terça-feira, 16 de outubro de 2012

PREPARAÇÃO CORRETA DOS CHÁS

 
Chás: conceito e modos de preparo

O chá propriamente dito é o nome dado à bebida preparada a partir do vegetal chamado Camellia sinensis, mais popularmente conhecido como chá verde. Porém, este nome foi associado de uma forma popular a qualquer bebida feita com água fervente e vegetais.
Os nomes corretos para estes preparados são: infusão e decocção.

Em casa, as plantas medicinais podem ser preparadas em sua forma mais popularmente conhecida: o chá. No entanto, ainda existem muitas dúvidas na forma de preparação do chá.

Na verdade, a palavra chá é utilizada de uma forma equivocada. O chá propriamente dito é o nome dado à bebida preparada a partir do vegetal chamado Camellia sinensis, mais popularmente conhecido como chá verde. Porém, este nome foi associado de uma forma popular a qualquer bebida feita com água fervente e vegetais. Os nomes corretos para estes preparados são: infusão e decocção.

Infusão em água quente

Preparação líquida, onde a água fervente é vertida sobre a erva medicinal fresca ou seca, deixando esta maceração em repouso por tempo determinado. A infusão em água quente é indicada para ervas que não liberam seus componentes ativos em baixas temperaturas, mas que não podem ser fervidas, pois, dessa forma, podem perder suas propriedades medicinais.

É indicada para todas as partes de plantas medicinais ricas em componentes voláteis, aromas delicados e princípios ativos que se degradam pela ação combinada da água e do calor. Normalmente, são partes das plantas como flores, pétalas e folhas.
Infusão em água quente - modo de preparo

· Separar a medida de 1 colher de sobremesa ou a quantidade prescrita ou indicada da(s) erva(s) a ser(em) macerada(s). Quando a planta estiver na forma de pó, colocar 1 colher (de chá) para cada litro de água.
· Medir a quantidade desejada, prescrita ou indicada de água mineral ou filtrada.
· Colocar a água no recipiente de aquecimento e aquecer a água até a fervura e desligar o aquecimento.
· Adicionar imediatamente a(s) erva(s).
· Mexer suavemente, com o auxílio da espátula e tampar imediatamente o recipiente, deixando o infuso descansando por cerca de 10.
· Com o auxílio do coador ou da peneira, coar o infuso, passando-o para o recipiente que será utilizado na administração da preparação, pressionando as ervas com a espátula, de forma que saia o excesso de água retido dentro da erva.

Decocção

É a fervura por tempo determinado de ervas medicinais frescas ou desidratadas em água ou outro líquido extrator. Preparação normalmente utilizada para plantas que contém princípios estáveis ao calor e para raízes, cascas e outras partes de maior resistência à ação da água quente. Preparação indicada para ervas que não liberam seus componentes ativos em baixas temperaturas.
Não é indicada para ervas com compostos voláteis ou com compostos que se degradam em altas temperaturas.

Decocção - modo de preparo

· Separar a medida de 1 colher de sobremesa ou a quantidade prescrita ou indicada da erva a ser decocta. Quando a planta estiver na forma de pó, colocar 1 colher de chá para cada litro de água.
· Medir a quantidade desejada, prescrita ou indicada de água mineral ou filtrada. Geralmente utiliza-se a quantidade de 1 xícara de água.
· No recipiente de aquecimento (vidro, ágata ou porcelana), misturar a(s) erva(s) à água e mexer suavemente, com o auxílio de uma espátula.
· Quando atingir a ebulição (em torno de 100ºC), permanecer em fogo baixo, com o recipiente tampado, por 5 a 7 minutos.
· Desligar o aquecimento.
· Aguardar o resfriamento ou deixar resfriando até atingir a temperatura desejada.
· Com o auxílio do coador ou da peneira, coar o decocto, passando-o para o recipiente que será utilizado na administração da preparação, pressionando as ervas com a espátula, de forma que saia o excesso de água retido dentro da erva.
· Caso seja necessário, o volume pode ser ajustado neste momento.

Possibilidades de uso do infuso e do decocto

O infuso e o decocto podem ser utilizados no preparo de: bebidas, gargarejos, banhos, cataplasmas, compressas, inalações e lavagens.
Cuidado! 10g de ervas secas não equivale a 10 g de ervas frescas! Ervas frescas, por apresentarem maior quantidade de água, têm menor quantidade de ativos e maior concentração de compostos tóxicos se comparadas às ervas secas. Assim, é preferível a utilização de ervas secas, por oferecerem menor risco de intoxicação e maior eficácia farmacológica, com uma dose reduzida.

Cuidados na compra, uso e preparo das ervas secas

- Procure a erva pelo seu nome científico. O nome popular varia de região para região e pode designar espécies diferentes para fins distintos. Por exemplo: erva-de-bugre, um nome popular da guaçatonga, não tem nada a ver com chá-de-bugre, um apelido da porangaba.
- Mantenha as ervas em sua embalagem original.
- Utilizar o preparado por até 24 horas. Não use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação, mesmo que mantido em geladeira. Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas.
- Antes do preparo, lavar as mãos e os utensílios a serem utilizados.
- A água utilizada nessas preparações deve ser filtrada ou mineral.
- Verificar a dose utilizada para cada necessidade, idade, condição fisiológica de cada pessoa.
- A preparação quente que contenha ervas aromáticas deve permanecer tampada até que esfrie no ponto para beber.
- Para o preparo, prefira utensílios como o vidro, cerâmica, ágata e porcelana, que não liberam resíduos tóxicos. O alumínio, por exemplo, reage com alguns princípios ativos, oxidando-os.
- De um modo geral, a proporção erva/água é a seguinte: 2 colheres (sopa) rasa da erva seca para 01 litro de água.
- As ervas podem ser variadas para que organismo não se "acostume", evitando a redução de sua eficácia.
- Se retirar a erva de sua embalagem original, não se esqueça de colar uma etiqueta no vidro em que ela for guardada, informando seu nome e o prazo de validade indicado pelo produtor.

Dicas de chás para todas as horas

De manhã: escolha um chá energético para começar bem o dia. Ex: chá verde, chá preto, chá mate, infusão de cascas de laranja e canela.

Depois do almoço: opte por uma erva digestiva. Ex: chá verde, hortelã, boldo, maçã, erva-cidreira, jasmim ou gengibre.

De tarde: escolha uma erva para espantar a preguiça e manter o ritmo. Ex: chá verde ou chá preto.

Depois do jantar: escolha ervas para ajudar na digestão e a relaxar, preparando para um sono gostoso. Ex: camomila, melissa, erva-cidreira, hortelã e erva-doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...