quarta-feira, 24 de abril de 2013

Benefícios do gengibre

Benefícios do gengibre


O gengibre tem sido apreciado como um ingrediente em remédios herbáceos por 4.000 anos: uma linhagem suprema. Ele foi tradicionalmente utilizado como um tratamento de calor para calfrios e também para digestão e flatulência, assim como uma maneira de restaurar o vigor sexual masculino.
Hoje não é diferente. o gengibre tem propriedades terapêuticas e pode atuar como antiemético (ajuda e evita náuseas e vômito), Antiespamódico (reduz os espasmos involuntários nos músculos), Carminativo (alivia indigestão e faltulência), Anti-séptico (controla ou evita infecção bacteriana), Estimulante circulatório (melhora o fluxo sanguíneo), Diaforético (aumenta a transpiração), Expectorante (favorece a expectoração), Vasodilatador periférico (dilata as veias sanguíneas nas extremidades, melhorando a circulação).

Veja algumas receitas para utilizar o gengibre:

Artrite: O gengibre possui propriedades antiinflamatórias e, deste modo, pode trazer alívio para os que sofrem de artrite. Faça uma massagem com gengibre ou coloque uma compressa quente na área afetada. Ingerir também ajuda.

Catarro: Para aliviar o catarro, tome uma decocção* de gengibre.

Resfriados e calafrios: Para aquecer o corpo e propocionar alívio dos resfriados e calafrios, tome uma decocção* de gengibre. Para o remédio mais tradicional acrescente 1 colher de chá de gengibre fresco ralado a uma xícara de água quente; deixe-a en infusão por 10 minutos e então acrescente o suco de meio limão e 1 colher de chá de mel.

Diarréia: Tome uma xícara de chá** de gengibre quente ou aplique uma compressa quente de gengibre.

Calafrios febris: Tome uma xícara de decocção* de gengibre para aquecer o corpo, se você estiver sofrendo calafrios febris. Alternativamente aplique uma compressa quente de gengibre na testa ou no peito.

Enxaqueca: Para aliviar a enxaqueca, tome uma decoção* de gengibre quente ou esfregue um pouco de óleo para massagem de gengibre nas têmporas.

Náuseas e vômitos: Tome uma xícara de chá** de gengobre. Cápsulas de gengibre tambpem podem ser tomadas para aliviar enjôos nas viagens.

Cólica mesntrual: Beber chá** de gengibre amenizará algumas das dores associadas com as cólicas mestruais.

Problemas de garganta: Se você tem dor de garganta, beba uma xpicara de chá** de gengibre quente com mel

Gravidez e amamentação
Gestantes e mulheres que estão amamentando devem tomar cuidao ao utilizar remédios herbáceos sob qualquer forma, pois eles podem afetar a criança no útero adversamente, o fornecimento de leite materno e certamente passará para a criança através d leite.

* Decocção: Essa é a técnica para extrair sabores da partes mais lenhosas de uma planta, icluindo raízes como o gengibre.  Uma decoração precisa ser utilizada no mesmo dia em que você a prepara.
Coloque 30g de gengibre fatiado e 2 xícara de água fria em uma panela que não seja de alumínio. Comoque no fogo até frever e deixe fervendo por 15 a 29 minutos até que o volume tenha reduzido por um terço. Coe com peneira. Acrescente mel ou canela para dar sabor.

** Chá: Coloque 85g de genibre fatiado fresco em um bule de chá. Despeje 2 xícaras de água recentemete fervida e coloque tampa no bule para evitar que os ingredientes aromáticos escapem. DEixe o gengibre em infusão por 15 minutos. Então coe o líquido com uma peneira diretamente em uma xícara para consumo imediato, ou em um jarro, se você deseja bebê-lo mais tarde. Mantenha o restante na geladeira para que seja reaquecido ou bebido frio, como você preferir. Essas quantidades dornecem três doses, um único suprimento diário.
Para uma única xícara use 3 colheres de chá de gengibre ralado para 1 xícara de água fervente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...