quarta-feira, 8 de maio de 2013

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE & TERAPIA HOLISTICA


O TPB é um grave distúrbio que afeta seriamente toda a vida da pessoa acometida causando prejuízos significativos tanto ao próprio indivíduo como às outras pessoas. Frequentemente eles precisam estar medicados com algum tipo de medicamento psicotrópico como antidepressivos para evitar um descontrole emocional intenso.

Os sintomas aparecem durante a adolescência e se concretizam nos primeiros anos da fase adulta (em torno dos 20 anos) e persistem geralmente por toda a vida. Essa fase pode ser desafiadora para o paciente, seus familiares e seus terapeutas, mas na maioria das vezes a severidade do transtorno diminui com o tempo.
Como os sintomas tornam-se perceptíveis principalmente na adolescência, a família desses indivíduos podem supor que a rebeldia, impulsividade, descontrole emocional e instabilidade da auto percepção e valores são coisas típicas da idade, mas geralmente não fazem ideia que estão diante de um ente com um grave distúrbio que sofre muito por ser assim.

As perturbações sofridas pelos portadores do TPL alcançam negativamente várias facetas psicossociais da vida, como as relações em ambientes escolares, no trabalho, na família. Envolvimento com drogas, tentativas de suicídio e suicídio consumado são possíveis resultados sem os devidos cuidados e terapia. A psicoterapia é indispensável e emergencial.
A maioria dos estudos indica uma infância traumática (diversas formas de abusos; separação dos pais, ou a soma de ambos e outros fatores) como precursora do TPL, ainda que alguns pesquisadores apontem uma predisposição genética, além de disfunções no metabolismo cerebral.
Estima-se que 2% da população sofram deste transtorno, com mulheres sendo mais diagnosticadas do que homens.

O termo “borderline” (limítrofe) deriva da classificação de Adolph Stern que descreveu, na década de 1930, a condição como uma patologia que permanece no limite entre a neurose e a psicose. Pelo fato de o termo carecer de especificidade, existe um atual debate se esta doença deva ser renomeada.

Através da TERAPIA HOLISTICA encontramos diversas maneiras de : Proporcionar que o paciente seja mais autônomo e que tenha melhor qualidade de vida.

Encontrar diversas formas para que a vida do paciente se torne mais agradavel,de auto-estima,de coragem...seja através de Leituras,sessões de Meditação,Musicoterapia,Cromoterapia,Aromaterapia(incluindo Massagem Ayurvédica de relaxamento),Terapia de Progressão(visando buscar perspectivas futuras).Adicionando ao tratamento convencional o Tratamento Floral(como uso do Floral de Bach Impatiens, que auxilia o individuo a ter paciência com ele mesmo e agir a seu tempo e espaço,Floral de Bach Gentian como antidepressivo e outros),sabendo-se que o uso dos Aromas,Oleos Essenciais, irão atuar tambem não só nas emoções como no corpo fisico e que a Meditação irá auxiliar no auto-controle.

* É importante que para isto haja acompanhamento de profissional(Medico de Saude Mental)pois o diagnóstico e medicação Alopática" somente este devera faze-lo e designar.

Incenso & Aromaterapia para ajudar um borderline

Alecrim
O alecrim ajuda a clarear a mente.
O incenso de alecrim é bom para a concentração e para a memória, além de ativar a criatividade.

Camomila
O incenso de camomila é uma ótima opção para combater o estresse, o nervosismo e a criatividade.

Capim-cidreira
Essa erva ajuda a combater a exaustão mental.
È uma boa opção de incenso para o ambiente de trabalho, já que é indicado para quem precisa manter-se centrado para tomar decisões importantes.

Canela
Ótima opção de incenso para ganhar mais energia.

Cítricos, como laranja
Esses incensos são ótimos contra a ansiedade e a tristeza, já que despertam a alegria e acalmam as tensões.

Hortelã
O incenso da planta atua contra a timidez e a insegurança.

Lavanda
Ótima para espantar a insônia, acalmar e equilibrar as emoções.

Rosa
O incenso da flor ajuda a combater o pânico e o medo.
Ele é ideal para os momentos de dificuldade no trabalho ou na vida pessoal.

Sândalo
Desperta a espiritualidade e é recomendado para aguçar a intuição.

Ylang-Ylang
Afrodisíaco, o aroma é usado para reforçar a autoestima e estimular a sensualidade.

Procure comprar incensos em casa de produtos naturais para poder obter os efeitos terapeuticos,oleos essenciais ajudam muito tb,qualquer dúvida só perguntar. 

2 comentários:

  1. Só uma sugestão. A cor da letra está muito próxima da cor do fundo, dificultando a leitura. Se vc aumentasse o contraste entre ambos, ficaria mais fácil de enxergar. Obrigada pela contribuição do seu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua opinião,já fiz as mudanças,espero que o blogger não desatualize novamente kkkkk.Abraço e ótimo inicio de semana.

      Excluir

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...