quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O que é a Terapia Floral de Bach?

Descrição: O que é a Terapia Floral de Bach?


Terapia Floral é o nome dado ao sistema terapêutico descrito pelo Dr. Edward Bach que usa um repertório de 38 essências florais como medicamentos. O sistema chegou à América apenas em 1970 , mas desde então tem, não apenas aumentado o número de interessados neste método de cura e auto conhecimento, quanto o número de estudos, pesquisas, curadores, e até de novos sistemas florais (Califórnia, de Minas, do Sul, da Austrália, do Deserto, entre outros).
Foi reconhecida pela Organização Mundial Saúde em 1976 como sendo um sistema muito útil, simples, econômico e que pode ser utilizado de maneira eficaz e segura, sem efeitos colaterais desagradáveis ou tóxicos.
Este sistema terapêutico está incluído entre as chamadas 'Medicinas Vibracionais' ou 'Bioenergéticas', do grande grupo das 'Medicinas Alternativas', embora o termo não seja o mais adequado, já que a medicina é uma só, possuindo apenas diversos sistemas diagnósticos e terapêuticos, por isso, prefiro chamá-las de 'Complementares'


Como age?

O que mantém vivo um ser é a sua energia sutil, sua matéria densa é inanimada.
A essência floral é um campo energético sutil, mantido em uma solução alcoólica que colocada no campo energético de outro ser vivo, age por ressonância vibracional, harmonizando-o . Este efeito se manifestará inicialmente nos estados emocionais e posteriormente, modificará, dentro do possível, a matéria. Um tratamento de estados crônicos pode levar alguns meses, enquanto que para estados agudos, é suficiente a ingestão das fórmulas individualizadas de 4 a 8 semanas.


Como pode ajudar?

Todos sabemos que existem conexões entre corpo e alma. Por trás de uma doença física, muitas vezes, há sentimentos negativos e bloqueios emocionais, que não se consegue identificar tão facilmente, tais como o medo, a amargura, a raiva, a insegurança, e outros.
Através da Terapia Floral, esses bloqueios podem ser dissolvidos no nível emocional, de modo natural e gradativo. Com o equilíbrio emocional restabelecido, você será capaz de desenvolver mais livremente as forças de autocura do seu corpo, e torná-las eficazes.

O trabalho com as essências não descarta nem substitui a ação da psicoterapia, da meditação, ou da medicina alopática, mas é um meio muito eficaz de potencializar os efeitos de outras ações terapêuticas.


Áreas de aplicação.

A utilidade da Terapia Floral é muito ampla, justamente por não possuir qualquer contra-indicação: nas consultas médicas alopáticas (pediatria, adolescência, gravidez, parto, cirurgias, terceira idade, processos crônicos, terminais, transtornos mentais, etc); nas terapias ocupacionais, fisioterapia, psicoterapias, logopedia, etc.
Mostra-se também útil no desenvolvimento de qualidades ou aptidões, como é o caso dos desportistas ou dos artistas e na prática veterinária tem demonstrado grande eficácia , bem como no mundo vegetal, nos cultivos, jardins e lavouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...