer tampada até que esfrie no ponto para beber.
- Para o preparo, prefira utensílios como o vidro, cerâmica, ágata e porcelana, que não liberam resíduos tóxicos. O alumínio, por exemplo, reage com alguns princípios ativos, oxidando-os.
- De um modo geral, a proporção erva/água é a seguinte: 2 colheres (sopa) rasa da erva seca para 01 litro de água.
- As ervas podem ser variadas para que organismo não se "acostume", evitando a redução de sua eficácia.
- Se retirar a erva de sua embalagem original, não se esqueça de colar uma etiqueta no vidro em que ela for guardada, informando seu nome e o prazo de validade indicado pelo produtor.

Dicas de chás para todas as horas

De manhã: escolha um chá energético para começar bem o dia. Ex: chá verde, chá preto, chá mate, infusão de cascas de laranja e canela.

Depois do almoço: opte por uma erva digestiva. Ex: chá verde, hortelã, boldo, maçã, erva-cidreira, jasmim ou gengibre.

De tarde: escolha uma erva para espantar a preguiça e manter o ritmo. Ex: chá verde ou chá preto.

Depois do jantar: escolha ervas para ajudar na digestão e a relaxar, preparando para um sono gostoso. Ex: camomila, melissa, erva-cidreira, hortelã e erva-doce.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Prece de Cáritas (legendado)

Você pode curar a sua vida

BENEFICIOS DA MAÇA.

Recentemente um estudo publicado no Journal of Medicine Food, analisou os efeitos do consumo de maçã e suco de maçã sobre os níveis de LDL oxidado. Conhecido como colesterol ruim, o LDL provoca danos cardiovasculares, e quando oxidado, forma placas ao longo das paredes da artéria coronária, causando a aterosclerose.
Nesse estudo participaram 25 pessoas que durante 12 semanas consumiram cerca de 400ml de suco de maçã (100%) ou duas maçãs diariamente. As variedades das maçãs usadas no estudo foram: Fuji, Golden Delicius, Granny Smith e Red Delicius. Após as 12 semanas, os níveis de oxidação foram avaliados e verificou-se diminuição de 20% em média, nos níveis de LDL oxidado.

Outro estudo realizado na Universidade de Cornell e que foi publicado em na Revista Nature, mostrou que 100g de maçã fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de 1500mg de vitamina C. Os antioxidantes naturais presentes na maçã fresca seriam mais eficazes do que aqueles encontrados em suplementos dietéticos.

Testes laboratoriais também foram realizados e mostraram que extratos retirados da casca da maçã inibiram o crescimento de células cancerígenas em cerca de 43% e os da polpa 29%. Em células de câncer de fígado, os testes foram ainda mais eficazes. Os extratos da casca reduziram o crescimento dessas células em 57% e os da polpa 40%.
Benefícios da maçã
- Controle/redução do colesterol;

- Redução do risco de inúmeros cânceres;

- Ação antioxidante;

- “Escova de dente natural”:

- Fonte de fibra;

- Baixa caloria;

- Rica em pectina;

- Reduz o risco de doenças cardiovasculares e prisão de ventre.

E o que mais a maçã tem de bom?

São mais de 2500 tipos de maçãs cultivadas só nos Estados Unidos, e dentre essa infinidade de variedades, todas contêm quantidades consideráveis de nutrientes e substâncias benéficas à nossa saúde. A Fuji e a Gala estão no topo do ranking das maçãs mais consumidas no Brasil. Analisadas quanto à capacidade de reduzir o colesterol, a Gala abriu vantagem no páreo. Isso porque essa variedade oferece mais quercetina, um antioxidante que dificulta o acúmulo de gordura nas artérias. Graças a essa substância, que é da família dos flavonoides, a Gala impede com muita eficácia a absorção do colesterol no intestino. Verificou-se que com a ajuda dessa maçã, os excessos da molécula gordurosa são” varridos” do organismo.

Além disso, uma maçã Gala fornece a metade de toda a vitamina C que você precisa ao longo do dia.

Ambas apresentam características muito semelhantes, dificultando esclarecimentos de prós e contras. Por exemplo, a época de colheita é em períodos semelhantes (fevereiro até maio), estão disponíveis no comércio durante o ano inteiro (mesmo em períodos de entressafra, em que são disponibilizadas maçãs armazenadas em câmaras de atmosfera controlada) e apresentam preços próximos também. Ambas apresentam sabor adocicado, no entanto, a variedade Fuji pode apresentar alguma vantagem no que diz respeito ao seu menor teor de acidez.
Sendo essa fruta de baixa caloria, rica em fibras e substâncias antioxidantes, ela atua beneficamente na nossa saúde na redução de doenças. E esse benefício aumenta quando ingerida também a casca da fruta, pois há maior concentração de substâncias ativas.

A pectina é a principal fibra presente na maçã, é uma fibra solúvel (geralmente usada para engrossar gelatinas) e ajuda na redução de doenças cardiovasculares e prevenção de prisão de ventre. Além disso, essa fibra influencia favoravelmente as taxas de colesterol no sangue e funciona como um agente natural contra substâncias tóxicas, incluindo a contaminação por metais tóxicos. Têm sido mostrados ainda os efeitos benéficos da pectina da maçã tanto na redução do chumbo como na do mercúrio no trato gastrintestinal e respiratório.

