quinta-feira, 23 de maio de 2013

Rabanete e seus nutrientes.



No Brasil, o consumo de rabanete não é tão comum. Porém por ser uma raiz bastante valorizada em outros países da Ásia e Europa, pelos seus usos na culinária e por conter diversas propriedades medicinais benéficas a saúde, a fama do rabanete está começando a se popularizar.
As raízes podem ser consumidas de variadas maneiras, principalmente cruas, cortadas em rodelas, formando uma salada crocante e refrescante. Além do seu sabor levemente picante, as raízes são ricas em fibras alimentares, vitamina C, folato e minerais como o potássio e fósforo. Por conter baixíssimas quantidades calóricas (100 gramas contém apenas 20 kcal), os rabanetes podem ser consumidos em dietas de restrições calóricas e com a grande vantagem de ser um alimento que ajuda na digestão dos amidos, por conter uma enzima chamada diastase. Além de tudo isto presente nos rabanetes, também são encontradas duas substâncias antioxidantes neles, são elas a luteína e zexantina. Porém, o rabanete pode causar em algumas pessoas distensão abdominal e flatulência.
Os benefícios do rabanete não param por aí. Ele também contém diversas propriedades medicinais, tanto em suas raízes, como também em suas folhas. Juntos, as raízes e folhas são consideradas poderosos calmantes, diuréticos, mineralizantes, alcalinizantes, tônicos para os músculos, antiescorbúticos, aperientes e eupépticos.

O uso medicinal do rabanete é muito conhecido nas culturas japonesa e coreana, onde é amplamente apreciado e consumido. Trata-se de um crucífero mesmo aclamado por naturapotas e nutricionistas, e vem ganhando espaço como alimento medicinal no ocidente. Crocante e levemente picante, é rico em fibras, cálcio, riboflavina, ácido fólico, magnésio, vitamina B6, e em cobre, entre outros nutrientes essenciais.

Consumi-lo freqüentemente é deixar o corpo devidamente capacitado para lutar contra infecções e alergias. É especialmente recomendado para tratar problemas que atacam o fígado, controla o colesterol e a pressão arterial.

É um alimento que desintoxica o organismo, que impulsiona a produção de bilirrubina e impede destruição das células vermelhas do sangue.

Quem busca reforçar o processo digestivo, curar a prisão de ventre, ou acabar com a retenção de líquidos, deve comer rabanetes pelo menos 3 vezes por semana.

Também cura aftas, infecções urinárias, e é um excelente diurético, ajuda a queimar a gorduras e carboidratos, sendo assim, ótimo para ajudar a emagrecer.
Recentes estudos mostram que o rabanete é excelente para eliminar a ocorrência de vários tipos de câncer.

Abundante em vitaminas C, zinco e fósforo, mantém a pele saudável, evitando erupções cutâneas e o ressecamento.

Aplicado de maneira tópica, o suco de rabanete cura picadas de abelha, e inflamações na pele em geral.

Apesar deste perfil tão amplo em benefícios para o corpo humano, também possui muitos efeitos colaterais. Exagerar na quantidade pode provocar irritação no estômago em vez de melhorar a digestão. O mais conselhável é ingerir cerca de 300 gramas a cada refeição (seguindo o critério de consumi-lo 3 vezes na semana).



Aqueles que possuem pedras na vesícula biliar devem reduzir o consumo ao mínimo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...