quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Toque de Cura pelo Jin Shin Jyutsu





O que é Jin Shin Jyutsu?

Jin Shin Jyutsu® Fisio-Filosofia é uma arte de harmonização do corpo, mente e espírito através de toques com as mãos em 26 áreas do corpo onde a energia vital se concentra. Suas raízes encontram-se na sabedoria inerente a todos seres humanos - da qual nem sempre estamos plenamente consciente - de que todos temos a capacidade de nos harmonizar física, mental e emocionalmente. Essa sabedoria foi resgatada através dos estudos do Mestre Jiro Murai no Japão, no início do século XX.

Jin Shin Jyutsu literalmente significa:

   Jyutsu: Arte
   Shin: Criador
   Jin: Homem de conhecimento e compaixão
   Jin Shin Jyutsu: Arte do Criador através do homem de conhecimento e compaixão


Histórico

O Mestre Jiro Murai, percebendo uma conexão entre diferentes mudras e diferentes padrões de circulação da energia vital pelo corpo, começou a registrar suas percepções. Reuniu intensa vivência pessoal de introspecção, prática com pessoas portadoras de diferentes tipos de desarmonias, estudo de diversas fontes como o Kojiki (livro a respeito da mitologia japonesa, que significa "Registro das Coisas Antigas"), Anatomia, Fisiologia, etc. Assim, estabeleceu a fundação do que conhecemos hoje como Jin Shin Jyutsu.

Mestre Jiro Murai: Desenganado devido a uma doença muito grave, lembrou-se de sábios que meditavam enquanto seguravam os dedos em posturas específicas (mudras) e decidiu fazer o mesmo enquanto permanecia em jejum. Assim, conseguiu se recuperar. Após esta experiência surpreendente comprometeu-se a dedicar o resto de sua vida à pesquisa, a qual resultou no desenvolvimento da Arte do Jin Shin Jyutsu.

Mary Burmeister: Nascida nos EUA chegou ao Japão no final da década de 40. Encontrou Jiro Murai na casa de uma conhecida em comum. Murai convidou-a a estudar com ele, Mary aceitou e estudou com Mestre Murai por 12 anos. Nos anos 50 casou-se e mudou-se de volta para os EUA. Mary Burmeister somente começou a ensinar Jin Shin Jyutsu nos anos 60 depois de muito estudar, praticar e trabalhar na tradução do que tinha aprendido com seu mestre. É admirável sua profunda dedicação ao desenvolvimento e concepção desta Fisio-Filosofia como é conhecida hoje no ocidente.

Atualmente há milhares de estudantes de Jin Shin Jyutsu Fisio-Filosofia por todo o mundo. Desde 1990 esta Arte tem sido ensinada e praticada no Brasil por um número crescente de pessoas.


A Arte do Jin Shin Jyutsu

Nosso estilo de vida, hábitos, crenças e ansiedades geram tensões e stress que podem afetar o funcionamento adequado do organismo e da vida em geral causando vários tipos de desconfortos e disfunções físicas, mentais e emocionais.

Jin Shin Jyutsu desperta bem estar, vitalidade, dissolve o stress e estimula nossa capacidade natural de regeneração. É um valioso complemento para a Medicina convencional, pois promove relaxamento profundo e reduz os efeitos do stress, fator desencadeante de muitas doenças do homem moderno.

Jin Shin Jyutsu é uma Arte de Viver, nos ajudando a viver com arte, ou seja, desperta nossa capacidade de criar nossa vida com harmonia e beleza e de nos renovar a cada momento.

Através de toques com as mãos em 26 áreas do corpo, onde a energia vital se concentra e que são chamadas de Travas de Segurança da Energia é possível restabelecer o equilíbrio. As 26 Travas de Segurança da Energia localizam-se ao longo dos diferentes padrões de circulação (ou caminhos) da energia que distribuem vida pelo corpo. Tocando essas Travas de Segurança da Energia em diferentes combinações ou segurando os dedos das mãos e/ou dos pés pode-se redirecionar o fluxo da energia restaurando a harmonia do corpo, da mente e do espírito.