Estudos investigaram pacientes com risco de doenças cardiovasculares, e eles tiveram uma redução de 7,6% no colesterol plasmático, a partir do consumo de maçã e de sua pectina. E em crianças foi benéfico seu consumo para o combate a diarreia.

Cerca de 100g de maçã encontramos de 1.5 a 2.5 gramas de pectina. Estudos mostraram que o consumo de 5 a 6g por dia dessa fibra é o necessário para se obter efeito na redução do colesterol, pois quantidades inferiores não mostraram efeitos significativos. Uma maçã média pesa entre 180/200g, podemos afirmar que a ingestão de uma unidade por dia fornece cerca de 3 a 5g por dia de pectina.

As substâncias antioxidantes presentes na fruta (casca e polpa), flavonoides e polifenois são capazes de preservar as células dos danos provocados pela ação dos radicais livres; com isso retardam o envelhecimento e protegem o organismo de uma série de doenças, inclusive o câncer.

Outro ponto positivo para a maçã é a presença de frutose, seu açúcar, que é absorvido de forma mais lenta pelo organismo em relação à sacarose (açúcar de cana usado diariamente). Isso beneficia as pessoas diabéticas, pois elas podem comer uma maçã diariamente sem aumentar os níveis de glicose do sangue.

Além de todos os benefícios que citamos, essa fruta pode ainda ser considerada como uma escova de dente natural, ajudando na higiene bucal. Morder e mastigar maçãs estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e ajudando no combate as cáries. Mas isso não significa abandonar a escova de dente, nem tão pouco o fio dental.
Valor nutricional da maçã
Nutrientes
Quantidade
Calorias
63,3 Kcal
Água
84,4g
Carboidratos
15,0g
Proteínas
0,4g
Gordura
0,4g
Fibras
2,7g
Vitamina A
*40UI
Tiamina (B1)
45ug
Riboflavina (B2)
100ug
Niacina (B5)
0,5mg
Vitamina C
8mg
Potássio
127mg
Fósforo
12mg
Sódio
11mg
Magnésio
8mg
Enxofre
7mg
Cálcio
7mg
Ferro
1mg
Fitoserol
12mg
* Unidades Internacionais
Mais informações: www.jocelemsalgado.com.b

domingo, 14 de outubro de 2012

Pitanga: uma fruta especial

Pitanga: uma fruta especial

A pitanga, fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), pertence à família botânica das Myrtaceae. É uma planta frutífera nativa do Brasil, da Argentina e do Uruguai. O seu nome vem da palavra tupi "pyrang", que significa "vermelha". Já era apreciada pelos colonizadores que a cultivavam em suas residências, e de seus frutos que produziam doces e sucos, além de utilizarem suas folhas na medicina popular. Apesar de sua origem tropical, seu cultivo já se encontra difundido por diversos países, podendo ser encontrada no sul dos Estados Unidos, nas ilhas do Caribe e em alguns países asiáticos. No Brasil, a região nordeste é a única a explorar comercialmente esta fruta de alto potencial econômico. A pitangueira frutifica de outubro a janeiro, e existe uma grande variação na coloração da fruta, indo do laranja, passando pelo vermelho, e chegando ao roxo, ou quase preto.

As folhas da pitangueira têm conhecidas atividades terapêuticas, tendo sido usadas no tratamento de diversas enfermidades, como febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite e doenças cardiovasculares. Tem ação calmante, antiinflamatória, diurética, combate a obesidade e também possui atividade antioxidante. Os extratos da folha da pitangueira, assim como de outras espécies nativas, também apresentam atividade contra Trypanosoma congolense (doença do sono), e moderada atividade bactericida, sobre Staphylococcus aureous e Escherichia coli.

Há uma variedade de compostos secundários, ou fitoquímicos, já identificados nas folhas da pitangueira, como flavonóides, terpenos, taninos, antraquinonas e óleos essenciais. No entanto, sobre a fruta da pitangueira existem  poucos estudos, identificando somente algumas antocianinas e carotenóides. Pesquisas mostram que o conteúdo de fitoquímicos é maior em pitangas maduras do que semi-maduras e estes compostos de uma maneira geral estão concentrados na película da fruta, ou seja, na casca, sendo encontrados em menores concentrações na polpa. Para a pitanga, isto não chega a ser um problema já que, geralmente, é consumida sem a retirada da fina casca que protege a polpa.
Muitos estudos demonstram que o consumo de frutas e hortaliças, principalmente as coloridas, trazem benefícios à saúde. No entanto, nenhum mostra a relação do consumo de pitangas e prevenção ou combate de doenças. Neste sentido, a Embrapa Clima Temperado está iniciando um projeto em que a pitanga será estudada quanto ao seu potencial na prevenção de câncer, uma doença crônica não-transmissível. Em trabalhos preliminares, extratos de pitanga de coloração alaranjada foram testados em algumas linhagens de células cancerígenas (câncer cólon-retal, câncer de pulmão, câncer renal, câncer de mama, câncer de ovário), demonstrando redução na proliferação e viabilidade celular. Neste projeto será focado o câncer de cólon e serão feitos estudos desde a obtenção e estabilização do extrato, até a identificação dos compostos fitoquímicos e estudos em células cancerígenas de cólon e em animais modificados geneticamente para desenvolver o câncer de cólon. Este projeto conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...