domingo, 4 de agosto de 2013

Benefícios do Gengibre


História do gengibre
O gengibreé uma planta asiática, originária da Ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. É conhecido na Europa desde os tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. O gengibre tem sido utilizado na Índia há milhares de anos para o tratamento de doenças reumáticas. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre.

O uso do gengibre na Medicina
Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.
Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco – onde seu óleo é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos, comprovou os efeitos.
Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

O uso do gengibre na Culinária
Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.
Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.

Benefícios do Gengibre
Ele é bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e antibactericida. É utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, enxaqueca, congestão do peito, cóloca, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer.
O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório. Possui uma ação que ativa a digestão e trata problemas digestivos. Estimula a digestão, alivia a constipação. É um bom revigorante cardíaco. É um poderoso anticoagulante, evitando problemas circulatórios e dores articulares;
Um outro estudo também mostra que o gengibre pode acelerar o metabolismo, queimando calorias e, desta forma, auxiliando no tratamento da obesidade.
Por ser um alimento termogênico, o gengibre aumenta a temperatura de nosso corpo, portanto, obriga nosso organismo a gastar mais energia. Isso faz com que o metabolismo seja acelerado e aconteça a queima de gordura. Mas, é claro que deve ser evitado o consumo excessivo da raiz, pois o gengibre pode machucar o intestino.
Chá de gengibre preparado com alguns pedaços do rizoma fresco costuma ser bastante eficiente no tratamento contra gripes, resfriados, tosses e acreditem até ressaca.
O gengibre pode ser ainda usado em banhos e compressas quentes são ideais para amenizar sintomas de artrite, gota, dores de coluna e de cabeça, além de todos esses benefícios ajuda também a diminuir a congestão nasal e as cólicas menstruais.

Preparação do Chá de Gengibre
1 litro de água
1 colher de sopa de gengibre
Ferver por ± 8min.
Tomar como água

No Japão, o gengibre é amplamente usado tanto na culinária como na medicina. Encontramos gengibre em pasta,em conserva, em pó, bala de gengibre, biscoito, suco com gengibre, e muito mais. Para o rigoroso inverno japonês, nada melhor do que o chá de gengibre além dos benefícios já citados, esquenta bem no frio. E nos mercados encontramos em pó, já adoçado, somente para ser diluido na água e tomar quentinho. No começo, muitos podem estranhar o sabor, mas se continuarem, logo acostumarão. Além de saudável, vai deixar você mais quentinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...