Podemos receber sessões de Jin Shin Jyutsu de um profissional qualificado e/ou aprender algumas seqüências simples que podem ser auto-aplicadas. Uma sessão de Jin Shin Jyutsu é realizada com a pessoa vestida e dura em torno de 1 hora. Consiste de toques gentis que não envolvem massagem, manipulação de músculos ou uso de qualquer substância.


Praticando a Arte do Jin Shin Jyutsu: Auto-Ajuda

A auto-ajuda é a origem e a essência do Jin Shin Jyutsu. Através da auto-ajuda, Jiro Murai harmonizou-se iniciando o redescobrimento da Arte. Mary Burmeister, após anos de estudos e dedicação, condensou a essência dos ensinamentos da Arte em três livros de Auto-Ajuda. Nos cursos de Auto-Ajuda de Jin Shin Jyutsu, através destes três livros, você compreende a fisio-filosofia e como aplicar o Jin Shin Jyutsu em si mesmo através de seqüências simples de toques. Assim, sempre que necessário você pode harmonizar a circulação da energia do seu corpo, obtendo relaxamento, mais vitalidade e maior percepção de si mesmo. Desta forma você irá perceber que pode ser ativa e conscientemente responsável pela sua vida e pelo seu bem estar.

Apresentamos alguns exercícios básicos de Jin Shin Jyutsu. Para praticá-los você pode estar de pé, sentado ou deitado, isto é, da forma que for mais confortável e/ou conveniente no momento.

Esta seqüência ajuda a "recarregar a bateria" e pode ser feita de manhã antes de sair da cama para você se preparar para o dia e/ou à noite ao deitar para você relaxar das tensões do dia.

Além disso, esta seqüência também ajuda a memória, facilita a respiração e a digestão, ajuda à coluna e a circulação das pernas e pés.


Alguns Exercícios para Auto-Ajuda com Jin Shin Jyutsu


1 - EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO QUE DEVOLVE O EQUILÍBRIO AO TODO INTEGRADO:

Comece contanto as expirações. ( Um, expire e inspire. Dois, expire e inspire. Três expire e inspire. E assim por diante). Conte até completar trinta e seis respirações. Se por acaso perder a contagem. Comece novamente. Respire naturalmente. Com o tempo, sua respiração se tornará automaticamente mais profunda e rítmica.

2 – SEGURE COM UMA DAS MÃOS OS DEDOS DA OUTRA MÃO – Onde nossas Mãos Vão Atuar como Verdadeiro Cabo para Recarregar Nossa Bateria (Conexão), sendo:
DEDOS ÓRGÃOS TRABALHANDO EMOÇÕES
Polegar Estômago e Baço Preocupação
Indicador Rim e Bexiga Medo
Médio Fígado e Vesícula Biliar Raiva
Anular Pulmões e Intestino Grosso Tristeza
Mínimo Coração e Intestino Delgado Pretensão

3 – FLUXO DE ENERGIA
– Coloque a palma ou os dedos da mão direita no topo da cabeça durante todo o exercício, no final você a deslocará para a base da coluna. Apenas toque com a palma ou os dedos da mão esquerda nas áreas indicadas por alguns minutos ou até sentir uma leve pulsação rítmica:
MÃO DIREITA MÃO ESQUERDA POTENCIALIDADE
Cabeça – Coronário Entre as Sobrancelhas Energização Profunda do Corpo, Intuição, Memória, Estresse Mental
Cabeça – Coronário Ponta do Nariz Revitaliza funções reprodutoras, Energização Superficial do Corpo
Cabeça – Coronário Centro do Esterno (Coração) Contato Criança Interior, Atuando nos Pulmões, Cintura Pélvica e Quadris
Cabeça – Coronário Base Esterno (Plexo Solar) Revitaliza Energia da Fonte da Vida Trazendo a Alegria de Viver
Cabeça – Coronário Superior do Osso Púbis Revitaliza todo o Aparelho Ósseo (Principalmente a Coluna)
Cóccix – Básico Superior do Osso Púbis Vitalidade e Rejuvenescimento Circulação pernas e dos pés

Compilado por Maria de Fátima Estimado Corga – Psicóloga - CRP 13521/06, Terapeuta do Instituto Luz

Um comentário:

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...