terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

- Frutas e suas propriedades nutricionais:





 As frutas são muito importante em uma dieta equilibrada.O consumo diário aconselhável é de três a cinco porções por dia, sendo que, por exemplo, o suco de laranja corresponde à três porções. Confira nossa seleção e descubra um pouco mais sobre elas...

Acerola:
Propriedades Nutricionais:Muito Rica em vitamina C, também é fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio, fósforo, Ferro, magnésio e manganês.

Valor Calórico:100 gramas de acerola fornecem 32 calorias.

Propriedades Medicinais:Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.

Banana:

Propriedades Nutricionais:A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é ótima fonte de potássio.

Valor Calórico:
100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias.

Propriedades Medicinais:Por ser Rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.

Coco:
Propriedades Nutricionais:O valor nutritivo do coco varia com seu estado de maturação, apresentando bom teor dos sais minerais potássio, sódio, fósforo e cloro. Sua polpa é Rica em fibras e bastante calórica.

Valor Calórico:
100 gramas de coco maduro fornecem 266 calorias.
100 gramas de água de coco fornecem 22 calorias.

Propriedades Medicinais:A polpa do coco é Rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. Seu conteúdo em potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células. Além disso, sua água ajuda a recuperar os organismos desidratados

Laranja:
Propriedades Nutricionais:
Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Valor Calórico:
100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

Propriedades Medicinais:
Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.

Limão:

Propriedades Nutricionais:Os principais componentes do limão são o ácido cítrico, a vitamina C e bioflavonóides.

Valor Calórico:
100 gramas de suco de limão verde fornecem 39,2 calorias.

Propriedades Medicinais:O escorbuto é uma doença causada por falta de vitamina C no organismo sendo, portanto, o limão um dos melhores remédios para a cura. Vale lembrar, ainda, que o limão também é eficaz contra alergias, estresse, fadiga, gripe, dor de cabeça, congestão, cânceres, processos lentos de cicatrização e outros males.

Maçã:
Propriedades Nutricionais:
A maçã se destaca pelo seu alto valor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras.

Valor Calórico:
100 gramas de maçã fornecem, em média, 58 calorias.

Propriedades Medicinais:A maçã tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarréia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. A maçã pode, ainda, diminuir a taxa de colesterol no sangue e ajudar no tratamento de reumatismo, gota e artrite.

Mamão:
Propriedades Nutricionais:É um alimento rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio, além de conter vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (provitamina A). Apresenta, ainda, papaína, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas e pode ser usada para amaciar carnes.

Valor Calórico:100 gramas de mamão papaya fornecem 36 calorias.

Propriedades Medicinais:O mamão tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue. Suas sementes têm ação contra vermes e seu grande conteúdo em betacaroteno o torna um poderoso antioxidante.

Manga:

Propriedades Nutricionais:
Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

Valor Calórico:100 gramas de manga fornecem, em média, 64,3 calorias.

Propriedades Medicinais:A manga ajuda a purificar o sangue e um bom diurético. Pura ou em sucos combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.

Maracujá:
Propriedades Nutricionais:
O maracujá é uma fruta rica em vitamina C e niacina (vitamina do complexo B). Contém também boas quantidades de ferro, cálcio, fósforo e fibras.

Valor Calórico:100 gramas de maracujá fornecem 90 calorias.

Propriedades Medicinais:
Contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções.

Melancia:
Propriedades Nutricionais:Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa, compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular.

Valor Calórico:100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.

Propriedades Medicinais:
É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta. Além disso, protege contra o câncer e a oxidação celular.

Melão:

Propriedades Nutricionais:Possui grandes quantidades de betacaroteno (provitamina A), vitaminas C e do complexo B. Além disso, é fonte de fibras e apresenta cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre.

Valor Calórico:100 gramas de Melão fornecem 29,9 calorias.

Propriedades Medicinais:Por seu alto teor em potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gotas, reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais. Além disso, é fortificante, calmante, laxante, diurético e possui atividade anticoagulante, afina o sangue. Para as mulheres na menopausa uma boa notícia: o melão ajuda a normalizar a menstruação e ativa a circulação.

Morango:

Propriedades Nutricionais:
Possui muita vitamina C, betacaroteno (provitamina A), cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, silício e, em menor quantidade, vitaminas A e B. A fruta possui também boas doses de ácido oxálico, substância que pode causar pedras nos rins em pessoas que tendem a desenvolvê-las.

Valor Calórico:100 gramas de morango fornecem 39 calorias.

Propriedades Medicinais:Além de estimular os processos de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígena.

Pera:
Propriedades Nutricionais:Boa fonte de carboidratos, a pêra também possui doses consideráveis dos sais minerais potássio, sódio, cálcio e fósforo, vitaminas C, provitamina A e, em baixos teores, vitaminas do complexo B. Consumida com casca é boa fonte de fibras.

Valor Calórico:100 gramas de pêra fornecem 63,3 calorias

Propriedades Medicinais:A pêra contribui para a boa formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Também é boa no combate a prisão de ventre e inflamações do intestino e da bexiga.

Pêssego:

Propriedades Nutricionais:O pêssego é fonte de minerais, como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. É também rico em fibras, carboidratos, e vitaminas A, C e do complexo B.

Valor Calórico:100 gramas de pêssego fornecem, em média, 51,5 calorias.

Propriedades Medicinais:
O pêssego é recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater ao reumatismo e para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.

Uva:
Propriedades Nutricionais:
É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.

Valor Calórico:100 gramas de uva fornecem 68 calorias.

Propriedades Medicinais:Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos. Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüíneos. Uva verde: tem poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol.


Fonte:
Extraído do site www.loucucar.com.br, encontrado na página virtual:http://algunstrintaanos.blogspot.com/2009/01/frutas-e-seus-benefcios-para-sade.html

2 comentários:

  1. Obrigado, a natureza é o próprio manual de vida criado por Deus e você indica e ensina como utiliza-lo....Obrigado

    ps... compartilho sempre seus post's ( permite que continue? )

    Sejam Felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite José,não sou especialista no assunto,mas estou sempre buscando assunto para viver melhor e mais natural,estou sempre pesquizando e qd encontro assuntos interessantes busco saber se tem sentido o assunto pesquizo bastante,faço isso com muito carinho sabe,mais quero deixar claro que entendo mesmo é sobre os florais de bach e aromaterapia,mais isso não me impede de postar assuntos que ´possam nos ajudar,não achas? é que hoje fiz um comentario sobre tatuagens e recebi criticas assim(como vc sendo uma terapeuta não sabe disso?)mais como sempre digo,sou terapeuta floral e disso intendo e obtenho ótimos resultados com pessoas que me procuram,bom resumindo kkkkkk pode sim compartilhar tdo que posto aqui,tenho certeza que sempre vai ser utel para alguem,adoro ver que pessoas podem se beneficiar com informaçoes que pesquizei....fique na paz e tenha uma nite abençoada...

      Excluir

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...