sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Os benefícios da alface para a saúde

Os benefícios da alface para a saúde podem ser encontrados, principalmente, nas variedades mais amargas. São estas as que estão repletas de antioxidantes. Independente de sua variedade - com folhas soltas, arroxeadas, ou com o formato de uma cabeça, entre outras -, é uma das folhas verdes mais procuradas e mais consumidas no mundo. Se vai bem num sanduíche, vai muito bem numa salada, é deliciosa no recheio de wraps, entre tantas outras opções... Melhor para o corpo, que pode abastecer-se de muitos nutrientes.

Folhas vitaminadas

Folhas de alface são extremamente ricas em fitonutrientes, defensores naturais e potentes das células do corpo, que também combatem o envelhecimento. Alface é pouco calórica. 100 gramas contém apenas 15 calorias. A mesma quantidade fornece 247% da necessidade diária de Vitamina A, e mais de 4 miligramas de betacaroteno. Esse conjunto é dedicado a manter as mucosas e a pele saudáveis, além de proteger possíveis danos à saúde ocular. Suas folhas também nutrem o corpo com flavonoides, que protegem a cavidade bucal e o pulmão do ataque de células cancerígenas.
Mas, sem dúvida, o nutriente destaque é a Vitamina K. Essa vitamina tem o poder de incrementar a massa óssea, pois impulsiona a atividade das células nessa parte do corpo, impedindo, por exemplo, a ocorrência da osteoporose. Pesquisas americanas também demonstraram que esta vitamina cumpre papel fundamental na neutralização dos danos provocados pela Doença de Alzheimer.
Um fato bastante importante e pouco difundido acerca da alface é que concentra folatos e Vitamina C. A combinação da C, que é um dos antioxidantes mais poderosos, com os folatos, auxilia na síntese do DNA. Logo, é fundamental durante o início da gravidez para prevenir defeitos no tubo neural e no útero. Esses dois nutrientes agindo em parceria também promovem uma verdadeira varredura de agentes infecciosos, ou de radicais livres.


Essa verdura é ótima para o metabolismo. Contém ferro, potássio, cálcio e magnésio, minerais que são essenciais para este processo. Além disso, o potássio ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea; o manganês é utilizado pelo organismo para o trabalho das enzimas antioxidantes; o cobre é indispensável para a produção de células vermelhas do sangue; e o ferro é fundamental para a formação de glóbulos vermelhos.
Porém, há que optar por folhas orgânicas. Caso contrário estará comendo alface que cresce sob a ação de pesticidas, como a permetrina. E antes do consumo é primordial deixá-las de molho por 20 minutos numa solução de água com vinagre, afim de eliminar ovos de parasitas, que muito facilmente permanecem alojados entre as folhas.
Da cebola ao caviar, alface combina com quase tudo. Todavia, a presença, mesmo que moderada de ácido oxálico (que provoca a formação de pedras nos rins) faz com que uma de suas melhores companhias seja o pepino, que é diurético.
Sem deixar de citar que essas folhas também são fonte de vitaminas do Complexo B, para que seus benefícios tenham ação efetiva no organismo devem ser consumidas no mínimo 3 vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...