quinta-feira, 20 de junho de 2013

Hipertensão



A hipertensão, conhecida como pressão alta, é um problema muito sério e silencioso que atinge centenas de pessoas, muitas delas nem sabem que sua pressão arterial está alterada, até que sofrem alguma crise. Aliás, chama-se pressão arterial porque o sangue é transportado para todo o corpo através das artérias e estas, oferecem maior pressão do que as veias, que são quem trazem o sangue novamente ao coração.

Quando o coração se contrai, a pressão nas artérias é a sistólica e quando ele dilata é a diastólica, se medirmos a pressão, teremos sempre dois valores: 120 por 70 ou 12 por 7, por exemplo. Isso significa que a sistólica está em 120mm de mercúrio e a diastólica está em 70mm de mercúrio, ou seja, coração contraído a 120mm e distendido em 70mm. Quando a sistólica está entre 130 e 140, significa que há alteração e ela é chamada de arterial normal-alta, assim como a diastólica entre 85 e 90. Esses casos já são um alerta para que a pessoa comece a observar melhor sua pressão e, surgindo maiores alterações, procurar investigar as causas deste aumento.

Mas, por que aumenta?

A hipertensão primária, que é quando não se sabe a causa, é a que mais ocorre (cerca de 95% dos casos) quando não há sintomas ou evidências do que possa ser causador dessa elevação. Já em casos mais raros, ela é causada por doenças, como problemas de rins e supra-renais e também por algum tumor.

Fatores de risco para a elevação da pressão são:

Chá
  • obesidade;
  • hereditariedade;
  • estresse;
  • alimentação deficiente, com excesso de sal;
  • abuso de álcool;
  • tabagismo.
Alguns chás medicinais são excelentes para manter um tratamento natural  e prevenir a elevação da pressão.

Veja três receitas que podem ajudar a manter os problemas bem longe!


  • EMBAÚBA: é uma árvore brasileira e suas folhas são muito indicadas no controle deste problema. Basta fazer uma infusão, utilizando uma xícara de água fervente e uma colher de chá das folhas de embaúba picadas e secas. Deixar descansar por dez minutos, coar e tomar três xícaras desse chá por dia.
  • ALHO: é comprovadamente um bom remédio natural para o caso. Amasse um dente de alho e ferva por três minutos numa xícara de chá de água. Aguarde amornar, coe e beba. Devem ser bebidas uma xícara a cada doze horas.
  • MELISSA OU ERVA CIDREIRA: além de calmante natural, a planta também ajuda a controlar a pressão. Ferva junto com duas xícaras de chá de água: 1 colher de chá de folhas picadas de erva cidreira e 1 colher de chá de folhas frescas de maracujá. Aguarde amornar e coe. Beba uma xícara três vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...