quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O que é a Terapia Floral e Como atua?

O que é a Terapia Floral e Como atua?


Quando uma pessoa está bem consigo mesma, realizada e feliz, tem condições de transmitir coisas boas a todos que a rodeiam. Porém muitas vezes, pelas situações da vida ou devido à sua personalidade, nem sempre consegue manter-se em harmonia com o seu íntimo ou ter clareza suficiente para identificar ou alcançar suas metas, o que pode gerar diversas dificuldades emocionais e atrapalhar seu desenvolvimento pessoal, seus relacionamentos, sua felicidade e a sua saúde como um todo. A Terapia Floral ajuda no desenvolvimento das virtudes necessárias de maneira que a positividade vai se tornando cada vez mais evidente e a negatividade vai perdendo a força e deixa de se manifestar, sem guerra, de forma sutil e natural, “ assim como a neve que derrete sob a luz do sol… Dr. Bach”.
   A Terapia Floral utiliza a filosofia do Dr. Edward Bach e o repertório de centenas de essências florais como embasamento. Além disso, conta com o terapeuta qualificado que tem a função de acompanhar o indivíduo no processo de auto conhecimento para que ele compreenda as causas de suas dificuldades emocionais desenvolvendo assim as qualidades necessárias para alcançar seus objetivos internos. A Terapia Floral age de modo integrado: com o envolvimento do paciente, com o acompanhamento e apoio terapêutico, e com a informação dos florais.
Na Terapia Floral o indivíduo é visto como um todo, em vários aspectos: sua personalidade, sua situação atual, seus ideais, sua saúde física, seu contexto social, educação, crenças, valores, sua maneira de se relacionar consigo mesmo, com as pessoas e com os acontecimentos da vida, além de muitos outros detalhes. Assim, com a orientação terapêutica, com a conscientização sobre a causa do problema, com envolvimento no processo e com a informação dos florais há condições de desenvolver virtudes, atitudes, pensamentos e hábitos positivos.

   Como é realizada a Terapia Floral?

Na Terapia Floral, a pessoa deve ser vista como um todo, em vários aspectos: sua personalidade, sua situação atual, seus planos, sua saúde física, seu contexto social, educação, crenças, valores, sua maneira de se relacionar consigo mesmo, com as pessoas e com os acontecimentos da vida. Por essa razão o terapeuta precisa conhecer o paciente. Geralmente isso é feito através de sessões presenciais, mas também é possível por e-mail

. Quanto tempo leva para obter resultados?

Cada pessoa tem um ritmo, uma necessidade, além de objetivos diversos, por essa razão o tempo para obtenção de resultados varia. Se uma pessoa está com uma dificuldade simples e recente, com causa conhecida, os resultados podem ser muito rápidos e muitas vezes começam a ser observados quase que na hora, no mesmo dia, ou em menos de uma semana, mas isso se a escolha dos florais for adequada. Entretanto para que esses resultados sejam duradouros é preciso que haja um mínimo de acompanhamento terapêutico. Algumas pessoas necessitam de apenas 1 mês de Terapia Floral, outras podem levar mais tempo. A periodicidade das sessões de Terapia Floral também varia conforme a necessidade de cada pessoa e pode ser semanal, quinzenal ou mensal.

A terapia floral pode ajudar pessoas com dificuldades mais sérias?
Os florais sempre podem ajudar, até mesmo nas situações mais graves agindo de forma complementar, porém não substituem o tratamento convencional. Em dificuldades mais simples, a Terapia Floral pode ser a única ferramenta para equilibrar um indivíduo, entretanto os que apresentam dificuldades sérias devem receber, juntamente com a Terapia Floral, o acompanhamento profissional específico, seja psicológico, psiquiátrico ou médico. O bom senso deve prevalecer sempre. Vou receber conselhos na terapia? A Terapia Floral ajuda no auto conhecimento e o papel do terapeuta é dar suporte, acompanhar e escolher as essências florais mais adequadas para cada fase desse processo, para que a pessoa possa perceber o que é o melhor para si mesma.

   Qual a diferença entre o Terapeuta Floral e uma pessoa que indica florais?

A pessoa que indica florais, normalmente utiliza apenas o conhecimento que tem sobre o repertório das essências. Ela segue uma relação de essências indicadas para sintomas, o que não é produtivo. Esse repertório de essências está em livros, em revistas, na internet ou em cursos rápidos, porém se basear apenas nisso não é suficiente para obter resultados positivos e duradouros. Os florais escolhidos dessa maneira podem funcionar como paliativos que mascaram a verdadeira causa do problema. Já o Terapeuta Floral vê a pessoa como um todo, conhece a sua situação e não se limita a escolher essências para tratar sintomas. Por exemplo: Uma pessoa tem medo de algo. O indicador de florais, ou um leigo, escolhe um floral para esse medo específico. Ele olha na relação de essências e escolhe uma essência floral para esse medo. Pode ser que a escolha esteja adequada e até obter algum resultado, mas na primeira ameaça de desequilíbrio esse medo pode voltar com uma intensidade diferente. O Terapeuta Floral, através do seu treinamento, ajuda a pessoa a identificar e a tratar a causa desse medo, respeitando o seu ritmo e o contexto em que ela está. A pessoa é que é tratada e não o seu sintoma. Assim há chance do indivíduo se conhecer, de se conscientizar e de desenvolver as qualidades que necessita para se curar.

Alertas da Alma
– artigo da terapeuta Muitas vezes, por diversas razões, ficamos descontentes e não conseguimos alcançar nossos ideais. Quantas vezes também ficamos perdidos e frustrados, sem saber o que fazer, o que planejar e para onde ir? Dependendo da intensidade dessas frustrações, sintomas variados podem se manifestar no nosso comportamento, no nosso humor e no nosso corpo físico. Quando não estamos harmonizados com o nosso íntimo ou com o meio em que vivemos ou quando deixamos que influências diversas nos desviem dos nossos objetivos, os desconfortos podem aparecer como um aviso. É a nossa alma sinalizando para que prestemos mais atenção no propósito de nossas vidas, em nossos hábitos, em nossos relacionamentos, em nossos comportamentos. Quando ignoramos esses alertas, os desconfortos e sintomas podem ser mais fortes e até gerar doenças no corpo físico.


BOM AMIGOS  AGORA QUE CONHECEM UM POUCO SOBRE ESSA TERAPIA MARAVILHOSA ,SAIBA QUE POSSO FAZER POR EMAIL AS TERAPIAS SE LHE INTERESSAR DEIXE SEU COMENTARIO AI....SÓ CHAMAR POIS ESTOU AQUI PARA AJUDAR VC,,,BEIJOKASS E UMA ÓTIMA NOITE PARA TODOSSSS,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou da postagem?
Comente,sua opinião é muito importante para o blog.
Beijinhos e volte sempre __/\__ Namastê.

Para amigos anônimos podem postar assim:
1-Escreva o comentário
2-Clique em comentar como: clique em anônimo
3-Clique publicar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...