domingo, 11 de novembro de 2012

Os Florais de Bach atuam como colaboradores no ajuste das emoções e controle do estresse infantil, no inicio da vida escolar


Lucy Ward, correspondente de assuntos sociais do jornal The Guardian, da Inglaterra, liderou uma pesquisa sobre o estresse em crianças de 11 a 20 meses – ou seja, que estavam começando a freqüentar o jardim de infância ou as creches – e crianças com menos de 8 anos – que estavam iniciando a vida escolar.
A pesquisa visou mostrar que o nível de estresse e a elevação do nível do “hormônio do estresse”, conhecido como cortisol, que é secretado pelas glândulas adrenais.
Foi comprovado que as crianças experienciam um alto nível de estresse nas primeiras semanas após a separação de suas mães. De acordo com o estudo feito – medindo o nível de cortisol – elas continuam mostrando sinais de “estresse crônico” até cinco meses depois do primeiro dia de aula ou creche.
A análise concluiu que as crianças precisam de tempo extra e mais atenção dos pais após passarem o dia no berçário ou na escola, para que possam resgatar seu “equilíbrio emocional”, fazendo com que estejam prontas e mais centradas para o dia seguinte.
Sem o conforto dos pais a criança começa o dia seguinte “hiperativa”, o que pode levá-la a ter problemas de comportamento e desobediência.
Segundo o co-autor da pesquisa, Michael Lamb, da Universidade de Cambridge, a descoberta não significa que o jardim de infância, a creche ou o inicio da vida escolar sejam ruins para a criança; não há ainda uma conclusão a respeito dos efeitos do nível de estresse elevado e prolongado.
Contudo, os resultados podem ajudar aos responsáveis pela organização escolar das crianças e aos pais a encontrarem uma solução para minimizar o estresse nesses alunos “de primeira viagem”, que estão em fase de transição de casa para creche ou para a escola.
Os Florais de Bach podem ser uma das boas sugestões para auxiliar pais e filhos a passarem por esta fase, com mais tranqüilidade e equilíbrio emocional.
Os Florais podem colaborar para o processo de transição e minimizar a ansiedade, o medo, a insegurança, bem como promover o desapego e oferecer a proteção para todos os envolvidos nesta nova etapa de vida da família. Os Florias de Bach podem fazer as pessoas sentirem-se mais positivas sobre o primeiro dia escolar das crianças.
Uma pesquisa feita pela comissão de vistoria dos Remédios Florais de Bach confirmou que 76% das mães e 50% dos pais admitiram que ficaram mais nervosos do que as próprias crianças no primeiro dia de aula de que seus filhos. Sabemos que o estado emocional dos pais pode causar impacto e afetar seus filhos.
Mudanças de classe, de sala e de grupo podem também deixar a criança sentindo-se deslocada ou um tanto quanto desorientada no começo; como conseqüência, sentem-se vulnerável emocionalmente.
Felizmente os Florais de Bach podem ajudar a cuidar do bem-estar emocional e do ajustamento adequado ao novo ambiente, promovendo o equilíbrio e a serenidade emocional e física.
Os Florais são seguros para toda a família, são livres de efeitos colaterais e têm sido utilizados por há mais de 70 anos.
Se os pais, eventualmente, ficarem preocupados com o conteúdo alcoólico do Floral, poderão adicioná-lo em bebidas quentes – o vapor irá facilitar a evaporação do álcool.
Também podem ser usados nos pontos de pulsação do corpo, como pro exemplo, as têmporas, os pulsos e atrás da orelhas.
Nunca será demais oferecer ajuda proveniente da natureza, para que as crianças se sintam equilibradas. Sintonizar com o momento presente faz com que os desafios da vida sejam mais tranqüilos e construtivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...