terça-feira, 9 de outubro de 2012

O que é Ansiedade?


Causas


Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.
A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.

O que é Ansiedade?

O termo tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo etc.
Ansiedade: sintoma ou doença?
Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações


Sintomas de Ansiedade

Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
  • Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar)
  • Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer
  • Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho
  • Medo extremo de algum objeto ou situação em particular
  • Medo exagerado de ser humilhado publicamente
  • Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade
  • Pavor depois de uma situação muito difícil.

Tratamento de Ansiedade

Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade:
  • Medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica)
  • Psicoterapia com psicólogo ou médico psiquiatra
  • Combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).
A maior parte das pessoas começa a ser sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos. 

OS FLORAIS AJUDAM MUITO NESSE TRANSTORNO.

 “Procurei um médico para explicar o que eu estava sentindo. Ele deu o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade e me receitou calmantes. Como não queria tomar remédios ‘tarja preta’, decidi não comprar e procurar um tratamento menos agressivo e assim cheguei à terapia floral”, relata Mari Moraes, comerciária, 47 anos, que encontrou nos Florais de Bach o alívio para sua ansiedade. “Hoje eu me sinto ótima. Acho que foi a melhor coisa que eu fiz para mim”, confessa.

transtorno pelo qual a paciente estava sofrendo é caracterizado por ansiedade e preocupações excessivas, associadas a uma inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele, cansaço, dificuldade para concentrar-se, irritabilidade e perturbação do sono. O Sistema Bach tem 38 essências preparadas a partir de flores e plantas silvestres, mais um composto de cinco essências, conhecido no mundo todo como o floral para emergência, que é o Rescue Remedy. “Cada floral destina-se a uma emoção específica e juntos eles cobrem todos os estados mentais que acompanham o sofrimento humano”, explica Maria Aparecida.

No caso da comerciária, a terapeuta diz que, apesar de ter habilitação, ela não conseguia dirigirpor conta da ansiedade. Então, ela tomou o Rescue Remedy, o que já causou uma mudança significante em seu quadro no primeiro momento e na consulta de retorno, foi ministrado umfl floral específi co. “Hoje, quando passo algum aborrecimento, antes que vire um problema ou conflito, eu recorro aos Florais de Bach, sempre com sucesso”, afirma a paciente. O tratamento, que durou dois meses, foi muito eficiente: “Hoje eu dirijo para qualquer lugar. E o melhor de tudo é que aprendi a cuidar de mim e a me observar mais. Porque para que o terapeuta me ajude a encontrar o floral certo para o meu caso, eu tenho que fazer um mergulho honesto ao problema, pensar, refletir.Se eu tivesse aceitado tomar o calmante, talvez hoje fosse mais uma consumidora”, finaliza.

Entendendo os florais

Foi na década de 1930 que Edward Bach identifi cou 38 estados negativos da mente, como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo, o médico buscou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo. A terapia floral baseia-se no conceito de que o que nos faz adoecer é o conflito entre as nossas emoções e a expressão da personalidade, portanto, as essências florais tratam o indivíduo e não a doença em si, ajudando-o a controlar as emoções, para que o equilíbrio seja restaurado.

Para encontrar o floral que vai aliviar o sofrimento da alma, é necessário reconhecer como a pessoa está se sentindo e verifi car qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. Esse é o principal passo para equilibrar as emoções. Sem efeitos colaterais – pois não são medicamentos – o sistema é totalmente natural, não é caro e pode ser usado junto com qualquer outro tratamento. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável e livre de qualquer mal.

 Fonte: Revista Vitta, ed.5

Entre em contato e me adicione no facebook para marcar uma consulta. 

Anelise feijó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...