sexta-feira, 12 de julho de 2013

Vela de laranja





Usando apenas uma laranja e um pouco de óleo de cozinha é possível fazer uma vela que brilha de um jeito muito interessante no escuro.

Materiais necessários
- Laranja
- Óleo de cozinha
- Faca
- Tesoura
- Isqueiro

Como fazer
Para começar, corte a laranja ao meio. Se quiser fazer uma vela mais alta, corte uma parte maior que a outra.
Com a tesoura, faça cortes em volta do miolo branco da laranja. É necessário tomar cuidado para não cortar a base desse miolo. Faça cortes também entre a casca e a polpa.
Com o dedo, retire toda a polpa (que pode ser comida! Hum!), deixando a laranja praticamente branca, com uma espécie de pavio no centro.
Deixe a laranja secando por uns dois dias. Se for possível colocar no sol, melhor. Ela estará pronta quando estiver seca. Se estiver úmida, não funciona.
Encha a laranja de óleo, deixando cerca de 3 cm de pavio. Se o pavio estiver muito grosso, corte um pouco. O ideal é ter um pavio de uns 3 mm de diâmetro. Mais do que isso, é difícil de acender e gera fuligem.
Espere o óleo subir no pavio e o acenda usando um isqueiro. Tenha paciência, pois demora bastante tempo para o fogo pegar. Tome cuidado para não queimar a mão no isqueiro, pois as partes metálicas dele podem ficar muito quentes.
A chama da vela aumenta ao longo do tempo. Uma laranja cheia de óleo dura cerca de seis horas, podendo ser recarregada durante esse tempo.
O que é Capilaridade?
O “segredo” desta experiência é o fenômeno da capilaridade, que faz com que líquidos tenham a tendência de preencher tubos muito pequenos. Isso acontece nas velas, por exemplo, em que a parafina líquida percorre o pavio, vencendo a força da gravidade.
A capilaridade existe porque existe uma atração entre as moléculas dos líquidos e dos sólidos. Esse fenômeno é muito importante para as plantas, pois ajuda na circulação de líquidos dentro delas.
A experiência da vela de laranja aproveita os canais microscópicos da laranja para usar o fenômeno da capilaridade: o óleo penetra no pavio e sobe, formando uma vela.



E é lógico que nós terapeutas podemos incrementar com oleo essencial de laranja,
duas gotinhas é o bastante.

o maior motivo de fama da laranja na aromaterapia é sua capacidade de afetar o humor e reduzir a pressão arterial elevada. De fato, basta cheirá-la para reduzir a pressão arterial em dois pontos. Também é bom adjunto para a arritmia cardíaca. Pesquisas da International Flavors and Fragrances, de Nova Jersey, constataram que ela também reduz a ansiedade.
O aroma das laranjas é um dos favoritos das crianças, e elas em geral sentem mais entusiasmo quanto a um tratamento de aromaterapia que inclua a fruta.



__/\__ Om Shanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...